|
|
|
Quantas
vezes você já ouviu falar de projeto pedagógico? Se já ouviu, qual
foi sua reação? Achou que esse assunto diz respeito somente à escola?
Procurou saber um pouco mais sobre ele? Enfim, esse tema chamou sua atenção?
Que relação ele tem com o cotidiano de seu
filho na escola? Podemos
responder seguramente que tem toda. É no projeto político-pedagógico (PPP) da instituição de ensino que está definida toda sua ação. É nele que se encontra o embasamento teórico que norteia o rumo da escola, a metodologia de trabalho que será adotada, os conteúdos que serão contemplados, a ação pedagógica dos docentes, bem como os objetivos da educação, sua finalidade e as crenças que guiam seus dirigentes. É um documento que registra o pensamento e o desejo dos educadores de uma determinada escola, em consonância com os anseios da comunidade em que ela está inserida. Ele
se constrói diariamente na relação com os alunos, entre os
professores e toda a comunidade escolar. Muito além de ser um registro,
ele é um processo de reflexão constante por parte da comunidade, e
deve estar comprometido com todas as necessidades dos educandos. Um projeto pedagógico deve refletir o que queremos de mais importante
para os alunos – saber o que vão aprender, para que vão aprender e
como vão aprender. E ainda, que valores vão ser trabalhados na escola,
sob qual perspectiva e em que contexto escolar estão inseridos. Não
podemos imaginar o projeto pedagógico da escola como um documento
estanque e estático. Apesar de ser um documento, ele é vida, dinamismo
e deve estar aberto às inovações, às contribuições e aos
questionamentos a qualquer hora. A escola precisa ensinar seus alunos
que não estamos prontos e acabados e que estamos sempre aprendendo É
essa incompletude que nos caracteriza como humanos. Portanto, o Projeto
Político-pedagógico conta a história da escola, qual a
proposta, quais objetivos, qual o pressuposto teórico, eixos metodológicos,
organograma da administração, atribuições, corpo docente, mostra
qual o perfil de aluno/cidadão queremos construir e o de professor. O método
de ensino a ser aplicado prevê a metodologia e recursos da escola,
como será analisado e avaliado o conteúdo a ser estudado e de que
forma é trabalhado todo e qualquer tipo de serviço prestado pela
instituição. Também trata de todos os profissionais da escola, do regimento escolar, que são as leis com suas normas e condutas, quais são os deveres do aluno, do professor e da instituição, bem como seus direitos. O
nosso PPP também acha muito importante e trabalha com os quatro Pilares
da Educação da UNESCO: Aprender a Conviver, Aprender a Ser,
Aprender a Conhecer e Aprender a Fazer. Tudo isso aliado, lógico, ao
principal que é o Planejamento da escola com a matriz e planejamento.
Tudo isso é o Projeto Político-pedagógico que está a sua disposição
na nossa escola. O
Colégio RH+
segue uma matriz psicológica construtivista com
uma linha interacionista, trabalhando tanto com a contribuição de
Piaget e seguidores, bem como de Vygotski e seguidores. O Colégio trabalha com o MDP (Material Didático Positivo) desde
sua criação, e é mantido até hoje por ser considerado o melhor
existente. As antigas donas faziam sempre um estudo de vários materiais
e as atuais mantenedoras também o fazem freqüentemente. Todos os anos
chegam materiais de outras fontes, que é visto e estudado,
mas o contrato com o Positivo é renovado. Por quê?
Porque é um material que se preocupa, assim como o Colégio RH+
e sua proposta, com a
construção do ser humano como um todo. Preocupa-se com o vestibular
sim (pois é uma realidade brasileira) e,
ao longo do percurso pedagógico, contempla os conhecimentos básicos
para os diferentes concursos. O que não impede que nossa
escola mude de material futuramente, caso isso se torne necessário. Qual
a vantagem de utilizarmos o Sistema Positivo de Ensino com materiais
didáticos bimestrais ao invés de livros? Bom, logicidade na seqüência
dos conteúdos, acompanhamento da coordenação pedagógica da escola
conveniada, integração das áreas de conhecimento, planejamento e
custos. O MDP aproxima-se
de uma linha pedagógica progressista, pois permite a participação
ativa do aluno por meio da mediação do professor, acredita na construção
do conhecimento e fornece instrumentos, como a pesquisa, privilegiando o raciocínio.
O MDP oferece um
sistema que agrega um material didático a serviços educacionais. Possui uma linha progressista numa perspectiva construtivista e teoria
sociointeracionista.
Ele também não oferece, em algumas áreas, as
definições dos conceitos, porque o objetivo é que o aluno o construa junto ao professor. Não
existe uma perspectiva mecanicista de pergunta e resposta no material
Positivo, mas atividades
que buscam a reflexão levando o aluno à pesquisa. Isso oportuniza a
flexibilidade na busca de uma visão de sua realidade dentro da organização
do trabalho pedagógico. A
Educação Infantil não alfabetiza. Porém a professora parte dessa intenção, sem a obrigação, e oferece
subsídios para tal, portanto quando a criança começar a juntar as
letrinhas é porque ela mesma está descobrindo e isso não a irá
prejudicar de forma nenhuma. Não significa que ela seja mais
inteligente ou mais esperta, mas que teve recursos para voar e voou. Portanto,
alfabetiza se a alfabetização for entendida como um processo que se
inicia no maternal e não tem um tempo marcado para acabar. O
MDP é interdisciplinar na
medida em que o professor contextualiza os conteúdos trabalhados e a
partir da mediação feita pelo professor para que o aluno construa o
seu conhecimento. (E para isso contamos com professores empenhados, uma
coordenadora atuante e uma direção acolhedora, aberta e consciente). Em algumas áreas
sim, mas depende do que se entende por
interdisciplinar. Seria mais uma postura do professor, o material traz
algumas sugestões, mas depende da clareza do professor, da organização
didática da escola e do trabalho em equipe.
Educar, o que é educar?
É o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano, visando a sua melhor integração individual e social. Educar é promover a educação com o foco voltado para a autonomia. A educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura.
1.
Examinar o calendário escolar, evitando realizar com os filhos
atividades que comprometam o cumprimento do mesmo; 2.
Acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos; 3.
Comparecer às reuniões
escolares para receber as orientações e recomendações feitas pela
escola; 4.
Conhecer os horários de funcionamento da escola e o início e término
das aulas e demais atividades pedagógicas oferecidas; 5.
Encaminhar possíveis problemas, sugestões, críticas e dúvidas
à coordenação ou à direção. Pode-se marcar um horário ou
telefonar; 6.
Organizar sua rotina diária, evitando que seu (sua) filho (a) perca
aulas por atrasos na entrada ou tenha que aguardar muito na saída; 7. Caso aconteça de vir uma pessoa estranha ao Colégio buscar o aluno, a secretaria deverá ser avisada, preferencialmente por escrito; se isto não for possível que o faça por telefone com as pessoas responsáveis (Heloíse, Nelma ou Teísa).
Prazos estabelecidos para expedição de documentos:
Obs.: Os prazos estabelecidos podem ser menores, depende da disponibilidade da secretaria.
|