Lista de Livros Traços Biográficos
| |
Chico, O
Homem Amor
VIDA
INFÂNCIA
- Francisco Cândido Xavier nasceu em Pedro Leopoldo (MG), no dia 2 de abril
de 1910.
- Filho de operário inculto e de humilde lavadeira, ficou órfão de mãe
aos cinco anos de idade.
- Seu pai se viu obrigado a entregar alguns dos seus nove filhos aos
cuidados de pessoas amigas e Chico Xavier ficou com sua madrinha, mulher
nervosa que o maltratava cruelmente.
- Nos seus momentos de angústia, um anjo de Deus, que fora sua mãe na
Terra, o assistia, quando, desarvorado, orava nos fundos do quintal:
"Tenha paciência, meu filho! Você precisa crescer mais forte para o
trabalho. E quem não sofre não aprende a lutar".
- O menino aprendeu a apanhar calado, sem chorar. Diariamente, à tarde, com
vergões na pele e o sangue a correr-lhe em delgados filetes pelo ventre,
ele, de olhos enxutos e brilhantes, se dirigia para o quintal, a fim de
reencontrar a mãezinha querida, vendo-a e ouvindo-a, depois da oração.
- Algum tempo depois, terminou seu martírio. Seu pai casou-se novamente e
sua madrasta, alma boa e caridosa, o recolheu carinhosamente, a ele e a
todos os irmãos que estavam espalhados.
- A situação era difícil. A guerra acabara e graçava a gripe espanhola.
- O salário do chefe da família dava escassamente para o necessário e os
meninos precisavam estudar.
- Foi então que a boa madrasta teve uma idéia: plantar uma horta e vender
os legumes.
- Em algumas semanas, o menino já estava na rua com o cesto de verduras.
Desta forma, conseguiram encher o cofre e voltar a freqüentar as aulas.
- Em janeiro de 1919 Chico Xavier começou o ABC.
- Com a saída do chefe da casa para o trabalho e das crianças para a
escola, a madrasta era obrigada, algumas vezes, a deixar a casa a sós, pois
precisava buscar lenha à distância.
- Foi então que surgiu um problema: a vizinha, se aproveitando da ausência
de todos, passou a colher a verduras e, sem verduras, não haveria dinheiro
para as despesas da escola.
- Preocupada, a madrasta, não querendo ofender a amiga, pediu a Chico
Xavier que, pedisse um conselho ao espírito de sua mãe.
- À tardinha, o menino foi ao quintal e rezou como fazia sempre que queria
conversar com sua mãe e lhe contou o problema. Sua mãe lhe disse que
realmente não deviam brigar com os vizinhos e lhe deu uma sugestão: toda
vez que sua madrasta se ausentasse, que desse a chave de casa à vizinha,
para que ela tomasse conta da casa.
- Dessa forma, a vizinha, responsável pela casa, não tocou mais nas
hortaliças.
- Passados todos esses problemas, o menino não viu sua genitora com tanta freqüência.
Mas passou a ter sonhos.
- À noite, levantava-se agitado e conversava com locutores invisíveis. De
manhã, contava as peripécias de pessoas mortas, coisas que ninguém podia
compreender!
- O pai resolveu levá-lo ao vigário de Matozinhos, que, após ouvi-lo,
recomendou que o garoto não lesse mais jornais, revistas, livros.
Disse-lhe que ninguém volta a conversar depois da morte e que era o demônio
que lhe estava perturbando.
- O menino chorava nos braços de sua madrasta, criatura piedosa e
compreensiva.
- Ao conversar com sua mãe, triste por não ser compreendido por ninguém,
escutou dela que precisava modificar seus pensamentos, que não deveria ser
uma criança indisciplinada, para não ganhar antipatia dos outros. Deveria
aprender a se calar e que, quando se lembrasse de alguma lição ou experiência
recebidas em sonho, que ficasse em silêncio. Precisava aprender a obediência
para que Deus, um dia, lhe concedesse a confiança dos outros.
- E durante 7 anos consecutivos, de 1920 a 1927, ele não teve mais qualquer
contato com sua mãe. Integrado na comunidade católica, obedecia às obrigações
que lhe eram indicadas pela Igreja. Confessava-se, comungava, comparecia
pontualmente à missa e acompanhava as procissões.
- Em 1923 terminou o curso primário, no Grupo. Levantava-se às seis da
manhã para começar, às sete, as tarefas escolares e entrando para o serviço
da fábrica às três da tarde, para sair às onze da noite.
- Em 1925 deixou a fábrica, empregando-se na venda do Sr. José Felizardo
Sobrinho, onde o trabalho ia das seis e meia da manhã às oito da noite.
As perturbações noturnas continuaram. Depois de dormir, caía em transe
profundo.
- Em 1927 uma de suas irmãs caiu doente. Um casal de espíritas, reunido
com familiares da doente, realizaram a primeira sessão espírita que teve
lugar na casa. Na mesa, dois livros: "O Evangelho Segundo o
Espiritismo" e o "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec.
