Trapaça musical irreverente é que deveria levar o título MPB
Ano passado, vasculhando o orkut alheio, encontrei na seção "música" de um amigo (que está distante fisicamente, mas sempre se faz "presente" em poucas e boas) o nome "Bonde das Impostora(s)". Naquele momento, não associei o nome à curiosidade de conferi-lo. O tempo passou e esta semana - precisamente Domingo passado - movido por uma incansável sensação de "correr atrás" fui apurar quem são e, sobretudo a que veio este tal "bonde".
Fui tomado, leitor amigo, de uma incrível surpresa, quase perplexidade. Um êxtase!
Trata-se de uma "banda" de electro-funk (ou cyber-funk) cujo mote é a crítica semi-niilista, e até autocrítica: a acidez corrosiva expressa com crivos causticantes à alvos como o narcisismo já corriqueiro dos gays, à arrogância unilateral dos indies que usam o termo "blasé" para se definirem (eu e o bonde concordamos que "blasé" é eufemismo de autista), esculacho sorrateiro e burlesco contra as mulher-macho-sim-senhor. Ninguém escapa. Nem os metaleiros. Nem as patricinhas do fotolog, aquela uma que todo mundo conhece. Os Superstar DJs. Outras bandas de mesmo lema. Claro que, como todo bom movimento funk há uma erotização quase pornográfica, mas tudo fica ali no limite entre o riso e a ousadia, nada permissivo, nada pejorativo demais, nada vulgar demais.
A meta dos membros - uma carioca, um paulistano e uma curitibana - é transformar a fria Curitiba na capital internacional do pancadão! E claro, com a música vêm o prazer, a idiossincrasia, o absurdo e a originalidade. Todos são alvo. Até quem ainda não ganhou notoriedade. No site da banda, há alguns links para os mp3 (ainda em demo, pois ainda não houve lançamento do material que eles vêm gravando paulatinamente, pois parecem estar sempre em turnê) como a ótima "Bicha Designer". Confira as impagáveis "Fotologger Diva" (que contém um sample de "Toxic" da ontem-gostosa-hoje-baranga Britney Spears, não há quem resista) e as duas versões do "Funk da Biscate Caminhão", uma ode (uma homenagem também, por que não?) às lésbicas testosterona pura. Nunca ri tanto na minha vida. E claro, a melhor música fica com "King dos Blasé", afinal, sempre têm aquela bandinha mega obscura que só aquele seu amigo conhece, ele e mais dois ou três no máximo, e chamam aquilo de intelectualidade ("a salvação do rock.... até o próximo verão"). Há muito tempo ninguém subvertia com tanto despojamento. Esta é a tendência. Ouçam, vocês vão se deliciar. Acompanhem com a letra no próprio site, e morram de rir.
Links:
http://www.tramavirtual.com.br/artista.jsp?id=43345
http://www.myspace.com/bondedasimpostora
Comunidade no Orkut:
Por Sidnelson para o Claquete Virtual

