COMISSÃO EPISCOPAL PARA A AMAZÔNIA

O primeiro objetivo da comissão é sensibilizar para a questão da Amazônia. É fazer com que o Brasil todo volte o seu olhar para a Amazônia. que amem este pedaço do Brasil, defendam o que lhes é próprio, saibam se suas riquezas e dos riscos que estão aí, diante da cobiça de muitos. Que conheçam, sobretudo, as causas do empobrecimento do nosso povo e ajudem a expulsar as forças do mal que deixam rastros em tantas situações desumanas que ferem o direito de cidadania de nossa gente.

O segundo objetivo é conseqüente do primeiro. Por onde passa a proposta da Igreja senão pela evangelização? A comissão deseja favorecer o despertar e o aprofundar da consciência missionária, atendendo ao apelo provindo da Igreja que se encontra na Amazônia. "Dai-nos de vossa pobreza", com projetos de solidariedade e programas afins, através da participação co-responsável e fraterna de todas as dioceses.

A evangelização da Amazônia, do ponto de vista sociotransformador, visa à promoção integral de pessoa humana, o que implica na defesa da vida em todas as suas formas:


AS METAS PREVISTAS


     
  1. Incentivar a realização do Projeto Igrejas - Irmãs entre as dioceses do Leste e Sul do País com as Igrejas da Amazônia, promovendo uma relação de entreajuda com o envio de recursos humanos, materiais e financeiros para atender as carências nos seminários, nas comunidades e paróquias.
  2. Colaborar na construção de uma Igreja toda ministerial e missionária, oferecendo suportes para a realização de cursos de formação de catequistas, agentes de pastorais, padres e consagrados.
  3. Favorecer a sensibilização dos amazônidas para o dever de cuidar das vocações, através de um projeto de Curso de Capacitação para Animadores e Animadoras Vocacionais, garantindo o acompanhamento inicial e a sua continuidade.
  4. Despertar a sensibilidade missionária nos seminários, através do processo formativo, implementando um projeto de estágio pastoral dos seminaristas e teólogos na Amazônia.
  5. Criar um Centro Nacional de Documentação da Amazônia, oportunizando a todos o conhecimento e obtenção de informações sobre Amazônia, para lutar e preservar o que é próprio.
  6. Criar Universidade Católica na Amazônia e/ou "Centros de formaçõa superior" que incentivem alguns campos do saber como teologia, filosofia e outras ciências humanas e sociais, dando um cunho ético a todo o processo de formação e pesquisa, contemplando a Antropologia, Cidadania e exclusão social, Espiritual e Ecologia.
  7. Criar uma instituição de coordenação da cooperação da Igreja no Brasil, dos Institutos Religiosos e de organismos de voluntariado existentes, a fim de promover e das consistência à ação de voluntários missionários na Amazônia.

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO NO PROJETO


A comissão Episcopal para a Amazônia precisa de parceiros e parceiras para tornar realidade as metas, com projetos bem concretos. Isso significa que precisa de pessoas disponíveis que se enquadrem nos projetos, passando por uma imersão na cultura amazônica e formação prévia que assegure uma missão inculturada. Outras pessoas, que não disponibilizem de tempo para se dedicarem à Missão na Amazônia, poderão participar igualmente, de modo indireto, isto é, através da colaboração financeira, participação necessária e imprescindível para realizar qualquer ação, e muito mais dar sustentação ao projeto, assegurando a sua continuidade.

Confira Também:

Os Missionários e Missionárias além-fronteiras

Hosted by www.Geocities.ws

1