Quantas vezes você já ouviu falar de projeto pedagógico? Se já ouviu, qual foi sua reação? Achou que esse assunto diz respeito somente à escola? Procurou saber um pouco mais sobre ele? Enfim, esse tema chamou sua atenção? Que relação ele tem com o cotidiano de seu filho na escola? Podemos responder seguramente que tem toda.

É no projeto político-pedagógico (PPP) da instituição de ensino que está definida toda sua ação. É nele que se encontra o embasamento teórico que norteia o rumo da escola, a metodologia de trabalho que será adotada, os conteúdos que serão contemplados, a ação pedagógica dos docentes, bem como os objetivos da educação, sua finalidade e as crenças que guiam seus dirigentes. É um documento que registra o pensamento e o desejo dos educadores de uma determinada escola, em consonância com os anseios da comunidade em que ela está inserida.          

Ele se constrói diariamente na relação com os alunos, entre os professores e toda a comunidade escolar. Muito além de ser um registro, ele é um processo de reflexão constante por parte da comunidade, e deve estar comprometido com todas as necessidades dos educandos.

Um projeto pedagógico deve refletir o que queremos de mais importante para os alunos – saber o que vão aprender, para que vão aprender e como vão aprender. E ainda, que valores vão ser trabalhados na escola, sob qual perspectiva e em que contexto escolar estão inseridos.

Não podemos imaginar o projeto pedagógico da escola como um documento estanque e estático. Apesar de ser um documento, ele é vida, dinamismo e deve estar aberto às inovações, às contribuições e aos questionamentos a qualquer hora. A escola precisa ensinar seus alunos que não estamos prontos e acabados e que estamos sempre aprendendo.

É essa incompletude que nos caracteriza como humanos.

Portanto, o Projeto Político-pedagógico conta a história da escola, qual a proposta, quais objetivos, qual o pressuposto teórico, eixos metodológicos, organograma da administração, atribuições, corpo docente, mostra qual o perfil de aluno/cidadão queremos construir e o de professor. O método de ensino a ser aplicado prevê a metodologia e recursos da escola, como será analisado e avaliado o conteúdo a ser estudado e de que forma é trabalhado todo e qualquer tipo de serviço prestado pela instituição.

Também trata de todos os profissionais da escola, do regimento escolar, que são as leis com suas normas e condutas, quais são os deveres do aluno, do professor e da instituição, bem como seus direitos.

O nosso PPP também acha muito importante e trabalha com os quatro Pilares da Educação da UNESCO: Aprender a Conviver, Aprender a Ser, Aprender a Conhecer e Aprender a Fazer. Tudo isso aliado, lógico, ao principal que é o Planejamento da escola com a matriz e planejamento. Tudo isso é o Projeto Político-pedagógico que está a sua disposição na nossa escola.

O Colégio RH+ segue uma matriz psicológica construtivista com uma linha interacionista, trabalhando tanto com a contribuição de Piaget e seguidores, bem como de Vygotski e seguidores.

O Colégio trabalha com o MDP (Material Didático Positivo) desde sua criação, e é mantido até hoje por ser considerado o melhor existente. As antigas donas faziam sempre um estudo de vários materiais e as atuais mantenedoras também o fazem freqüentemente. Todos os anos chegam materiais de outras fontes, que é visto e estudado, mas o contrato com o Positivo é renovado. Por quê? Porque é um material que se preocupa, assim como o Colégio RH+ e sua proposta, com a construção do ser humano como um todo. Preocupa-se com o vestibular sim (pois é uma realidade brasileira) e, ao longo do percurso pedagógico, contempla os conhecimentos básicos para os diferentes concursos. O que não impede que nossa escola mude de material futuramente, caso isso se torne necessário.

Qual a vantagem de utilizarmos o Sistema Positivo de Ensino com materiais didáticos bimestrais ao invés de livros? Bom, logicidade na seqüência dos conteúdos, acompanhamento da coordenação pedagógica da escola conveniada, integração das áreas de conhecimento, planejamento e custos. O MDP aproxima-se de uma linha pedagógica progressista, pois permite a participação ativa do aluno por meio da mediação do professor, acredita na construção do conhecimento e fornece instrumentos, como a pesquisa, privilegiando o raciocínio. O MDP oferece um sistema que agrega um material didático a serviços educacionais. Possui uma linha progressista numa perspectiva construtivista e teoria sociointeracionista. Ele também não oferece, em algumas áreas, as definições dos conceitos, porque o objetivo é que o aluno o construa junto ao professor.

Não existe uma perspectiva mecanicista de pergunta e resposta no material Positivo, mas atividades que buscam a reflexão levando o aluno à pesquisa. Isso oportuniza a flexibilidade na busca de uma visão de sua realidade dentro da organização do trabalho pedagógico.
         O Colégio RH+ prioriza a qualidade e não a quantidade de atividades, possibilitando a criação do professor na ampliação do conteúdo. Ele não é um fim em si mesmo, as atividades favorecem novas formulações de conceitos.

A Educação Infantil não alfabetiza. Porém a professora parte dessa intenção, sem a obrigação, e oferece subsídios para tal, portanto quando a criança começar a juntar as letrinhas é porque ela mesma está descobrindo e isso não a irá prejudicar de forma nenhuma. Não significa que ela seja mais inteligente ou mais esperta, mas que teve recursos para voar e voou. Portanto, alfabetiza se a alfabetização for entendida como um processo que se inicia no maternal e não tem um tempo marcado para acabar.

