|
Esta sessão do CUV
extraordinária tinha como única pauta o PURO.
A reunião foi
presidida pelo professor Heitor, com a justificativa de que o Reitor
estava em Brasília e que o Vice-Reitor encontrava-se em uma outra
reunião que já fora agendada anteriormente.
Iniciando a reunião
o Presidente desta, fez uma introdução explicitando a finalidade
pela qual fora agendada mencionando também a Comissão formada por
este Conselho, a fim de buscar informações concernentes ao Pólo.
O Relator desta
Comissão foi o conselheiro Oditon Azevedo.
O mesmo falou de
como se deu o trabalho da Comissão, os documentos que foram
solicitados quais foram viabilizados e quais não foram, além do
resultado deste trabalho, etc.
Após o relato os
outros membros da Comissão fizeram suas falas e depois a sessão foi
aberta aos demais Conselheiros presentes.
Por causa das
grandes falas de alguns conselheiros a reunião foi muito corrida,
pois existia um teto para seu término que, segundo o Presidente, não
poderia ser ultrapassado já que o acréscimo de uma hora já havia
sido feito.
O momento do voto
quase não existiu, todavia a professora Sidênia fez uma intervenção
questionando o horário em que o CUV teve início, pois como o mesmo
começou posteriormente ao horário o teto mencionado pelo professor
Heitor se estenderia, havendo assim tempo para executar a votação. O
que acabou sendo aceito pelo presidente.
Anteriormente a
leitura das propostas e a votação destas, a sessão foi suspensa para
que a professora Esther pudesse também se expressar.
Foi aprovada uma indicação a administração da Universidade sobre a
possibilidade de REESTRUTURAÇÃO do convênio:
- Que a administração da Universidade apresente até o dia 22 de
março a proposta completa de REESTRUTURAÇÃO, inclusive no tocante às
questões acadêmicas, ao Colegiado do Pólo e, posteriormente, ao CUV
Ordinário do dia 29, para apreciação dos Conselheiros, uma vez que,
ultrapassado este prazo, compromete-se inclusive os trâmites
necessários para o retorno das aulas mesmo em agosto de 2006;
- Que no GT PURO que venha a ser reconfigurado, os 4 membros
docentes da Comissão participem de sua composição, e que a
possibilidade de haver neste GT algum representante da comunidade
local seja garantida.
Foi aprovada uma indicação ao CEP sobre o Deslocamento Interno:
- Que a UFF reabra, em caráter especial, o Deslocamento Interno,
já para 1º semestre de 2006 (que se inicia em 17 de abril de 2006),
para os alunos do PURO, sem restrições quanto a horas cursadas e/ou
mudança de moradia, contemplando inclusive os alunos que deveriam
ter iniciado seu 1º período em 2005/2;
- Que sejam oferecidas bolsas, gratuidade no restaurante
universitário, transporte aos estudantes do PURO, e condições aos
cursos para recebê-los, no sentido de fornecer-lhes condições de
estudarem em Niterói, em caráter provisório, até que haja uma
resolução definitiva quanto ao PURO. Que estas bolsas sejam
entendidas como parte integrante da continuidade do convênio, de
forma que a UFF garanta por este a sua execução orçamentária;
- Que estas informações quanto ao DI sejam amplamente divulgadas,
inclusive no site da UFF, e mesmo através de telegrama, a todos os
estudantes do PURO
O próximo CUV acontecerá no dia 22/02 em sessão ordinária e tratará
dos outros pontos levantados pela comissão, que não puderam ser
avaliados por causa do falta de tempo.
Esta indicação vai ser levada ao CEP para ser votada, provavelmente
no dia 01/03, todavia caso o CEP indefira, a questão retornará ao
CUV onde será reapreciada.
Mas a luta pelo PURO ainda não foi encerrada. De acordo com o
relatório feito pela Comissão, somente será possível o retorno das
aulas no Pólo, com qualidade, no mínimo em agosto de 2006,
trabalhando em cima de possibilidades, dessa forma não temos
condições de perder mais um semestre.
Assim que estiver disponível o relatório final da Comissão, será
divulgado no site. |