|
1.01 # Welcome To Columbine High
School
O episódio piloto é sempre o mais difícil
de se fazer, pelo motivo que todos já conhecem (apresentar os personagens
de uma forma que não deixe a série cansativa e que consiga conquistar o
público). Receio não ter feito um grande trabalho nesse piloto, porém acho
que ele foi fundamental para as tramas que surgiram no decorrer da
temporada. A rixa entre Erik e Tom foi dificíl de fazer, porque não queria
que nenhum dos dois saísse como vilão da história... Erik acabou levando
esse título, mas pelo menos Tom saiu ileso. Enquanto isso, descobrimos que
Mel teve um primo que morreu na tragédia da escola.
O fato da
série se passar na Columbine teve dois motivos:
1) em algum momento da temporada, iríamos trazer essa assunto à tona,
usando a Mel.
2) queria mostrar que, apesar de toda desgraça, a escola podia ser normal
como outra qualquer... Uma escola até bem legal de se estudar.
Além disso, descobrimos que Keri quer a todo custo ser popular,
Peter se encanta com a beleza dela e faz uma amizade com a
tímida-diferente Elisha. E vemos outra rixa: Tom-Mel... Essa rixa é só o
início da difícil relação dos dois.
Enfim, foi um episódio difícil de se fazer e que, hoje, seria
escrito totalmente diferente, mas foi o episódio fundamental para o
desenvolvimento da temporada. |
|
1.02 # Strange Days
Esse episódio foi um dos que mais gostei de fazer... Acho que os offs
no final foram bem legais, apesar de não terem sido tão coerentes. (risos)
Gosto desse episódio por mostrar o início da amizade entre
Keri e Tom, mesmo que ela esteja fazendo tudo por interesse. Também gosto
de ver Erik bancando o mocinho quando Elisha está no meio da história...
Erik e Elisha têm uma história juntos no passado e o público só entende
melhor isso no futuro. A Mel é uma personagem extremamente confusa... Ela
diz que não quer nada com o Erik, mas tudo não passa de charme. Ironicamente, ela faz amizade com Elisha, com quem Erik teve uma
história no passado e por quem Mel será trocada, quando ele lembra do bolo
que deu em Elisha na lanchonete.
Ainda temos Peter em conflito com a
mãe... Não sei porquê, mas Peter foi o personagem que teve os pais
apresentados logo de cara, o que não significa que tudo são flores... Ele
detesta ter deixado Nova York e não entende os motivos da mãe em não
querer levá-lo de volta. De qualquer jeito, com o tempo Peter se acostuma
e vai até ficar em dúvida sobre qual cidade ficar. |
|
1.03 # Out Of Our Control
O
terceiro episódio da série foi um dos mais difíceis de se escrever, porque eu
escrevi o episódio parceladamente e achei que estava ficando horrível, mas
depois, com algumas mudanças, o episódio ficou bem interessante. Nele, vemos
Peter se aproximando de Keri... Apesar de tudo, os resultados são até positivos,
o problema está com Keri, que não sabe direito o que quer da vida. Aliás, esse é
um problema comum a todas as garotas no episódio, elas estão bem surtadas. Mel
faz joguinho com Erik e depois briga com Elisha, que começa a mostrar sua faceta
de briguenta.
A penúltima cena do episódio, onde ela conversa com Tom, é uma
cena que gosto muito, porque mostra uma amizade bacana dela com o Tom. Aliás, o
Tom é o personagem que sempre está fazendo amizades e tendo momentos bonitinhos com
outros fixos, apesar de ter momentos de inimizade também.
Por fim, tem o Erik, que
realmente me irrita nesse episódio, mas, felizmente, seus momentos de "sou o
máximo" estão chegando ao fim.
|
|
1.04 # I Don't Wanna Fight
A entrada de um novo personagem fixo numa série já começada é sempre difícil,
mas acho que o David chegou fazendo um bom trabalho. Ele gostou da Mel e já foi
pro ataque, reencontrou o Erik e ainda teve desavenças com Elisha. E essa é a
função inicial dele: ser amigo de Erik, ser interessado em Mel e brigar com
Elisha.
