Destaques:

Coluna do Monkeybh

Em Foco:

Críticas

O senhor dos dragões

DivulgaçãoNão é tão ruim quanto eu esperava, o tema é descente, a fotografia é linda, os efeitos competentes e o filme segue a linha foto-realista do Senhor dos Anéis (para dar mais credibilidade ao universo de fantasia). Mas aí que mora o perigo, o filme não tem personalidade, tudo parece cópia carbono (de menor qualidade) de Lord of the Rings.

Notem que até as tomadas (roupas, cenários, etc...) são virtualmente idênticas. Lembram das cenas aéreas da sociedade do anel em cima de uma montanha? Aquelas em que a câmera (em um helicóptero) girava em torno do cume para fotografar o caminhar dos heróis? A mesma tomada é vista em Eragon. E não é só isso, diria a Tabajara. Sabe aquela cena em que Saruman faz um discurso para seu exercito em As Duas Torres? Temos a versão genérica no "Senhor dos Dragões" Eragon.

É sério. Prestem atenção e vocês verão que cada frame do filme tenta imitar a saga de Tolkien. E nem vou citar aqui as semelhanças com Star Wars e a "jornada do herói" (Eragon é da estirpe mitológica de Luke Skywalker). O pior é que não precisava ser assim. O filme tinha (e tem) muito potencial, já que pouco se usou ou falou dos Dragões na companhia de Frodo... A produção bem poderia tentar ser mais original. Seguir a linha de Peter Jackson é ótimo, porque ele é um exemplo para ser seguido mesmo, pena que isso é feito à custa da própria identidade.

Outro ponto irritante é a edição esquizofrênica. Pessoal, nunca vi tanto corte seco em um filme profissional. Tudo bem, muitos diretores gostam dessas mudanças repentinas, de um lugar para outro, sem uma tomada de transição... Mas nesse caso a coisa resvala no famoso erro de continuidade. Um exemplo: os personagens deixam uma casa (primeiro take) e quando um deles olha para trás em um plano fechado (segundo take) está chovendo! Algo que não notamos no plano aberto. (Tudo isso para ressaltar o drama do personagem, sabe como é, o cara está triste, morreu alguém, e a cena da despedida sempre é com chuva). Os dois planos se repetem uma vez e no take posterior já não está mais chovendo (como antes da cena e em seu plano aberto). A chuva durou dois takes de alguns segundos cada! E olha que não era uma chuva qualquer... O filme deve ter sido muito picotado na sala de edição para esse tipo de erro ter aparecido na projeção.

Bem, o elenco até vale o que come. Só John Malkovich, que aparece pouco, parece destoar do grupo, pois está muito caricato – tipo vilão de filminho da Xuxa - talvez por justamente aparecer pouco, não sei, suas cenas parecem serem limitas, assim, a impressão é que não restou outra alternativa para o (bom) ator aproveitar seus poucos momentos na tela. Destaque para a linda voz de Rachel Weisz, no papel do Dragão-fêmea Safira.

O final (assim como o trailer) já prenuncia os próximos capítulos (quase apelando para a metalinguagem, os personagens parecem discutir o próximo filme), nada que não se esperava, afinal, para a cópia ser mais fiel, tinha que ser trilogia como o Senhor dos Anéis.

 

Carlos Campos

Claquete Virtual | ©2006

Hosted by www.Geocities.ws

1