
L Y C I A

Entrevista de Mike e Tara, Janeiro 1998
Cinco Perguntas para Tara por Mike:
Mike: Como você sente que sua presença mudou o Lycia? Você esteve atenta ao Lycia antes de sua união, a fase anterior lhe parece diferente a que você observa no Lycia de agora?
Tara: Sim, anteriormente o Lycia me parecia muito diferente... quase gosto, é uma banda diferente. Eu tenho dificuldades ao escutar o antigo Lycia, porque, por alguma razão me leva sempre as lágrimas. Acho que é por causa do que eu sentia naquele momento... parece que você estava com muito sofrimento. É duro para mim relacionar Mike com o "lonia" e "Stark Corner" com o Mike que conheci-nos últimos anos. Muita coisa mudou para mim desde que eu ouvi o "lonia" pela primeira vez. Realmente é uma banda diferente pra mim. Eu não posso reunir as duas fases. Eu espero me tornar uma variável que não estava presente no Lycia. Não somente por ser mulher... mas também tendo um estilo e perspicácia diferentes que você tem. Eu não quero que as pessoas me percebam como sendo uma mudança no Lycia... mas uma parte de sua evolução.
Mike: Você tem fortes convicções Cristãs, isto afeta sua introdução ao Lycia? A cena que você abraçou no Lycia parece, às vezes, ser anti-cristã, isto causa algum conflito para você? Suas convicções diferem das minhas, como você isto a afeta?
Tara: Sim, eu tenho convicções muito fortes... mas eu também aceito as opiniões de outras pessoas. Afeta minha introdução porque eu tento carregar um pouco de quem eu sou em minhas letras, eu acho uma tolice qualquer um ser "anti-cristão". O cristianismo não é mau... são as pessoas reivindicando serem "os cristãos" que estão odiando os outros, que pensão ser más. Esta não é a convicção, a pessoa que perverte tal convicção é que está errada. Isto causa um conflito para mim, pois as pessoas tendem a olhar os cristãos com desprezo e pensarem que eles são estreitos. Eu sou muito inteligente, e eu não teria esta convicção se esta não tivesse provado que é verdadeira para mim. Eu penso que nossas convicções são comparáveis... assim não sinto muita dificuldade com o Lycia pelo que posso ver.
Mike: Suas letras são pueris. Isto não significa um modo negativo, de fato eu vejo isto como uma coisa positiva. Como você vê isto ajustando-se no Lycia? Você está atenta ao fato de que você atraiu um grupo novo de seguidores do Lycia que a seguem em uma moda Stevie Nicks? O que você sente sobre isto? Alguns dos velhos seguidores do Lycia reagiram negativamente a sua presença e as letras das músicas, o que pensa você disto?
Tara: Eu estou muito ciente que minhas letras são pueris. Eu mantenho isto sobre a pequena Tara porque ela era doce, incansável, imaculada e inocente. Eu não gosto muito disso por causa das experiências que eu tive em meu crescimento amargo e muito odioso e desconfiável para outras pessoas. Eu sempre estou me esforçando para devolver em mim uma pequena atitude e percepções do mundo. Eu também sinto a imagem de infância... os monstros debaixo de sua cama, os amigos imaginários, do modo que as crianças vivem tais pequenas vidas mágicas é tais imagens poderosas. Eu quero carregar isto de alguma maneira. Eu não sei como ajustar no Lycia... eu escrevo com o coração... assim eu adivinho como é que isso se ajusta! Bem, seguramente não é qualquer um que está me seguindo! Eu fico lisonjeada se isto é verdade! (Mas é extranho!). Os "velhos fãs arrependidos" estão nervosos comigo... mas VOCÊ pediu que eu me unisse ao Lycia... eu não forcei meus jeito em nada, estava muito temerosa em se envolver com o Lycia... eu era uma grande fã sua. Eu não posso ajudar se eles me repugnam. Eu me conforto no fato de que Jarboe também passou por isto... e eu sei que ela é brilhante. As pessoas precisam relaxar um pouco.
Mike: Você fala freqüentemente sobre um projeto solo. O que nós podemos esperar a respeito disto? Você sente limitada ou presa no Lycia? Um projeto solo é uma reação a isto, ou é só um desejo para fazer algo por você?
