|
Festa da despedida agita o Maria Martins
19 de Dezembro
..................Ocorreu na última sexta-feira, dia 11 de dezembro a festa da despedida, uma grande festa que simbolizou o fim do ano letivo, as aulas seguem normalmente até o dia 21(quarta-feira).
..................A festa teve início com o Culto à Bandeira, logo após houve o sorteio da A.P.M., o Projeto Dança- No ritmo do Prazer animou a galera, com coreografias desenvolvidas juntamente com os alunos. Os alunos da 4ªSérie B e 2ªSérie A foram os vencedores da Gincana da Reciclagem e se divertiram a valer com um Karaokê. A festa ainda teve desfile de moda, entrega dos certificados de conclusão para os alunos das 4ªSéries, comes e bebes, além de muita música e diversão, fique com os principais cliques:
Para mais informações sobre o Projeto Dança - No ritmo do Prazer clique aqui.
A Equipe do C.E.M. Profª. Maria Martins e Lourenço agradece todo o carinho e apoio recebido através deste site. Desejamos a todos os alunos, pais, professores e funcionários um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, com muitas alegrias e realizações.
Até 2006!
Maria Martins cria projeto pioneiro e inovador
21 de Novembro
A escola C.E.M. Profª. Maria Martins e Lourenço acaba de lançar um dos maiores projetos de todos os tempos. É o projeto “Aprenda com o Splash”. Para quem não lembra, Splash é o mascote criado na escola, batizado pelos próprios alunos para ilustrar o programa Aqüífero Guarani, que ficou em terceiro lugar no Concurso Internacional de Multimídia – Visual Class. Agora a gotinha azul retorna com a função de falar sobre o meio ambiente e dar dicas da utilização racional dos recursos naturais. O primeiro passo é a implantação da coleta seletiva de lixo na escola. Agora os alunos podem separam o lixo em casa e trazer para a escola, além de colocarem o lixo produzido na escola no cesto correto. O dinheiro arrecada com a venda do lixo será integralmente repassado para a APM para compra de materiais didáticos e realização de uma festa no fim de ano. Em breve os alunos terão um espaço no rádio para dar dicas de economia, além de passeios e viagens. Foi criado um site exclusivo para este projeto: www.aprendacomosplash.cjb.net . Entre e conheça as novidades que já estão sendo implantadas em nossa escola.
FESTA DO ARTESANATO E DO VERDE

De 04 a 07 de Outubro |
Festa do Artesanato e do Verde é um sucesso!
04 de Outubro
No seu primeiro dia a Festa do Artesanato e do Verde mostra do que a Equipe Maria Martins em parceria com o Clube da Turma foi capaz de criar. Muito verde, belos trabalhos artísticos e muita cultura, com as apresentações das crianças do Clube da Turma. A festa é aberta ao público, confira alguns cliques e veja a lista com todas as datas e horários das atividades:

________________________________________________________________
Maria Martins realiza a Festa do Artesanato e do Verde
02 de Outubro
O CEM Profª. Maria Martins e Lourenço realiza de 04 a 07 de Outubro a FESTA DO ARTESANATO E DO VERDE. Serão apresentados trabalhos escolares e do projeto Clube da Turma, além da venda de plantas e produtos artesanais desenvolvidos por alunos. Todas as peças terão preço simbólico, e a renda será revertida para a APM da escola e o projeto Clube da Turma.
A festa é aberta ao público e aguardamos sua presença.
Confira o cronograma de atrações:
SEGUNDA-FEIRA
Maita – Teatro
MANHÃ: 9h
TARDE: 2h
Organização da festa: Bira e Elaine
TERÇA-FEIRA
Exposição dos trabalhos de artesanato e plantas ornamentais/medicinais
Éderson – Capoeira 2h
QUARTA-FEIRA
Roger – Hip-Hop 2h
QUINTA-FEIRA
Sandra – Dança
MANHÃ: 9h
TARDE: 2h
SEXTA-FEIRA
MANHÃ:
Éderson – Capoeira 9h
TARDE: Roger – Hip-Hop 2h
_________________________________________________________________
Alunos do 6º Período de Enfermagem desenvolve projeto no Maria Martins
18 de Setembro
O CEM Profª. Maria Martins e Lourenço, demonstrando ser um grande celeiro de projetos, em parceria com a UNIFEV está desenvolvendo os Projetos: Saúde da criança e Saúde do Adolescente. São três dias com muitas atividades. Conheça melhor os dois projetos:
Saúde da Criança
Coordenadora: Roberta Sanches Cesarino
Público Alvo: 3ªSérie (8 a 10 anos)
1º Dia – Na faculdade é preparado um teatro sobre higiene, com noções de higienizaçào corporal, verminose e pediculose.
2º Dia – É feita a Aferição da pressão arterial, pesagem, avaliação da carteirinha de vacinação e exame físico em alguns alunos.
3ºDia – Exame físico e aferição.
Saúde do Adolescente
Coodenadora: Jaqueline Martinez
Público Alvo: 4ª Série (acima de 10 anos)
1ºDia – Aprendem desde o desenvolvimento do corpo humano (nascimento até a idade de 20 anos).
2ºDia – Atividades Lúdicas com fundo pedagógico. Todas as atividades ensinam algo para o adolescente ( solidariedade, partilha, cidadania, higiene etc.).
3ºDia – Dia da Beleza. Aulas de postura, etiqueta, higiene e saúde.
