O Golpe
Um
garoto de 10 anos de idade decidiu praticar judô, apesar de ter perdido seu braço
esquerdo em um terrível acidente de carro.
Disposto a enfrentar as dificuldades e sua limitações, começou as lições
com um velho mestre japonês.
O menino ia muito bem. Mas, sem entender o porquê, após três meses de
treinamento, o mestre tinha-lhe ensinado somente um movimento. O garoto então
disse:
- Mestre, não devo aprender mais movimenntos?
O mestre respondeu ao menino, calmamente e com convicção:
- Este é realmente o único movimento quee você sabe, mas este é o único
movimento que você precisará saber.
Sem entender completamente, mas acreditando em seu mestre, o menino manteve-se
treinando. Meses mais tarde, o mestre inscreveu o menino em seu primeiro
torneio.
Surpreendendo-se, o menino ganhou facilmente seus primeiros dois combates.
O terceiro combate revelou ser o mais difícil, mas depois de algum tempo seu
adversário tornou-se impaciente e agitado. Foi então que o menino usou o seu
único movimento para ganhar a luta.
Espantado ainda por seu sucesso, o menino estava agora nas finais do torneio.
Desta vez, seu oponente era bem maior, mais forte, e mais experiente.
Preocupado com a possibilidade do garoto se machucar, cogitaram em cancelar a
luta, quando o mestre interveio:
- De forma alguma! Deixe-o continuar.
Foi assim que o menino ganhou a luta e o torneio. Era o campeão.
Mais tarde, em casa, o menino e o mestre reviram cada movimento em cada luta.
Então, o menino criou coragem para perguntar o que estava realmente em sua
mente:
- Mestre, como eu consegui ganhar o tornneio com somente um movimento?
- Você ganhou por duas razões - respondeeu o mestre. - Em primeiro lugar, você
dominou um dos golpes mais difíceis do judô. E em segundo lugar, a única
defesa conhecida para esse movimento é o seu oponente agarrar seu braço
esquerdo.
A
maior fraqueza do menino tinha-se transformado em sua maior força...
Assim, também nós podemos usar nossa fraqueza para que ela se transforme em
nossa força..
O que realmente importa é o poder da determinação!