Tara: Hmmm... bem... eu acredito que você pode esperar algo do tipo esquizofrênico e pueril. Eu estou realmente interessado no boogeyman e devils... A mensagem que eles carregam e como destroem as pessoas... sendo assim, você pode esperar algo com respeito a isso! Eu não sei se me sinto presa ou limitada... mas eu sei que certas coisas há pouco tempo não são apropriadas dentro do Lycia. Eu falando sobre ser possuída por demônios não é justo nem realmente apropriado dentro do Lycia... não se ajusta! (Entretanto, há uma sugestão disso em Estrella). Eu quero mostrar algo disto em meu projeto solo... como também canções sobre gatinhos e versos infantis e preenchê-lo assim. Haverá pouca diferença do Lycia... materiais que realmente não puderam estar no Lycia por causa de seu tema.
Mike: O Arizona e o deserto eram lugares muito importantes para mim, e assim para o Lycia. Uma boa porção do tempo que você gastou no Lycia esteve em Ohio (um lugar que você ficou a maior parte da sua vida). O que você acha do deserto, não só a respeito da sua influência no Lycia, mas também para você?
Tara: Eu verdadeiramente amei o tempo que eu passei no Arizona. Eu fiquei muito tempo lá. Há algo místico e infinito sobre o deserto... sinto-algo antigo e poderoso. É um lugar extremo. O sol, terra seca, rochas afiadas, plantas espinhosas e animais estranhos "inúteis". Eu me lembro de estar lá em um momento importante. Realmente ficou algo em mim. Eu realmente me sentia perto de Deus, estar tão isolada e majestosa, olhando como se cada cactos, pedregulho, montanha, etc., tivesse sido especificamente colocado em sua própria marca. Foi muito importante para mim... mais do que palavras podem dizer, eu não tenho certeza de como isto me influenciou e influenciou o Lycia... mas se tornou uma parte de mim. Assim como sou parte de lá!!
Cinco perguntas para Mike por Tara:
Tara: Você está mixando "Estrella" atualmente... (e eu sei que você está ansioso em terminar). Estrella significa estrela em espanhol e há muitas imagem de "estrelas" no álbum... eu também sei que você tem uma fascinação profunda pelo espaço e Ovnis e tudo relacionado. Qual a sua fascinação com estas coisas? E como esta fascinação é importante para este álbum?
Mike: Eu sempre fui fascinado pelo céu noturno, desde que eu era uma criança. Uma fascinação do espaço infinito e o mistério do que está lá fora. Encarando as estrelas e percebendo como pequenos nós realmente somos... é tudo realmente impressionante. Meu interesse em Ovnis e ficção científica e é uma extensão disto. Acalmar todas as fervuras olhando para o céu noturno. Estar à noite também é importante aos temas de Lycia. Inicialmente acredito que isso conduziu à formação do Lycia, os passeios noturna funcionaram como um canal... vendo o céu e a lua... e sentindo sua influência em mim. Quando eu penso no "Ionia" eu logo penso em estar noite afora... essa imagem está fortemente marcada em minha mente sobre esse lançamento. Em "Estrella", eu decidi ir um pouco mais a fundo com esta imagem. A maioria das canções tem pelo menos uma referência. Durante os últimos meses eu fui realmente afinado nas expressões da noite. Assim, o que eu queria é que "Estrella" estivesse muito próximo a disto.
Tara: Outra área de interesse para você é o tempo. Você disse no passado que gosta de temporais e tempos mais severos. Qual é a conexão entre você e estas coisas... e o que você pensa agora das drásticas mudanças do tempo entre hoje e quando você era jovem? É normal? Ou os humanos causaram isto? Ou talvez até mesmo algo mais profundo ou apocalíptico?
Mike: Com meu interesse no céu, eu fui intrigado sempre pelos aspectos mais severos do tempo. Temporais são muito bonitos a seu modos. Eu realmente não sei por que. Os temporais parecem ser um tema de renascimento. Eu morei no deserto por tantos anos e os temporais de verão eram tão grandes até mesmo para mim. Você podia ver as tempestades que brotavam longe no leste ou sul, e para as pessoas estavam na cidade era como uma coisa refrescante. O calor extremo sendo apartado durante um tempo breve... e iluminando tudo... tão bonito no céu do deserto. Temas de tempestade sempre estiveram presentes em Lycia... como um símbolo de renascimento e fuga. Canções como "The Body Eletric" e "Grey Clouds" estão em toda parte emergindo no poder de um temporal... e lançando minhas frustrações neles. O tempo parece ter mudado desde que eu era jovem... mas eu penso que são ciclos naturais. Eu penso que os humanos podem mudar aspectos moderados do tempo, mas a maior parte eu acredito ser normal.