Projetos como estes são fundamentais para a formação do ser humano. Ensinam a nossas crianças sobre saúde, sexualidade, cidadania, comportamento, etiqueta social e sociedade.A escola CEM Profª. Maria Martins agradece a UNIFEV, em especial aos alunos do 6º Período de Enfermagem por essa iniciativa.
O projeto começou no dia 30 de Agosto e vai até 25 de Novembro.
Todas as terças, quartas, e quintas-feiras, das 7h30m até as 12h10m
______________________________________________________________________
Maria Martins é conquista o 3ºLugar!!!
10 de Setembro
A escola Maria Martins ganhou no dia 2 de setembro o 3ºLugar no Concurso Internacional de Criação Multimídia – Undime/Visual Class, representando a cidade de Votuporanga. Foi a melhor colocação de uma cidade novata na competição, já que Ourinhos e Marília já participaram deste concurso. O resultado foi apertado:
Ourinhos..............................9,3 pontos
Marília.................................9,0 pontos.
Votuporanga........................8,9 pontos.
Confira agora o que foi publicado pela imprensa:
Votuporanga ganha prêmio em Concurso de criação em Multimídia
06/09/2005
Três alunos do Centro de Educação Municipal (CEM) "Maria Martins e Lourenço" foram premidos e conquistaram a 3º lugar no Concurso Internacional de Criação Multimídia - UNDIME/Visual Class. O evento foi realizado, nesta sexta-feira (02/09), das 14 às 18 horas, no Tec Education, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo.
A escola concorreu com o projeto "Aqüífero Guarani", vencedor das fases, regional, estadual e nacional e agora concorre à internacional. Ao todo participaram do concurso 44 instituições de todo o Brasil, sendo classificados para a fase final seis projetos na modalidade Kids (para alunos das 4ª séries do Ensino Fundamental Municipal) e seis projetos na modalidade Experts (alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas). Participaram também dois projetos internacionais nas duas modalidades.
Os alunos buscaram informações sobre o reservatório de água subterrâneo para elaborar o projeto e criaram um projeto de página na internet, com links e fotos, tudo numa linguagem lúdica e infantil.
Vinte crianças participaram da pesquisa para o desenvolvimento do projeto. A intenção é disponibilizar as informações no site do CEM, www.mariamartins.cjb.net
Fonte: Diário de Votuporanga- 06/09/05
Escola "Maria Martins" fica em 3.º lugar |
|
Da Redação
O Centro de Educação Municipal (CEM) “Maria Martins e Lourenço” ficou em terceiro lugar na fase final do Concurso Internacional de Criação Multimídia – Undime/Visual Class, representando Votuporanga. O evento foi realizado sexta-feira no Tec Education, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo. A escola concorreu com o projeto “Aqüífero Guarani”, vencedor das fases regional, estadual e nacional e agora concorre à internacional. Ao todo participaram do concurso 44 instituições de todo o Brasil, classificando-se para a fase final seis projetos na modalidade Kids (para alunos das 4ª séries do Ensino Fundamental Municipal) e seis projetos na modalidade Experts (alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas). A escola de Votuporanga foi representada por três alunos — Bruno Santos Costa, Jéssica Soares Carrasco e Tainá Simplício da Silva —, que foram acompanhados pela coordenadora da escola, Rosicler da Cunha Moreira e o inspetor de alunos Luiz Roberto da Silva. Eles concorreram na categoria Kids, de 1.ª a 4.ª séries. O júri foi composto por 20 pessoas especialistas em software. O inspetor Luiz Roberto informou que os alunos buscaram informações sobre o reservatório de água subterrâneo para elaborar o projeto e criaram um projeto de página na internet, com links, fotos, reportagens, textos, desenhos e jogos, tudo numa linguagem lúdica e infantil. “Estamos realizados porque trabalhamos muito com nossas crianças para mostrar a elas a importância do Aqüífero. Conheceram inclusive o poço profundo da Zona Norte que está ligado ao Guarani”, explica Rosicler Moreira. Vinte crianças participaram da pesquisa para o desenvolvimento do projeto. A intenção é disponibilizar as informações no site do CEM, www.mariamartins.cjb.net Em primeiro lugar ficou um escola da cidade de Ourinhos, com 9,3 pontos, com o projeto "O mundo de 'faz de conta' de Monteiro Lobato". Em segundo classificou-se Marília, como o trabalho "Uma Escola para todos", somando 9,0 pontos. Votuporanga obteve 8,9 pontos.
Fonte Jornal A Cidade 06/09/05
Confira as fotos do evento:
|
_____________________________________________________________________
Nossa
escola é Inaugurada!
19 de Agosto
Dia 9 de Agosto de 2005. Uma data histórica.
Esta data marca a inauguração oficial da escola CEM
Profª Maria Martins e Lourenço, uma das principais escolas
municipais de Votuporanga.As principais autoridades municipais compareceram
a nossa escola. A imprensa fez uma cobertura completa. Teve tudo
dança do clube da turma, homenagens dos alunos às
personalidades presentes, presença dos pais da patrona da
escola. E é claro, o site Maria Martins On-Line, estava lá e te mostra tudo. Veja as fotos e o destaque da imprensa.