E, finalmente, Mel e Tom se acertam e, dessa vez, é pra
valer... No decorrer do episódio, ocorrem alguns problemas, mas Mel se decide
entre Erik e Tom e resolve ser amiga de Tom. Este, aliás, me diverte muito com
as suas cenas de ciúme quando vê Mel e David próximos.
Dois casais se aproximam nesse episódio (Keri & Peter e
Elisha & Greg)... Elisha e Greg aos poucos vão construindo sua relação, que já
enfrenta alguns problemas, enquanto Keri e Peter ficam mais amigos. É lógico que
Keri está de olho na popularidade de Peter, mas a convivência com ele e o beijo
vêm para mudar tudo isso.
Erik, nesse episódio, dá muitos pitis, mas acho que é o
último. Nos próximos, veremos um Erik disposto a se retratar. |
|
1.05 # This Friendship Is Proof...
Esse episódio foi bem interessante de fazer porque aproximou mais a Mel e
o Tom, além de vermos ela realmente sofrendo com a morte do primo e tudo o
que o Columbine representa para ela. Antes disso, porém, vemos Erik usando
Liza para ferir Tom. E isso machuca tanto Tom, que quando Erik decide
acabar com a rixa dos dois, Tom se revolta e diz que está apenas
começando.
O episódio também mostra David tentando conquistar Mel e se
infiltrando no programa dela com Tom. É o triângulo amoroso começando bem
lentamente.
Vemos também o primeiro encontro de Greg e
Elisha e isso gera momentos muito divertidos.
E ainda vemos Peter tentando se aproximar de Keri, que prefere
ignorá-la depois do beijo. Mas com o reaparecimento da garota misteriosa,
ela acaba dando indícios de que gosta dele. |
|
1.06 # ... And Nothing Else Compares
O episódio começa de onde o outro terminou, com Mel recebendo notícia de
sua tia de que pode ir morar com ela. No decorrer do episódio, vemos Mel
pensando entre ficar ou sair do colégio. Ela decide ir, mas depois volta e
tem uma cena final com Tom, que considero fofa, pelo simples fato deles
começarem aí sua relação. Antes disso, Tom e Keri se acertam e Peter fica
um pouco enciumado, mas logo ele e Keri também se acertam e acabam se
beijando. Esse episódio não foi um episódio bom para Keri, porque ela
surta completamente beijando todos os garotos da cidade e isso não a deixa
mais fofa. (risos)
Enquanto alguns casais começam uma relação, outros se aproximam do
fim e mal começaram... Sim, Elisha e Greg são os primeiros a sofrer desse
mal. Eles brigam depois de Greg publicar uma matéria que Elisha fez, mas
que é censurada. Quem acaba entrando na linha de fogo dela são Mel e
David.
Já Erik aparece em poucas cenas nesse episódio, o que é bom, porque
isso faz o público esquecer um pouco de suas besteiras. |
|
1.07 # Stupid People
Num episódio sem Keri, resolvi juntar Peter e Mel... Não no sentido
amoroso, é claro! Para isso, coloquei os
dois para fazer um trabalho juntos na biblioteca e realmenete gostei da
interação dos dois como amigos. Além disso, as cenas deles serviram para
soltar várias teorias sobre a garota misteriosa. Enquanto isso, vimos Tom
lidando com a chegada do seu irmão, cuja homossexualidade foi descoberta
recentemente... E, não, apesar de tudo que foi dito, Kevin não estava
dando em cima de Tom.