Tara: Explique a todo mundo sua frustração como viajar e tocar ao vivo... (eu sei que os espetáculos do Lycia foram severamente criticados).
Mike: Primeiro, eu tenho que declarar que eu não repugno tocar ao vivo, mas o som de Lycia é difícil em uma apresentação ao vivo. Tudo realmente tem que estar perfeito... um bom PA e monitores, e um soundman decente. Infelizmente estas são coisas muito raras quando nós saímos na estrada. Eu estou frustrado por saber que nós poderíamos ter soado bem a cada noite. Eu faço todo o possível para facilitar o trabalho do soundman, mas mesmo assim não há nenhuma garantia. Estou frustrado pelo fato de termos condições de fazer um grande espetáculo e sermos prejudicados por algum soundman bêbedo, não dá, é uma maldição. Você enche um clube e o promotor ainda tenta lhe contar soluçando uma história sobre quanto dinheiro ele perdeu, a lista é enorme. Eu estou frustrado com as viagens por ter que permanecer na defensiva do começo ao fim. Não deveria ser deste modo. Como eu disse, sei que podemos ter um grande espetáculo todas as noites.... mas são tantas pessoas incompetentes. Nós temos pouco, não podemos dispor de contratar nosso próprio PA, e soundman. Se nós pudéssemos, nós teríamos espetáculos consistentes e viajar seria divertido.
Tara: Se você pudesse criar sua própria realidade... seu próprio paraíso... seria igual a quê? Dê uma descrição.
Mike: Eu colocaria a coisa principal sendo a paz da mente... todas minhas tendências inquietas se dirigindo para o bem... eu sempre estou me esforçando para nos colocar em uma posição onde as coisas são realmente boas... mas eu sempre estou preocupado com o que fazer, o que precisa ser feito para chegar lá e o que eu não estou desfrutando disso já que trabalhei tão duro para alcançar. Assim que eu termino um projeto eu sempre pulo de cabeça para dentro do próximo... apesar do fato de sempre estar dizer que darei um intervalo. Meu paraíso seria ser capaz de ir em qualquer lugar que desejar, a qualquer hora, sem estar preocupado sobre coisas cotidianas normais. Quando me iniciei na música eu pressenti uma hora onde eu alcançaria o sucesso musical, sucesso financeiro... e passaria meus dias vadiando ao redor da piscina. Tendo minha própria casa, confortável, e viajando o mundo para ver todos os lugares que me fascinam. Realmente não é sobre o dinheiro... é mais sobre liberdade e felicidade. Eu estou esperando para chegar lá algum dia, mas eu duvido que chegue.
Tara: Se você tivesse tempo disponível e dinheiro para visitar e conhecer três lugares, onde você visitaria e por que?
Mike: Um lugar seria o Mar de Agean. Eu estudei geografia e história na faculdade. A Grécia clássica sempre me fascinou. Há algo místico nas culturas antigas daquela local. Esta foi uma influência grande para o Lycia no período anterior ao "Ionia". Eu amaria poder explorar as ruínas. Outro lugar teria que ser os Mares de Sul. Nâo encontro nenhuma razão para não querer relaxar em um lugar tropical morno. Minha última escolha seria viajar dirigindo nas estradas norte-americanas e ir onde quer que eu realmente sentisse vontade. Como se fosse uma turne, mas sem os shows e o horário apressado. Eu também gostaria de uma longa visita ao Arizona. Ainda é um lugar muito importante para mim.
| DISCOGRAFIA | PROJETOS | ||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
| Wake | Ionia |
|
Live |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|
Cold | Estrella |
|
[Home] [Bandas] [Notícias] [Projetos] [Letras] [Lojas] [Links] [Outras Edições] [Próxima Edição] [E-Mail]