Jornal
A Cidade
CEM Maria Martins já desenvolve vários projetos
Danielle Garcia
[email protected]
Votuporanga passou
a contar oficialmente com mais um Centro de Educação
Municipal no bairro Pozzobon. O CEM "Maria Martins e Lourenço",
que atende aproximadamente 600 crianças de 1ª a 4ª
séries do ensino fundamental, foi inaugurado na manhã
de ontem pelas autoridades. A cerimônia contou com a apresetação
da Corporação Musical Zequinha de Abreu e de alunos
que fazem parte do clube da turma. O vereador Osmair Ferrari, destacou
a importância de se construir escolas nos bairros do município.
Para o prefeito, Carlos Eduardo Pignatari, a inauguração
do Centro de Educação é mais um sonho realizado.
"Nosso objetivo é trabalhar para melhorar a qualidade
de vida das pessoas. Não podemos deixar de trabalhar para
que as crianças tenham um futuro melhor", disse. A escola
recebeu o nome da professora Maria Martins e Lourenço através
de uma indicação da ex-vereadora Sandra Berardo Toscano.
Pignatari afirmou que mesmo antes da homenagem Maria Martins já
havia perpetuado seu nome no município pelas diversas ações
que desenvolveu. A construção da escola teve como
proposta facilitar o acesso dos estudantes ao ensino e proporcionar
um espaço mais apropriado para as crianças que antes
freqüentavam as aulas em salas cedidas na escola estadual Enny
Tereza Longo Fracaro. Atualmente a unidade de ensino atende crianças
de toda a zona norte da cidade. Com a inauguração
desse CEM, a Prefeitura completa 26 centros de ensino municipalizados
e seis entidades assistenciais conveniadas a serviço da comunidade.
No total, são atendidos aproximadamente 6,9 mil alunos.ProjetosVários
projetos vêm sendo desenvolvidos por professores e alunos
do “Maria Martins e Lourenço” No último
dia 10, por exemplo, a escola recebeu a informação
de que fora classificada para a fase final do Concurso Internacional
de Criação Multimídia – Undime/Visual
Class com o projeto “Aqüífero Guarani”.
Vinte e dois alunos participaram de uma pesquisa que resultou na
criação de uma espécie de página na
internet, com links e fotos, tudo numa linguagem lúdica e
infantil. Ao todo participaram do concurso 44 instituições
de todo o Brasil. Em abril, o Centro de Educação lançou
o site o www.mariamartins.cjb.net com o objetivo de proporcionar
o desenvolvimento social e cultural dos alunos, além de trabalhar
com a inclusão digital. Recentemente a escola também
ganhou destaque, por meio de uma dos métodos de ensino utilizado
em sala de aula. Trata-se da alfabetização por meio
da música. A escola é dirigida por Ivanir Aparecida
da Silva Longo e tem 596 alunos matriculados em no Ensino Fundamental,
porém possui capacidade para 720 estudantes. Na obra foram
investidos R$ 1.119.762,61, em uma quadra coberta, pátio
coberto, oito salas de aula, uma de informática, uma de uso
diverso, além da secretaria, diretoria, cozinha, etc.
Jornal
Diário de Votuporanga
CEM Maria Martins é inaugurado hoje
Inauguração oficial será hoje; unidade está
em funcionamento desde o início do ano para atender alunos
de 1.ª a 4.ª do Ensino Fundamental
FERNANDA RIBEIRO
Funcionando desde o primeiro dia letivo de 2005, o CEM (Centro de
Educação Municipal) "Profa. Maria Martins e Lourenço"
será inaugurado oficialmente hoje, às 10h. O valor
investido na obra foi de R$ 1.119.762,61 e a escola tem a capacidade
de atender 720 alunos.
De acordo com informações da assessoria de imprensa
da Prefeitura, a diretora do CEM, Ivanir Aparecida da Silva Longo,
terá disponível uma área de 6.287,49 m2 e os
estudantes contarão com uma infra-estrutura que inclui quadra
coberta, oito salas de aula - inclusive uma para a prática
de informática -, pátio coberto, além da secretaria,
diretoria e cozinha. Atualmente, o CEM atende 596 estudantes devidamente
matriculados no Ensino Fundamental, de 1.ª a 4.ª séries.
A construtora responsável pela obra é a empresa JAD
Engenharia e Construções Ltda, de São José
do Rio Preto. Os bairros beneficiados com a escola são o
Pró-Povo e Jabuticabeiras, da região Zona Norte da
cidade. O CEM fica localizado na Rua Arcanjo Joaquim de Souza, 3.200,
entre as Ruas Rio Madeira, Rio Taguary e Avenida Jerônimo
Figueira da Costa, no bairro Pozzobon.
"Enny"
Ainda segundo a assessoria, até o ano passado, os estudantes
matriculados no Maria Martins eram atendidos nas salas cedidas pela
escola estadual Enny Tereza Longo Fracaro, também no bairro
Pozzobon. Com a nova unidade, os alunos passaram a ter um espaço
apropriado, com uma infraestrutura adequada.
Escola
está classificada para a grande final
11 de Agosto
Leia a materia publicada no jornal Diário
de Votuporanga 11/08/05
.................. Escola
local selecionada em concurso
O CEM (Centro de Educação Municipal) "Profa.
Maria Martins e Lourenço", de Votuporanga, foi classificado
para a fase final do Concurso Internacional de Criação
Multimídia - Undime/Visual Class. O evento acontecerá
no dia 2 de setembro, no Tec Education, no Shopping Frei Caneca,
na cidade de São Paulo.
A escola concorre com o projeto "Aqüífero Guarani",
o maior manancial de água doce subterrânea transcontinental
do mundo. Os alunos desenvolveram textos, desenhos, exercícios,
cartazes e gravaram textos em áudio para inserirem no projeto.
