Principais Frases Do Mestre ''Raul Santos Seixas ''
RAUL SEIXAS
"Eu sou tão bom ator que me finjo de compositor e poeta e todo mundo acredita!"
"Eu era um fracasso na escola. A escola não me ensinava tudo aquilo que eu queria saber. Tudo que eu sei aprendi nos livros, em casa ou na rua. Eu nunca aprendi nada na escola. Minto. Aprendi sim. Aprendi a odiá-la."
"Como marido, sou um merda total. Como compositor e cantor, sou o homem ideal!"
"Para todo pecado, sempre existe um perdão."
"Ninguém morre. As pessoas despertam do sonho da vida."
"Eu não tenho estilo. Tenho muitas coisas para dizer e digo!"
"Gosto de falar de mim. Sou individualista."
"Meti a mão! Killer Diller é uma música que adoro, e peguei o arranjo, ficou bonito e ninguém notou!" (Sobre o fato de "Rock das Aranhas" ser muito parecido com "Killer Diller" de Jim Breedlove.)
"Sabem porque não gosto de Bossa Nova? Porque não consigo tocar aqueles acordes dissonantes..."
"Eu creio na abertura mental que vem por aí. Até então as portas estavam fechadas. Devagar elas se abrirão e nunca mais, nunca mais se fecharão."
"Escritor por excêlencia, ator por desejo e compositor por raiva."
"Materialista dialético, por vezes acredito em Deus."
"Nao gosto de dar as costas a lugares. Imagino que algo vem atrás"
"Pois eu nunca sentei na latrina pra fazer cocô, desde pequeno só cago de cócoras, nunca se sabe o que vem de baixo."
"A única coisa que não entendo de viado é como eles não sentem dor no cu, né? Como é que pode o cocô voltar pra dentro se foi porreta o alívio dele sair pra fora?"
"Ninguém tem o direito de me julgar a não ser eu mesmo. Eu me pertenço e de mim faço o que bem entender."
"Deus é aquilo que me falta para compreender o que não compreendo."
"Que o mel é doce é coisa que me nego a afirmar, mas que parece doce afirmo plenamente."
"Ri melhor quem ri mais alto."
"Há homens que nascem póstumos!"
"O Universo me espanta e não posso imaginar que esse relógio exista e não tenha um relojoeiro."
FRASES SOBRE RAUL
SEIXAS
"A turminha nova não prega a ortodoxia, o legado de Raul Seixas e do gênio da nação roqueira, Marcelo Nova. Os dois rezaram pelo breviário da rejeição de toda e qualquer manifestação nacional. Raulzito odiava o Olodum e o samba. Marcelo continua com o pé na tábua, apesar de ser autor da mais nacional das bandas, Camisa de Vênus. Mas o pessoal anos 90 gosta mesmo é de batucada. " (Luís Antônio Giron, jornalista, colaborador da revista Showbizz)
"Eu gosto do Chico Science, gosto de Raimundos, Ratos de Porão, Raul Seixas, Camisa de Venus, o primeiro disco deles é muito legal, Pavilhão Nove, Câmbio Negro, Dorsal Atlântica, Egberto Gismonti.... Do resto eu não conheço muito. " (Max Cavalera, do Soulfly)
"Quando ele era vivo era chamado de inconveniente. Raul morreu e o que era ofensivo passou a ser 'curioso' e 'maluquice beleza'. Só que o Raul não está mais aqui pra mijar no pódio dos cachorros de raça, como costumava fazer." (Marcelo Nova, falando sobre as homenagens feitas a Raul Seixas)
"O que eu ia fazer lá? Não curto samba, não bebo cerveja nem gosto de travesti. Sou um cara das antigas, respeito a tradição dos rockers." (Marcelo Nova, dizendo porque não foi ao desfile da escola de samba que fez homenagem a Raul Seixas)
"Eu não entendo bem qual é a ligação do Raul com uma escola de samba. Passei um carnaval com ele e me lembro de que ele preferiu ficar trancado em casa por quatro dias, ouvindo Elvis Presley. Não dá pra entender como o cerne da obra do cara, o questionamento de tudo e de todos, acabou perdido em algum ponto." (Marcelo Nova, ainda sobre a escola de samba)
"Depois que o Raul morreu, as pessoas resolveram me eleger seu herdeiro. Cansei de ser chamado para homenagens e shows em que eu seria o mestre-de-cerimônias. Nunca participei de coisas desse tipo. E antes dele morrer, não importa em que lugar do Brasil estivéssemos eramos o porra-louca do Marcelo Nova e o cachaceiro do Raul." (Marcelo Nova)
"Não teve artista no enterro de Raul Seixas. Nós sempre estivemos à margem e carregávamos isso com muito orgulho, por não fazer parte dessa corja, dessa panelinha, desse oba-oba, desse puxa-saquismo, dessa coisa de "profissionalismo" institucionalizado, que obriga você a ser gentil, cortês, educado para receber favores em troca de seu 'bom comportamento'. A gente nunca se submeteu a este tipo de postura. Isso é romântico, caramba! Fizemos cinqüenta shows, fomos assistidos por duzentas mil pessoas e não tivemos uma matéria na Rede Globo. Mas as casas, os auditórios estavam sempre cheios de pessoas para ouvir o que tínhamos a dizer. Então, este orgulho romântico, ingênuo, se justifica na medida em que nós conseguimos usar a espada de Ivanhoé contra o raio laser do sistema. A gente não queria conquistar o mundo, sabíamos de nossas limitações e do nosso lugar. Isso também é muito importante, porque a coisa do sucesso nunca embriagou Raul. Ele se embriagava, mas não de sucesso... E nem embriagou a mim." (Marcelo Nova)
"Não volto os meus olhos ao passado, quando me lembro de Raul. Nada há o que recordar. Eu é que não me sento no trono do apartamento com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar. Este trabalho não pertence ao passado. Ele é presente. Ele é futuro." (Paulo Coelho)
"Um artista que, em vida, fazia
questão de polemizar e desprezar o insosso 'novo rock brasileiro' e por ele era ignorado.
Agora, quase três anos após sua morte, alguns dos 'artistas' que o 'homenageiam' mal
conhecem o trabalho dele, mas parecem 'topar tudo' por dinheiro. Não se deixe enganar e
vá ao original." (Marcelo Nova, sobre Raul Seixas)