O MDP é interdisciplinar na medida em que o professor contextualiza os conteúdos trabalhados e a partir da mediação feita pelo professor para que o aluno construa o seu conhecimento. (E para isso contamos com professores empenhados, uma coordenadora atuante e uma direção acolhedora, aberta e consciente). Em algumas áreas sim, mas depende do que se entende por interdisciplinar. Seria mais uma postura do professor, o material traz algumas sugestões, mas depende da clareza do professor, da organização didática da escola e do trabalho em equipe.

 

Educar, o que é educar?

É o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano, visando a sua melhor integração individual e social. Educar é promover a educação com o foco voltado para a autonomia. A educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura.

  •      Família: A harmonia entre as escolas e as famílias é um dos grandes fatores de sucesso do trabalho pedagógico. Recomendamos as seguintes atitudes aos responsáveis:

1.      Examinar o calendário escolar, evitando realizar com os filhos atividades que comprometam o cumprimento do mesmo;

2.      Acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos;

3.      Comparecer  às reuniões escolares para receber as orientações e recomendações feitas pela escola;

4.      Conhecer os horários de funcionamento da escola e o início e término das aulas e demais atividades pedagógicas oferecidas;

5.      Encaminhar possíveis problemas, sugestões, críticas e dúvidas à coordenação ou à direção. Pode-se marcar um horário ou telefonar;

6.      Organizar sua rotina diária, evitando que seu (sua) filho (a) perca aulas por atrasos na entrada ou tenha que aguardar muito na saída;

7.      Caso aconteça de vir uma pessoa estranha ao Colégio buscar o aluno, a secretaria deverá ser avisada, preferencialmente por escrito; se isto não for possível que o faça por telefone com as pessoas responsáveis (Heloíse, Nelma ou Teísa).

  • Direção e Coordenação Pedagógica: Responsável pela organização didático-pedagógica do estabelecimento e pelo planejamento, execução e avaliação de todos os trabalhos escolares. Também acompanha, orienta e avalia o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos, garantindo o alcance dos objetivos e a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Responsáveis: Teísa, Heloíse e Luciana.

  • Secretaria: Setor responsável pela documentação dos alunos e da escola. Responsável: Nelma

            Prazos estabelecidos para expedição de documentos:

  • Declaração (simples)................................1 dia

  • 2ª via do boletim.....................................3 dias

  • 2ª via do histórico escolar.......................10 dias

  • Transferência........................................30 dias

Obs.: Os prazos estabelecidos podem ser menores, depende da disponibilidade da secretaria.

  • Biblioteca: Seu objetivo é servir todos os alunos, professores e funcionários, selecionar e disponibilizar informações, incentivar o gosto pela leitura e auxiliar na realização de pesquisas escolares.

  • Uniforme: Diariamente, o aluno deverá usar o uniforme que consta de: camiseta da escola, sandália ou tênis baixo preto, bermuda ou calça preta. Para a educação física o aluno também deverá comparecer de uniforme.

    Obs.: O uso do uniforme é obrigatório.

  • Formas de Comunicação: A comunicação entre escola/família será feita através de e-mail, bilhetes ou telefone. Pedimos que não deixe de atualizar seu endereço residencial, eletrônico e seu telefone para que possamos estar sempre em contato.

  • Aniversários: Quando o aniversário for logo após as aulas, deverá ser comunicado com antecedência, diretamente à secretaria da escola para que seja elaborado um bilhete solicitando autorização dos pais/responsáveis.

  • Quando houver necessidade ou interesse por parte dos pais de conversar com algum professor, ele poderá agendar na secretaria da escola para que um horário seja providenciado.

  • O aluno RH Positivo:  

    Nosso aluno deverá:

    ·        Comparecer pontualmente às aulas com todo material solicitado;

    ·        Ocupar, sempre, o lugar que lhe for destinado na sala de aula;

    ·        Colaborar com o professor na tarefa de promover a integração, ordem e disciplina na sala de aula;

    ·        Comportar-se adequadamente dentro da escola, respeitando professores, funcionários e colegas;

    ·        Zelar pela limpeza e conservação das instalações, dos materiais e dos equipamentos da escola.

     

    Nosso aluno não deverá:

    ·        Entrar e sair da sala de aula sem autorização do professor;

    ·        Utilizar, durante as aulas, material estranho aos estudos (celular, aparelhos com fone de ouvido, jogos de qualquer espécie, calculadora etc.);

    ·        Promover qualquer atividade que leve o nome da escola, sem a prévia autorização da direção.

     

    - Nossas excursões e passeios são pedagogicamente planejados para enriquecimento dos conteúdos trabalhados;

     

    - Filosofia: Trabalhamos a “Educação para o pensar”. Desenvolvemos habilidades de participação em grupos, exposição clara de pontos de vista e respeito à diversidade de opiniões. A filosofia na escola pretende transformar a classe numa comunidade de investigação. Os conceitos são ministrados no horário normal de aula pela professora regente.

     

    - Inglês: Iniciação do ouvir e falar uma língua estrangeira integrado às suas atividades de vida; (1ª à 5ª - Profª Érika Siqueira Lima).

Hosted by www.Geocities.ws

1