![]()
![]()
![]()
![]()
A Escola Estadual de 1º e 2 º Graus Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunha, tradicional educandário de nossa cidade, carinhosamente conhecido como " ESTADUAL", iniciou suas atividades em 12/06/1950,sendo que desde sua criação, busca atender aos interesses da Comunidade Santanense, contribuindo para a formação de jovens estudantes e brilhantes cidadãos.
A Escola " Estadual " tem como patrono Liberato Salzano Vieira da Cunha, professor, advogado, político brilhante, tendo sido uma das mais altas expressões de sua geração e da vida pública. Faleceu em data de 07 de abril do ano de 1957, na cidade de Bagé/RS,vítima de acidente de avião.
OS PRIMEIROS DIAS DA ESCOLA ESTADUAL DE 1º E 2º GRAUS PROFESSOR LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA
CRIAÇÃO DO CURSO GINASIAL
No ano de 1950, eram três as escolas secundárias de nossa cidade: colégio Santa Teresa de Jesus, Colégio Santanense e Colégio Instituto Livramento, todas particulares, onde o aluno matriculado pagava para estudar ou recebia auxílio da Prefeitura Municipal.
Objetivando fosse criada uma escola ginasial gartuíta mantida pelo Estado, a Juventude Unida Santanense ( JUS ) desenvolveu uma campanha junto aos políticos e à população de nossa cidade, sendo que os jovens se reuniam no Clube Caixeiral, faziam programas no rádio e mátérias nos jornais, a fim de sensibilizar a todos na luta por uma escola ginasial gratuíta que atendesse a toda a população do município, principalmente, aquela maisd carente.
Ginásio, naquele tempo, era o ensino secundário humanista, com quatro anos de escolaridade após os cinco primeiros anos de ensino primário.
Tendo em vista os apelos e os anseios da sociedade santanense, foi criado través do Decreto nº 1213 de 22/05/1950, por ato do Governador do Estado, à época, Dr. Walter Jobim, o GINÁSIO ESTADUAL, sob a direção do Professor Henrique Farjat, primeiro Diretor da Escola.
Os exames de admissãoforam realizados no mês de maio de 1950, junto ao prédio do Instituto Livramento, para o qual foram inscritos 80 candidatos.
As aulas iniciaram em 12 DE JUNHO DE 1950, tendo como local o Grupo Escolar Municipal Júlio de Castilhos, localizado na Vila Glória, hoje, Vila Júlio de Castilhos.
Em novembro de 1950, por autorização da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, o GINÁSIO ESTADUAL, passou a funcionar no Grupo Escolar Rivadávia Corrêa,nde permaneceu até 14 de junho de 1958, ocasião em que transferiu-se para o próprio prédio, onde atualmente, encontra-se situado à Rua General Câmara, nº 2411.
O Ginásio Estadual de nosso município recebeu, em data de 15 de junho de 1957, através do Decreto nº 7847, de 15/06/57, por ato do Governador do Estado , Engº Ildo Meneghetti, o nome de GINÁSIO ESTADUAL PROFESSOR LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA, em homenagem prestada ao Secretário de Educação, à época, Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, que faleceu vítima de acidente de avião na cidade de Bagé, pouco depois de visitar nossa cidade e a Escola.
CRIAÇÃO DO CURSO GINASIAL
No ano 1954, em que era Governador do Estado o General Ernesto Dornelles e Secretário de Educação o Dr. Mariano de Freitas Back, foi criado atrvés de Decreto nº 5096, de 31/07/1954, O CURSO COLEGIAL, o qual só veio a funcionar no ano de 1960 quando a professora Hilda do Prado Duarte, assumindo a Direçãodo Ginásio Estadual no ano de 1959, foi incansável na batalha para proporcionar, efetivamente, aos cidadãos santanenses um curso secundário completo.
Entre tantos acontecimentos importantes ocorridos após a criação e instalação do Curso Ginasial, pode-se destacar:
Em 1960, foi reorganizado o Círculo de Pais e Mestres da Escola
Em 1961, foi construída a 2ª etapa do Colégio Estadual Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha, com capacidade de salas para abrigar 820 alunos. Neste mesmo ano foi criada a Banda Marcial do Colégio, a qual contava com 104 integrantes.
Em 1962, foi criada a Biblioteca Professor Hector Acosta em homenagem ao grande mestre e um dos primeiros professores da Escola. No mesmo ano, iniciou o curso Ginasial Noturno .
Em 1967, foi criado o " Ginásio Anexo " do Colégio o qual funcionava no prédio do Colégio General Neto.
Em 1990, aprovado pelo Parecer 12/90, passa a funcionar o Curso Normal e a Educação Infantil.
Em 2003, houve a aprovação dos Planos de Estudo do Curso Normal.
![]()
![]()