As crianças se divertiram e aprenderam muito utilizando esta
nova tecnologia, que muitos já dizem ser a ferramenta da
escola do futuro. Já está em desenvolvimento um outro
software sobre educação sexual, que deve ficar pronto
no segundo semestre.
O programa "Aqüífero Guarani" é vencedor
das fases regional, estadual e nacional, e agora disputa a internacional.
Ao todo, 44 instituições de todo o Brasil participaram
do concurso, e seis projetos foram classificados para a fase final
da modalidade Kids - para alunos de 4.ª série do Ensino
Fundamental -, e seis projetos na modalidade Experts - alunos de
5.ª a 8.ª série do Ensino Fundamental e 1.ª
a 3.ª série do Ensino Médio de escolas públicas
e privadas. Participam também dos dois projetos internacionais
nas duas modalidades.
Concurso
A primeira edição do concurso foi realizada em 2004,
apenas com escolas municipais. O grande número de inscrições
e o sucesso do concurso levaram o instituto a ampliar o público
alvo para a edição 2005, abrangendo também
as escolas públicas e privadas.
"Considerando o fato de a participação levar
os alunos a pensarem e a desenvolver projetos com objetivos pré-determinados,
isso colabora de forma expressiva para a formação
deles, além de elevar a auto-estima", comenta a diretora
do Departamento Pedagógico, Luzia Zirundi, da Secretaria
Municipal da Educação e Cultura.
Os estudantes terão 15 minutos para expor o trabalho. Votuporanga
será representada por três alunos, que serão
acompanhados pela coordenadora da escola, Rosicler da Cunha Moreira,
e o inspetor de alunos Luiz Roberto da Silva.
Projeto
Segundo o inspetor de alunos, várias informações
sobre o reservatório de águas subterrâneo foram
usadas para montar uma espécie de página na Internet,
com links e fotos - tudo numa linguagem lúdica e infantil.
"Estamos realizados porque trabalhamos muito com nossas crianças
para mostrar a elas a importância do aqüífero.
Conheceram inclusive o poço profundo da Zona Norte, que está
ligado ao Guarani", explicou a coordenadora da escola. Vinte
crianças participaram da pesquisa para o desenvolvimento
do projeto.
14 de Julho
.................. A
galera da escola Maria Martins e Lourenço esta participando
de um evento único e inovador. É o concurso Visual
Class 2005. O Visual Class é um programa de computador que
permite criar programas. Ele foi desenvolvido em Presidente Prudente
(com tecnologia nacional) para empresas e educadores que buscam
ilustrar melhor suas apresentações. Com uma concepção
simples, porém bem trabalhada é possível criar
programas com som, filmes, imagens textos, animações
em Flash e jogos. O C.E.M. Profª. Maria Martins e Lourenço
foi a única escola de Votuporanga a participar do projeto
e estará enviando seus material, que estará representando
a cidade. O programa desenvolvido é sobre o Aqüífero
Guarani o maior manancial de água doce subterrânea
transcontinental do mundo.As crianças desenvolveram textos,
desenhos, exercícios, cartazes e gravaram textos em áudio
para inserirem no projeto. Os alunos se divertiram e aprenderam
muito utilizando esta nova tecnologia, que muitos já dizem
ser a ferramenta da escola do futuro.Já esta em desenvolvimento
um outro software sobre educação sexual, que deve
ficar pronto no segundo semestre.
Para mais informações basta acessar o site www.classinformatica.com.br
________________________________________________________________________
PROERD entrega certificados
aos alunos do Maria Martins
27 de Junho
.................. Manter
as crianças longe das drogas, mostrando os seus efeitos e
ensinando-lhes cidadania e respeito ao próximo. Este é
o objetivo do PROERD, ministrado em todas as escolas da rede municipal.
NO CEM Profª Maria Martins e Lourenço a responsável
pelas aulas foi a cabo Aline.Os professores
também receberam certificados.E esperamos que este certificado
não seja apenas um pedaço de papel, e sim uma semente
que germinará e gerará bons frutos. A entrega dos
certificados aconteceu na quarta-feira, no ginásio Mário
Covas, confira as fotos:

________________________________________________________________________
22º Jogos da Juventude
18 de Junho
.................A escola C.E.M. Profª Maria Martins e Lourenço recebeu a delegação de Presidente Prudente, que disputou a 22ª edição dos Jogos da Juventude, na 3ª semana de junho.
.................Para ver as fotos da galera clique aqui. Para ver resultados, classificação, quadro de medalhas e notícias do evento entre no site oficial, clicando aqui.
________________________________________________________________________
Artigo de Cida Barreto é publicado em Jornal
17 de Junho
..................No dia 5 de Junho de 2005 , o Jornal A Cidade publicou mais um artigo de nossa professora da 3ª Série C- Cida Barreto.Mostrando total dominio do assunto o artigo recebeu muitos elogios dentre eles de várias pessoas da S.M.E.C. leia agora o texto na integra:
EDUCAÇÃO, O QUE É ISSO?
Esse é um tema tão abordado atualmente, não só no Brasil, mas no mundo todo e, mesmo assim, muitos ainda não compreenderam seu real significado.