Enquanto isso, em flashbacks, vemos um pouco do início da
história de Erik e Elisha e o que levou ao fim dela. Descobrimos que David
por ter medo de perder a amizade que tinha com Erik armou para separar os
dois. O pior é que a revelação disso só traz coisas negativas... Elisha
termina definitivamente com Greg, Erik se afasta de Elisha e ainda rompe
laços de amizade com David. |
|
1.08 # Something That I Ever Had
Episódios de Natal sempre são difíceis porque cada personagem tem sua
família para comemorar a data. Um artifício sempre usado em seriados é
juntá-los e fazer a "dança das cadeiras". Em LOF, acabei seguindo esse
clichê a risca e acabei escolhendo a casa de David e sua família para
isso.
Keri não pode passar o Natal com o pai e a mãe, com quem não se dá
muito bem, sai com as amigas. Assim, ela vai à casa de David e vemos o
início definitivo do namoro dela com Peter. Além disso, vemos que Kevin
realmente não estava dando em cima do irmão (risos)... Descobrimos que ele
namora o irmão de David e isso, no futuro, vai gerar um dos melhores
episódios da série. O que eu gosto nesse episódio é exatamente a dança das
cadeiras, porque dá chance dos personagens se cruzarem e isso gera coisas
bem positivas... Elisha tenta se acertar com Keri, enquanto Tom se acerta
com Erik; temos David tentando fazer as pazes com Erik e tentando
conquistar Mel. Enfim, são várias coisas acontencendo e o final não podia
ser melhor...Muita confusão ao som de "We
Wish You A Merry Christmas" e com Mel tendo que escolher entre ficar com
Tom ou ir a um congresso com David. |
|
1.09 # The New Couple
Como
diria Suzana Ferreira: "Início
de episódio com 'Señorita' não pode ser um bom sinal, pode?". Bem, eu diria
que sim!
Nesse episódio, Keri e Elisha finalmente iniciam sua relação de amizade
com direito a vários conselhos. Além disso, a garota misteriosa revela seu
segredo e vai embora, deixando Peter livre para ter cena fofa com seu pai. E não é só com o
pai, Peter e Keri continuam com a relação, o que não acontece com Elisha e Erik,
que após algumas brigas e discussões, acabam decidindo ficar amigos.
Além disso, Tom coloca Mel na parede e os dois iniciam sua
relação. Acho interessente ver David agindo que nem um louco nesse episódio.
Ah,
ainda temos o retorno da orientadora Hilary, que nesse episódio age bem diferente do episódio
piloto. Mas isso é bom, porque rende ótimas cenas cômicas. |
|
1.10 # Cute With The Love
No
planejamento original da série, esse episódio seria marcado pelo confronto
final de Erik e Tom, que acabaria em tragédia, mas, felizmente, os rumos
mudaram e eles acabaram se acertando antes disso. Portanto, resolvi fazer
um acerto de contas definitivo entre os dois, o que acabou mesmo
acontecendo. Para isso, temos o retorno do diretor Lucas que age
bizarramente com os dois, mas amo vê-lo assim. Além disso, Mel e Elisha se
unem para isso e podemos vê-las como amigas, algo que acabou não
acontecendo tanto como eu queria.
O episódio se divide em duas partes: a véspera do dia dos
namorados, onde vemos todas as cenas citadas anteriormente e o dia dos namorados em si, onde
David, já sabendo do namoro "secreto" de Tom e Mel bola um plano para
separá-los nesse dia. O plano até dá certo, mas Tom e Mel terminam o
episódio na Lanchonete Columbine's se divertindo. Erik e Elisha são outros
que se divertem bastante com a amizade deles.
E, num lado mais dramático, vemos Peter se desdobrar em 3
para agradar Keri, que age bizarramente... Tudo porque o estado de saúde
do pai está piorando e ela se desespera com isso. |
|
1.11 # Everythin Is Gonna Be Alrigth
As
coisas mudam radicalmente nesse episódio e, nele, percebo que realmente a
série tinha uma síndrome de "The OC", onde tudo acontecia rápido demais.
