Conselho Universitário, Reitoria da UFF - Dia 15/02/2006

 

Esta sessão do CUV extraordinária tinha como única pauta o PURO.

A reunião foi presidida pelo professor Heitor, com a justificativa de que o Reitor estava em Brasília e que o Vice-Reitor encontrava-se em uma outra reunião que já fora agendada anteriormente.

Iniciando a reunião o Presidente desta, fez uma introdução explicitando a finalidade pela qual fora agendada mencionando também a Comissão formada por este Conselho, a fim de buscar informações concernentes ao Pólo.

O Relator desta Comissão foi o conselheiro Oditon Azevedo.

O mesmo falou de como se deu o trabalho da Comissão, os documentos que foram solicitados quais foram viabilizados e quais não foram, além do resultado deste trabalho, etc.

Após o relato os outros membros da Comissão fizeram suas falas e depois a sessão foi aberta aos demais Conselheiros presentes.

Por causa das grandes falas de alguns conselheiros a reunião foi muito corrida, pois existia um teto para seu término que, segundo o Presidente, não poderia ser ultrapassado já que o acréscimo de uma hora já havia sido feito.

O momento do voto quase não existiu, todavia a professora Sidênia fez uma intervenção questionando o horário em que o CUV teve início, pois como o mesmo começou posteriormente ao horário o teto mencionado pelo professor Heitor se estenderia, havendo assim tempo para executar a votação. O que acabou sendo aceito pelo presidente.

Anteriormente a leitura das propostas e a votação destas, a sessão foi suspensa para que a professora Esther pudesse também se expressar.

Foi aprovada uma indicação a administração da Universidade sobre a possibilidade de REESTRUTURAÇÃO do convênio:

- Que a administração da Universidade apresente até o dia 22 de março a proposta completa de REESTRUTURAÇÃO, inclusive no tocante às questões acadêmicas, ao Colegiado do Pólo e, posteriormente, ao CUV Ordinário do dia 29, para apreciação dos Conselheiros, uma vez que, ultrapassado este prazo, compromete-se inclusive os trâmites necessários para o retorno das aulas mesmo em agosto de 2006;

- Que no GT PURO que venha a ser reconfigurado, os 4 membros docentes da Comissão participem de sua composição, e que a possibilidade de haver neste GT algum representante da comunidade local seja garantida.


Foi aprovada uma indicação ao CEP sobre o Deslocamento Interno:

- Que a UFF reabra, em caráter especial, o Deslocamento Interno, já para 1º semestre de 2006 (que se inicia em 17 de abril de 2006), para os alunos do PURO, sem restrições quanto a horas cursadas e/ou mudança de moradia, contemplando inclusive os alunos que deveriam ter iniciado seu 1º período em 2005/2;

- Que sejam oferecidas bolsas, gratuidade no restaurante universitário, transporte aos estudantes do PURO, e condições aos cursos para recebê-los, no sentido de fornecer-lhes condições de estudarem em Niterói, em caráter provisório, até que haja uma resolução definitiva quanto ao PURO. Que estas bolsas sejam entendidas como parte integrante da continuidade do convênio, de forma que a UFF garanta por este a sua execução orçamentária;

- Que estas informações quanto ao DI sejam amplamente divulgadas, inclusive no site da UFF, e mesmo através de telegrama, a todos os estudantes do PURO

O próximo CUV acontecerá no dia 22/02 em sessão ordinária e tratará dos outros pontos levantados pela comissão, que não puderam ser avaliados por causa do falta de tempo.

Esta indicação vai ser levada ao CEP para ser votada, provavelmente no dia 01/03, todavia caso o CEP indefira, a questão retornará ao CUV onde será reapreciada.

Mas a luta pelo PURO ainda não foi encerrada. De acordo com o relatório feito pela Comissão, somente será possível o retorno das aulas no Pólo, com qualidade, no mínimo em agosto de 2006, trabalhando em cima de possibilidades, dessa forma não temos condições de perder mais um semestre.

Assim que estiver disponível o relatório final da Comissão, será divulgado no site.

 
Hosted by www.Geocities.ws

1