Vivemos em um país onde grande parte da população “não tem educação”, e dizer isso não é exagerar, é simplesmente analisar o comportamento das pessoas, pessoas essas que não respeitam as leis do trânsito, matando ou morrendo por irresponsabilidade; muitos jogam lixo em qualquer lugar, sem preocupação nenhuma.Vemos ainda comerciantes que vendem bebidas alcoólicas à qualquer um, não se importando se o consumidor é menor de idade ou não; lugares públicos que poderiam e deveriam ser usados para lazer, sendo depedrados, pichados, usados como pontos de drogas ou coisas parecidas, enfim, é muito fácil perceber esses e vários outros fatores que comprovam essa falta de educação.
Sabemos que a única forma de se acabar ou pelo menos minimizar essa situação caótica, é através da conscientização, e para tanto é necessário que haja envolvimento de toda a sociedade.
Sabemos também que a responsabilidade de educar é das famílias, mas infelizmente muitas delas não tem estrutura necessária para que haja uma educação de maneira adequada.Portanto cabe a nós educadores, juntamente com outras entidades como a igreja por exemplo, darmos continuidade ou, em muitos casos, até mesmo iniciarmos esse processo.
Precisamos contribuir para que nossas crianças cresçam de forma diferente de grande parte dos adultos atuais, de forma que possam saber o que é educação, cumprindo seus deveres e dando bons exemplos.
As escolas de nossa cidade estão sempre aprimorando seus trabalhos, seus métodos educacionais, onde além de diversificados meios utilizados em sala de aula, também buscam através de projetos desempenharem essa função, o que, inclusive, faz com que nosso município tenha uma educação de qualidade, mas isso nem sempre é suficiente, fazendo no entanto, que nossos educadores procurem sempre descobrir novas maneiras para solucionarem esse problema.
Pensando na melhoria de nossa educação, acredito que seria válido incluir em nossas escolas uma nova disciplina que tratasse mais minuciosamente desse tema, onde uma hora/aula semanal fosse dedicada somente para esse assunto, conscientizando através de leituras relacionadas ao tema, músicas, aulas práticas, ou seja, despertando de alguma forma o interesse do aluno, para que o mesmo viesse a ter essa formação desde cedo, evitando problemas futuros como temos hoje.
Essa é apenas uma idéia e, considerando que uma idéia puxa a outra, quem sabe juntos (escola e sociedade) possamos construir, sim, construir_ o real significado da palavra EDUCAÇÂO e, conseqüentemente, praticá-la, não só na escola, mas principalmente fora dela!
________________________________________________________________________
Adeus Dora e Edson
30 de Maio
..................O dia 25 de Maio estava mesmo agitado na escola Maria Martins. Além do Challenge Day foi o dia de nos despedirmos de dois grandes amigos. Os funcionários Doraci Rosário Calazans e Edson Antonio Maciel eram funcionários temporários contratados pelo programa Votuporanga em Ação e no dia 25 de Maio a escola Maria Martins e Lourenço se despediu deles desejando-lhes boa sorte e deixando a porta de nossa escola aberta para recebê-los. Foi feita uma homenagem da escola para estes funcionários que com certeza deixarão muita saudade.
________________________________________________________________________
Maria Martins participa do Challenge Day!
30 de Maio
..................D ia 25 de Maio a escola C.E.M. Profª Maria Martins e Lourenço participou do Challenge Day, o dia do Desafio. Votuporanga venceu a cidade de Zacapa, na Guatemala. Os alunos, pais, professores e funcionários de nossa escola fizeram 15 minutos de exercícios físicos durante dois períodos (manhã e tarde), totalizando 700 pessoas, praticando atividade física.A atividades foram realizadas no pátio da escola sob o comando do professor Roger(Clube da Turma), que animou a galera e comandou os exercícios.O objetivo do evento é incentivar a pratica de esportes a toda a população. As duas cidades receberam o troféu de Mérito Comunitário.
________________________________________________________________________
Artigo do Professor Luciano é publicado no Jornal A Cidade
20 de Maio
..................Demonstrando mais uma fez que possui um corpo docente altamente qualificado, na quarta-feira dia 11 foi publicado no jornal A Cidade , na página 2 Caderno opinião um importante artigo de autoria do professor Luciano (4ª Série E), confira na Integra:
..........................................O que realmente importa para você?
..............“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!”.Quem não se lembra dessa maravilhosa frase do livro O Pequeno Príncipe, de Saint Exupéry?
..............Surpreendi-me a pouco tempo pensando nela. Não sei como, mas ela apareceu forte, constante e de maneira inquietante em meus pensamentos.
..............Sabemos que nossa vida é composta basicamente de diferentes (e por vezes conturbadas) relações humanas (com os familiares, com os colegas de trabalho, com nossos amigos, etc) que muitas vezes são jogadas no esquecimento por “prioridades mais urgentes”. É curioso perceber que a maioria delas é destruída ou esquecida em um segundo, sem considerarmos o tempo que levamos para construí-las e fortalecê-las...
..............Via de regra, nos detemos exatamente naquilo que não é realmente importante e necessário e nos esquecemos daqueles que tanto significam (ou já significaram) para nós.
..............Nada pode justificar a nossa ausência quando família e amigos a pedem. Amigos de verdade nunca se afastam; filhos, pais e irmãos, também não.
..............Todas as relações humanas (que nos são benéficas) são casos particulares de uma relação maior _ a do amor_ que nunca pode esfriar.
..............Como fica claro na frase de Exupéry, nos tornamos responsáveis por aqueles que amamos e também por aqueles que nós deixamos que nos amássemos.