Vemos que Tom dormiu na casa de Mel no dia dos namorados, mas
nada aconteceu e ele está disposto a esperar a hora certa, mas um mês se
passa e as coisas mudam radicalmente... O relacionamento deles enfraquece
quando ela continua querendo proteger David de sofrimento e fica confusa
ao vê-lo beijando Ashley. Tom se cansa disso e dá um mês para Mel pensar
na vida e esse tempo livre dele vai ajudar bastante a sua ida a
California, que gera um dois episódios mais legais da série.
Enquanto isso, as relações estão se deteriorando... Erik se
cansa de bancar o amigo de Elisha e dá um ultimato a ela, que prefere não
corresponder. Antes disso, ela e Keri vão a um mini-shopping e o
personagem Liam é rapidamente apresentado. No fim, Elisha e ele acabam se
encontrando e conversando. E Keri que termina com Peter pelo motivo mais
idiota do mundo acaba se arrependendo, mas talvez seja tarde demais porque
ele foi embora para Nova York com a mãe.
Curiosidade: Inicialmente o personagem Liam seria inserido apenas
na segunda temporada e, provavelmente, seria fixo, mas acabou chegando
antes numa espécie de teste e acabou se envolvendo com Elisha. A princípio
ele se envolveria mesmo com Keri, mas decidi que era melhor contrariar o
público (que dizia que Erik e Elisha iam voltar a qualquer momento), e
juntar Elisha com Liam. |
|
1.12 # Peace Generation
Um dos
melhores episódios da temporada, sem dúvidas... Se não foi o melhor! Na verdade, como
Mike e Kevin não tiveram cenas mostrando o relacionamento deles no episódio de
Natal, decidi mostrar isso nesse episódio. É lógico que nem tudo é perfeito e o
que era para ser o fim-de-semana perfeito acaba se trasnformando numa verdadeira
tragédia com a presença dos irmãos deles, que são rivais. A intenção era
mostrá-los em muitas brigas e tentivas frustradas e bizarras de tentar resolver
a rixa entre Tom e David. No fim das contas, eles se acertam sem a ajuda dos
irmãos, que também sobrevivem ao fim de semana com eles.
Enquanto isso, vemos Erik descobrindo que Elisha está seguindo em
frente e que participará de programa de basquete. Keri e Mel se unem na fossa
sem seus namorados e acabam protagonizando a cena das frutas dançando em cima da
mesa... Cena que adoro. E vemos Elisha descobrindo que Liam não é gay, apenas
religioso e, assim, os dois iniciam sua relação.
Curiosidade: Como o planejamento da série foi alterado diversas
vezes, esse episódio estava completamente em branco. No entanto, com um
comentário de Luciano Guaraldo no fórum da série no episódio de Natal, esse
episódio acabou surgindo. Ele disse "E
casamento de Mike e Kevin promete plot bem 'Popular', com Brooke-David e Sam-Tom
tendo que conviver e se tornar família... Se for um décimo do que 'Popular' era,
amarei! ". Lógico que o casamento não aconteceu, mas a convivência dos dois foi
ótima e rendeu um bom episódio.
Curiosidade 2: Peter não participa do episódio, por estar em Nova
York, mas também não faz tanta falta, porque o episódio funciona bem sem ele.
Acho que é nesse momento que começo a pensar seriamente na possibilidade de
mandá-lo embora definitivamente. |
|
1.13 # How Does It Hurt
a.k.a April Lavigne
Desde que eu tive a idéia da série, eu sempre soube que a história da
tragédia seria usada de uma forma dramática em algum momento, mesmo que a
idéia da série fosse passar que a Columbine era uma escola que poderia ser
igual a qualquer outra. E, para isso, o foco volta a ser da Mel, que
passou a discursar, mas de uma forma menos chato... Pelo menos, é o que
espero que tenha acontecido. (risos)
Nesse episódio o prazo de Mel pra pensar acaba, mas ela está
preocupada com o discurso e vemos Hilary cuidando dos pretendentes dela na
parte cômica do episódio. O episódio ainda mostra Erik sofrendo pra
encontrar um par pra o baile, o que acaba mobilizando o público a favor
dele.
