
O primeiro objetivo da comissão é sensibilizar para a questão da Amazônia.
É fazer com que o Brasil todo volte o seu olhar para a Amazônia. que amem este
pedaço do Brasil, defendam o que lhes é próprio, saibam se suas riquezas e
dos riscos que estão aí, diante da cobiça de muitos. Que conheçam,
sobretudo, as causas do empobrecimento do nosso povo e ajudem a expulsar as forças
do mal que deixam rastros em tantas situações desumanas que ferem o direito de
cidadania de nossa gente.
O segundo objetivo é conseqüente do primeiro. Por onde passa a proposta da
Igreja senão pela evangelização? A comissão deseja favorecer o despertar e o
aprofundar da consciência missionária, atendendo ao apelo provindo da Igreja
que se encontra na Amazônia. "Dai-nos de vossa pobreza", com projetos
de solidariedade e programas afins, através da participação co-responsável e
fraterna de todas as dioceses.
A evangelização da Amazônia, do ponto de vista sociotransformador, visa à
promoção integral de pessoa humana, o que implica na defesa da vida em todas
as suas formas:
- A VIDA HUMANA em perigo, diante da lógica de exploração
e de violência, o que exige a defesa dos povos indígenas, dos
seringueiros, das populações riberirinhas;
- A BIODIVERSIDADE ameaçada de extinção, causada pelo
desmatamento desenfreando, trazendo desiquilíbrios ambientais e sociais e a
biopirataria de material genético e o extravio do conhecimento ancestral
das populações nativas para as mãos dos laboratórios estrangeiros;
- O grande patrimônio nacional da fauna, flora e da ÁGUA, fontes naturais
de vida, o que exige a atenção à Ecologia para preservar o meio ambiente.
AS METAS PREVISTAS
- Incentivar a realização do Projeto Igrejas - Irmãs entre as dioceses do
Leste e Sul do País com as Igrejas da Amazônia, promovendo uma relação
de entreajuda com o envio de recursos humanos, materiais e financeiros para
atender as carências nos seminários, nas comunidades e paróquias.
- Colaborar na construção de uma Igreja toda ministerial e missionária,
oferecendo suportes para a realização de cursos de formação de
catequistas, agentes de pastorais, padres e consagrados.
- Favorecer a sensibilização dos amazônidas para o dever de cuidar das
vocações, através de um projeto de Curso de Capacitação para Animadores
e Animadoras Vocacionais, garantindo o acompanhamento inicial e a sua
continuidade.
- Despertar a sensibilidade missionária nos seminários, através do
processo formativo, implementando um projeto de estágio pastoral dos
seminaristas e teólogos na Amazônia.
- Criar um Centro Nacional de Documentação da Amazônia, oportunizando a
todos o conhecimento e obtenção de informações sobre Amazônia, para
lutar e preservar o que é próprio.
- Criar Universidade Católica na Amazônia e/ou "Centros de formaçõa
superior" que incentivem alguns campos do saber como teologia,
filosofia e outras ciências humanas e sociais, dando um cunho ético a todo
o processo de formação e pesquisa, contemplando a Antropologia, Cidadania
e exclusão social, Espiritual e Ecologia.
- Criar uma instituição de coordenação da cooperação da Igreja no
Brasil, dos Institutos Religiosos e de organismos de voluntariado
existentes, a fim de promover e das consistência à ação de voluntários
missionários na Amazônia.
FORMAS DE PARTICIPAÇÃO NO
PROJETO
A comissão Episcopal para a Amazônia precisa de parceiros e parceiras para
tornar realidade as metas, com projetos bem concretos. Isso significa que
precisa de pessoas disponíveis que se enquadrem nos projetos, passando por uma
imersão na cultura amazônica e formação prévia que assegure uma missão
inculturada. Outras pessoas, que não disponibilizem de tempo para se dedicarem
à Missão na Amazônia, poderão participar igualmente, de modo indireto, isto
é, através da colaboração financeira, participação necessária e
imprescindível para realizar qualquer ação, e muito mais dar sustentação ao
projeto, assegurando a sua continuidade.
Confira Também:
Os
Missionários e Missionárias além-fronteiras