..............Há quanto tempo não vê aquele amigo especial de alguns anos, meses (e porque não?) até de dias atrás? Há quanto tempo não o encontra para “jogar conversa fora”? Não liga para saber se ele está bem? Lembre-se de que você é responsável por aquele que cativas...
..............Sua carreira profissional pode ser promissora; sua conta bancária pode ter um saldo substancial, mas sem a capacidade de amar e confiar no outro, nada disso lhe trará felicidade.
..............A cumplicidade no olhar, o calor de um abraço, o afago no momento oportuno, a atenção dispensada, a correção na hora devida...isso sim deve ser valorizado e priorizado; isso sim nos torna mais humanos, mais vivos, mais felizes.
..............Pessoas que não amam, que não confiam no outro, que não se permitem cativar (e nem serem cativadas) são amargas e infelizes. São estas, aquelas pessoas que não encontram um sentido para viver e preferem “ir levando”.
..............Por favor, não vá simplesmente levando a vida. Viva intensamente. Que tal experimentar? Aproveite o dia de hoje para fazer com que o de outra pessoa seja feliz...abrace, cumprimente, manifeste interesse pelo próximo, por sua família, por seus amigos e seus problemas.
..............Ainda hoje há tempo para cativar e ser cativado e para mostrar que felizmente não perdemos a capacidade de amar e de sermos amados. Sabe essa pessoa que está do seu lado agora? Talvez ela precisa de somente de uma abraço...nao tenha vergonha ou medo...abrace...ame...se permita amar o outro e ser plenamente amado.
Ajude, auxilie, ampare, se preocupe com os seus. Lembre-se que a Bíblia afirrma (em I Timóteo 5:8) que “se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior que o infiel”
..............Vamos dessa maneira, construir o nosso mundo particular de maneira melhor...assim, conseqüentemente estaremos também contribuindo para que o mundo dos outros seja plenamente feliz. Será você capaz de aceitar esse desafio a partir de hoje?
________________________________________________________________________
Beatriz Alves é segunda colocada no Festival da Canção Infantil
05 de Maio

.................Beatriz Alves Carlos Pontes (3ª Série A) conquistou o segundo lugar no 5º Festival da Canção Infantil, realizado pela Prefeitura Municipal de Votuporanga, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura. A nossa loirinha ganhou um troféu, uma camiseta, R$300,00, homenagens de seus colegas de classe, além do título de aluna do mês de Abril.Parabéns Beatriz Show, você merece!
Para saber mais clique aqui.
________________________________________________________________________
Criadores do Portal Maria Martins fazem curso em São Paulo
05 de Maio
..................Os criadores do Portal Maria Martins On-Line Djalma Nogueira e Leandro Ferreira estiveram em São Paulo na última semana de Abril, acompanhados pelo Prof. Paulo(Escola Duarte) e pela técnica em Informática Janaina para conhecerem as novas mesas infantis que estarão chegando em breve em Votuporanga.Para conhecer mais sobre o assunto conheça o Blog do Treinamento.
________________________________________________________________________
Comemorações marcam a quarta-feira
20 de Abril
....................Tiradentes(21 de Abril), Descobrimento do Brasil(22 de Abril) e o dia do índio (19 de Abril) foram comemorados com atividades especiais na quarta-feira, aqui no C.E.M. Profª Maria Martins e Lourenço.Máscaras com temas indígenas, apresentações e leitura de poemas foram algumas das formas que os alunos usaram para comemorar e homenagear as datas.
E aqui no Portal Maria Martins On-Line, você pode conferir um pouquinho de como foram as comemorações em nossa rádio On-Line.
Clique aqui para ouvir as crianças
em nossa rádio.
________________________________________________________________________
 |
Beatriz Alves é classificada para as semifinais do 5º Festival da Canção Infantil
20 de Abril
....................A aluna Beatriz Alves Carlos Pontes (3ª Série A)foi classificada para as semifinais do 5º Festival da Canção Infantil de Votuporanga. A nossa loirinha cantou a música Canibal de Ivete Sangalo e está concorrendo na categoria Mirim. A semifinal acontece domingo dia 24/04, às 20h no Teatro Municipal. Beatriz, estamos torcendo por você!
|
________________________________________________________________________
 |
Alunos do C.E.M. Profª Maria Martins e Lourenço dão entrevista para a UNI-FM 96,5
17 de Abril
....................Os alunos Caroline Miranda (4ª Série A), Gustavo Mendes (4ª Série B), Jéssica Soares(4ª Série B), Daniel Dias(4ª Série C) e o inspetor Leandro Ferreira participaram do programa Música e Informação da UNI-FM no dia 13 de Abril. Ismael Di castro entrevistou toda esta galera e ajudou a divulgar ainda mais o nosso Portal.O destaque da entrevista foi a rádio On-Line, muito elogiada pelos internautas.Agradecemos a UNI-FM pelo espaço.
________________________________________________________________________
Portal Maria Martins On-Line é um grande sucesso
17 de Abril
....................Arrasa quarteirão. Assim pode ser definido o lançamento do Portal Maria Martins On-Line.Unanimidade. Professores, alunos, equipe, imprensa, pais e internautas aprovaram a idéia e todos querem colaborar para que o sucesso continue.