Peter volta de viagem e vemos que ele ficará até o fim do ano
e que sua relação com Keri acabou de vez. E ainda vemos Elisha achando que
Liam tem um caso com uma senhora de idade, que na verdade é a avó dele.
Curiosidade: Há algum tempo, eu já pretendia fazer um episódio no
qual eu tocaria músicas de um único artista e parodiaria seu nome no
título e foi o que aconteceu nesse episódio com a Avril Lavigne.
Curiosidade 2: O episódio mostra mais um flashback de Mel criança
ao lado do primo que morreu na tragédia e a intenção era mostrar como ela
se divertia com ele e, é claro, usar os atores novamente e me despedir
deles de uma melhor maneira. |
|
1.14 # Worst Dance Ever
Nesse episódio, Mel
finalmente toma sua decisão... Quando tudo leva a crer que ela escolherá
David, vemos que ela descobriu a verdade sobre ele e que fez uma matéria
esculachando-o para se vingar... O mais irônico nisso tudo é que Tom acaba
defendendo David e vemos que eles desenvolveram uma certa amizade... Um
tipo de amizade bizarra, mas ainda assim amizade. De qualquer forma,
deixei o acerto de contas entre Mel e Tom pro fim do episódio.
Enquanto isso, Liam e Elisha tentam juntar Keri e Peter, que
até se aproximam, mas brigam novamente. O mesmo acaba acontecendo com
Elisha, que num momento de surto bate em Liam e dá ataque quando percebe
que ele não quer transar com ela.
Quem acaba conquistando o público nesse episódio é Erik...
Depois de sofrer nas mãos de Ashley e de protagonizar cenas fofas com
Liza, o jovem começa a construir sua imagem positiva. |
|
1.15 # Look How It Ends
Quando Keri se ausentou no sétimo episódio para ir visitar o pai doente,
eu já sabia que ele acabaria falecendo no último episódio. É muito triste
ver Keri perdendo o pai já que nesse episódio conhecemos sua mãe e ela é
uma das pessoas mais abomináveis da face da Terra... De qualquer forma,
Keri conta com a ajuda de Peter e eles começam a ficar amigos. Na verdade,
Peter ainda ama Keri bastante e quer ajudá-la... A cena dele olhando a
foto dos dois no avião deixa claro que ele está em dúvida sobre ir ou não
para Nova York, mas aparentemente ele vai e Keri terá que lidar com isso
sozinha. A mãe dela parece perceber que agora ela só tem mesmo a Keri e
tenta ajudá-la, mas Keri não quer essa ajuda.
O casal principal finalmente se acerta e começa a relação do
zero e viajam juntos para curtir o verão... Enquanto isso, David parece
não ter superado Mel com nenhuma garota e seu irmão sugere que ele possa
ser gay também... Acho muito engraçado a cena dos dois conversando, mas
essa dúvida na verdade só surge para que, na premiere da segunda
temporada, David possa começar a se redimir.
Outro casal também supera seus problemas e começam a amizade...
Erik se acerta com Elisha e David de uma vez por todas e parte para seu programa de
treinamento. Isso sem falar que o relacionamento com Liza está
transcorrendo bem e Erik finalmente consegue ser bem aceito pelo público.
Já Elisha tem que lidar com sua mãe bizarra que usa espinguarda e fala
sobre orgasmos, enquanto sofre um certo assédio de seu primo emo... De
qualquer forma, Elisha se acerta com Erik e corta de vez seus laços com
Liam.
Dessa forma, a primeira temporada da série chega ao fim e as
coisas começam a entrar no eixo depois de uma temporada bem conplicada e
irregular... Ou não, como eu fui descobrir um ano mais tarde. (risos) |