...............Foi um dos principais destaques da imprensa na terceira semana do mês de abril. Notícia de primeira página no Diário de Votuporanga(14/04), reportagem especial no Caderno 2 do Jornal A Cidade(14/04),alguns alunos que ajudaram a criar o Portal e o inspetor Leandro Ferreira deram uma entrevista ao vivo na UNI FM - 96,5 (13/04) no programa “Música e Informação”, o professor Djalma Nogueira foi recebido na Rádio Cidade e na Rádio Líder(15/04) para falar sobre o Portal Maria Martins On-Line e a TV Universitária esteve presente no evento que apresentou oficialmente o Portal aos nossos alunos em reportagem exibida no dia 15. O sucesso é tão grande, que em uma semana oficialmente no ar já tivemos mais de mil acessos em nossas páginas.
...............E você é um dos responsáveis pelo nosso sucesso! Ajude-nos a melhorar ainda mais nosso Portal.Envie críticas, sugestões, e-mail, divulgue-o...Vamos fazer juntos o melhor Portal de Educação Municipal do Brasil!
________________________________________________________________________ Jornal A Cidade faz reportagem especial sobre o Portal Maria Martins On-Line
17 de Abril
Na quinta-feira(14/04) o jornal A Cidade fez uma reportagem especial no Caderno 2, que ocupou a página inteira destacando o trabalho realizado pelo prof. Djama Nogueira e pelo inspetor Leandro, agradecemos aos nossos amigos do jornal pela bela reportagem.Confira-a na integra:
..............................................................Escola Na Net
Ester Alkimim Zanco
[email protected]
Cientes da importância do uso da internet como ferramenta para melhorar a qualidade do ensino público, escolas municipais de Votuporanga criam portais na web. Primeiro, foi a escola Professor Benedito Israel Duarte, que em janeiro deste ano inaugurou o site www.escoladuarte.zip.net. De carona, a escola Professora Maria Martins e Lourenço acaba de lançar o portal www.mariamartins.cjb.net, ainda em fase de testes, mas com acesso disponibilizado. O site foi desenvolvido pelo inspetor de alunos da escola, Leandro Ferreira, que também é webdesigner, em parceria com o professor Djalma Nogueira de Carvalho Neto, da unidade de ensino. "Como dou aulas à noite na escola Benedito e acompanhei a repercussão que teve o site daquela escola, pensei que também poderíamos criar um. Conversei com o Leandro, que entende de informática e ele desenvolveu o portal", conta Nogueira. Para "rechear" o site, o inspetor e o professor pesquisaram sobre a história da escola, quem foi a patrona e quais as principais conquistas. Com uma câmera digital emprestada pela secretaria municipal de Educação, clicaram alunos, professores, funcionários e o ambiente escolar. O resultado é um site com uma estética legal, ícones bem organizados, leve, de fácil acesso. Estão lá fatos históricos da escola, a vida e a obra da professora Maria Martins e Lourenço, mais de cem fotos, vídeos, calendário escolar, aluno destaque do mês, links para outros sites educativos e lúdicos e até uma rádio on-line. "Fizemos um estudo do conteúdo que seria interessante tanto para a escola como para a comunidade. As pessoas que têm acesso à internet e mantêm ligação com a escola podem conferir os trabalhos que são desenvolvidos na unidade de ensino, dar sugestões, participar", explica Ferreira. "A equipe escolar, comprometida com os objetivos educacionais e o desenvolvimento social e cultural dos alunos, pensou em um meio rápido, moderno e dinâmico de comunicação para estar promovendo a integração escola- sociedade", completa a diretora da escola, Ivanyr Aparecida da Silva Longo. No momento, Ferreira é o responsável pela atualização do portal e pelo material veiculado, mas a intenção é envolver os alunos na empreitada. "As crianças participarão com textos e redações", aponta o inspetor.
Rádio Web
No ano passado, os estudantes da Maria Martins e Lourenço desenvolveram, dentro do projeto "Época na Escola", um programa de rádio coordenado pelo professor Ivair Amorim, que também é locutor de rádio e pelo inspetor de alunos Luiz Roberto. Pelo projeto "Época na Escola", a revista Época envia exemplares às unidades de ensino para que os conteúdos das publicações sejam trabalhados em salas de aula. "As crianças passaram os assuntos da revista para a rádio on-line, realizaram entrevistas, foi super interessante. Queremos dar continuidade à rádio, promover novos programas", aponta Nogueira.
Aluno do mês
O portal da escola evidenciará, todo mês, um aluno destaque. A idéia é instruir as crianças para a formação do caráter e valorizar o respeito, a amizade, o companheirismo e a honestidade. Quem puxa a fila é o garoto Jackson Macedo de Souza, da 2ª Série E. Ele encontrou R$ 5 no pátio da escola e entregou o dinheiro à diretoria, atitude rara nos dias de hoje.
Usar com consciência
Para o professor Nogueira, as crianças devem ser orientadas quanto ao uso correto da internet. "A web disponibiliza conhecimentos variados, auxilia os alunos nos trabalhos escolares e os mantêm atualizados. So que é preciso saber usá-la para algo últil. Muitas crianças passam o dia todo na internet, jogando, o que não é saudável. Orientamos os estudantes quanto a isso", ressalta. O inspetor Ferreira destaca que o primeiro contato com a internet, na escola, pode despertar nas crianças o interesse para as pesquisas, para o aprendizado.
Sala pronta
A escola já possui uma sala reservada para informática e aguarda a cessão de computadores pela Prefeitura de Votuporanga. O projeto "Aprendiz do Futuro", da secretaria municipal da Educação, destina computadores às unidades de ensino municipais, mas, por enquanto, não há previsão para a aquisição de micros. "Vamos terminar de construir e equipar as escolas municipais, para garantir vagas a todas as crianças, para depois darmos continuidade ao projeto Aprendiz do Futuro", falou o secretário municipal da Educação José Aparecido Duran Netto. Enquanto os micros não chegam, Nogueira e Ferreira se viram como podem para apresentar o site às crianças que não têm acesso à internet. Amanhã, por exemplo, eles colocarão o micro no pátio da escola para que os estudantes acessem o portal.
A escola
A escola Maria Martins e Lourenço, no bairro Pozzobon, existe desde 2002. Até o ano passado, a unidade de ensino funcionava junto à escola Enny Tereza Longo Fracaro. Neste ano, um novo prédio, no Pozzobon, ficou pronto, mas ainda não foi inaugurado.
________________________________________________________________________
Portal Maria Martins On-Line é destaque também no jornal Diário de Votuporanga
17 de Abril
Na quinta-feira(14/04) o jornal Diário de Votuporanga fez uma reportagem especial no Caderno 2,com direito a destaque e foto na capa do jornal e tudo. A reportagem ocupou a capa do Caderno 2 e mostrou o interesse e a curiosidade das crinças pelo portal e o fabuloso mundo da Internet. A reportagem mostra o Portal como uma ferramenta de trabalho da escola e comenta que o ideial seria todas as escolas terem seu próprio Portal. Obrigado a equipe do jornal Diário de Votuporanga, a reportagem ficou muito bonita e ajudou a divulgar ainda mais o nosso Portal.
________________________________________________________________________
A.R.M.E. vence a disputa para o Grêmio Estudantil
12 de Abril
A chapa A.R.M.E. (Alunos Reunidos Melhorando a Escola) derrotou a G.E.I. (Grupo Estudante Infantil) em eleição ocorrida na segunda-feira(11/04).O resultado final ficou assim:
A.R.M.E.........................................................................................................................163 votos
G.E.I..............................................................................................................................107 votos
Brancos..........................................................................................................................01 voto
Nulos..............................................................................................................................01 voto
Total..............................................................................................................................272 votos
A chapa A.R.M.E. é composta pelos seguintes alunos:
Presidente: Nayara Tatiana do Nascimento Oliveira-4ª Série C
1º Tesoureiro: Debora Hiuri Fuzita- 3ª Série D
2º Tesoureiro: Juliana Teixeira de Oliveira-
4ª Série D
1º Secretário: Joyce Francieli Alves -
4ª Série D
2 º Secretário: Hemili Molinari de Souza - 3ª Série B
Diretora Social: Yasmin Constante da Silva- 4ª Série A
Diretor de Esporte: Bruno Santos Costa- 4ª Série B
Diretor de Imprensa: Mateus Souza Gonçalves- 3 ª Série A
Oradora: Mayara Teodoro Rocha- 3 ª Série B
1º Suplente: Jefferson dos Santos Oliveira- 3 ª Série A
2º Suplente:
Letícia Esteves de Carvalho- 3 ª Série D
________________________________________________________________________

Distribuição da carteirinha escolar começa na segunda
11 de Abril
Começou hoje a distribuição das carteirinhas escolares referentes ao ano de 2005.O modelo possui o novo logotipo da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, nome completo do aluno e seus responsáveis, endereço, telefone, número do R.A., impressão digital, unidade escolar que estuda, série, data de nascimento, data de expedição e validade.Caso haja dados incorretos, procurar o secretário Zequinha para a correção dos mesmos.
________________________________________________________________________
Eleição do Grêmio acontece dia 11 na Segunda
08 de Abril
O Grêmio estudantil do ano de 2005 será escolhido segunda-feira (11/04)pelos alunos do período da manhã, na escola C.E.M. Profª Maria Martins e Lourenço.Estão concorrendo duas chapas: G.E.I. (Grupo Estudante Infantil) e A.R.M.E. (Alunos Reunidos Melhorando a Escola). O resultado sai na terça-feira dia 12.
________________________________________________________________________
Representantes do COC visitam nossa escola
05 de Abril
Representandes do COC estiveram em todas as escolas da rede municipal durante a segunda semana do mês de Abril. No C.E.M. Profª Maria Martins e Lourenço a visita foi tranquila, os professores vieram de Ribeirão Preto para avaliar o aproveitamento dos alunos com a utilização da apostila do COC, colheram sugestões dos professores para aperfeiçoa-la e observaram um ótimo aproveitamento do mesmo em nossa escola. As apostilas do COC são usadas em todas as escolas da rede municipal desde 2003 e melhoraram a qualidade do ensino público fundamental da rede municipal.
________________________________________________________________________
Portal Maria Martins On-Line está no ar para testes
04 de Abril
Estamos com o Portal Maria Martins On-Line no ar para testar velocidade de comunicação, troca de dados e envio de informações. Em breve estaremos no ar oficialmente, aguardem.
____________________________________________________________________________________
Dentistas visitam o C.E.M. Profª Maria Martins e Lourenço
1º de Abril
Nossa escola recebeu nos dias 30,31 de março e 1º de Abril a visita de dentistas da Secretaria Municipal da Saúde, que orientaram os alunos a escovar os dentes da maneira correta. Foi exibido um filme educativo sobre a prevenção de cáries, e as crianças tiraram suas duvidas sobre o assunto.
____________________________________________________________________________________
|