- Pela mediunidade de D. Carmem, sua mãe manifestou-se: "Meu filho,
eis que nos achamos juntos novamente. Os livros à nossa frente são dois
tesouros de luz. Estude-os, cumpra com seus deveres e, em breve, a bondade
divina nos permitirá mostrar a você seus novos caminhos. "
- A primeira e única professora de Chico que descobriu sua mediunidade
psicográfica foi D. Rosália. Fazia passeios campestres com os alunos que
deveriam, no dia seguinte, levar-lhe uma composição, descrevendo o
passeio. A de Chico tirava sempre o primeiro lugar.
- Desconfiada, D. Rosália, um dia, fez o passeio mais cedo e, na volta,
pediu que os alunos fizessem a composição em sua presença. Chico,
novamente, tira o primeiro lugar, escrevendo uma verdadeira página literária
sobre o amanhecer e daí tirando conclusões evangélicas.
- Rosália mostrou aos amigos íntimos a composição e todos foram unânimes
em reconhecer que aquilo, se não fora copiado, era então dos espíritos.
ATIVIDADES MEDIÚNICOS EM PEDRO LEOPOLDO
- Ao entrar para o funcionalismo público, como datilógrafo, na Fazenda
Modelo do Ministério da Agricultura, começa a demonstrar sua admiração
pela natureza. Distante 6 quilômetros da cidade, em contato com a natureza,
ama até as pedras e os montes pensativos. Vê em tudo poesia e oração,
trata as árvores como irmãs e compreende como poucos a alma do grande
todo. Vê em tudo poesia e vida, verdade e luz, beleza e amor e, acima de
tudo, a presença de Deus!
- Em maio de 1927 foi realizada a primeira sessão espírita no lar dos
Xavier, em Pedro Leopoldo.
- Em junho do mesmo ano foi cogitada a fundação de um núcleo doutrinário.
- Em fins de 1927 o Centro Espírita Luiz Gonzaga, sediado na residência de
José Cândido Xavier, que se fez presidente da instituição, estava bem
frequentado. As reuniões se realizavam às segundas e sextas-feiras.
- A nova sede do Grupo Espírita Luiz Gonzaga foi construída no local onde
se erguia, antigamente, a casa de Maria João de Deus, genitora de Chico
Xavier.
Em 8 de julho de 1927, Chico Xavier fez a primeira atuação do serviço
mediúnico, em público.
- Seu primeiro livro psicografado foi publicado em 1931.
- Em 1931, Chico passou a receber as primeiras poesias de "Parnaso de
Além -Túmulo", que foi lançado em julho de 1932.
- Em 1950, Chico Xavier havia recebido, pela sua psicografia, mais de 50 ótimos
livros. Vivia no apogeu de triunfos mediúnicos. Estava conhecidíssimo no
Brasil e no mundo inteiro.
- O Parnaso de Além Túmulo, por si só, valia pelo mais legítimo dos
documentos, validando-lhe o instrumental mediúnico, o mais completo e
seguro que o Espiritismo tem tido para lhe revelar as verdades, inclusive o
intercâmbio das idéias entre os dois Mundos.
- Além disso, recebera romances , livros e mais livros, versando assuntos
filosóficos, científicos e, sobretudo, realçando o espírito da letra dos
Evangelhos, escrevendo e traduzindo, de forma clara e precisa, as Lições
consoladoras e imortais do Livro da Vida.

ATIVIDADES MEDIÚNICAS EM UBERABA
- Em 5 de janeiro de 1959 mudou-se para Uberaba, sob a orientação dos
Benfeitores Espirituais, iniciando nessa mesma data, as atividades mediúnicas,
em reunião pública da Comunhão Espírita Cristã.
- Deu ele, então, início à famosa perigrinação. Aos sábados, saindo da
"Comunhão Espírita-Cristã", o bondoso médium visitava alguns
lares carentes, levando-lhes a alegria de sua presença amiga, acompanhado
por grande número de pessoas afinizadas. Sob a luz das estrelas e de um
lampião que seguia à frente, iluminando as escuras ruas da periferia, ia
contando fatos de grande beleza espiritual.
- A cidade de Uberaba, desde a sua vinda para cá, transformou-se num pólo
de atração de inúmeros visitantes das mais variadas regiões do Brasil, e
até mesmo do exterior, que aqui aportam com o objetivo de conhecer o médium.
- Aqueles que conhecem a sua vida e a sua obra não medem distâncias para vê-lo.
- Seu trabalho sempre consistiu na divulgação doutrinária e em tarefas
assistenciais, aliadas ao evangélico serviço do esclarecimento e
reconforto pessoais aos que o procuram.
- Os direitos autorais de seus livros publicados, em torno de 340, são
cedidos, gratuitamente, às editoras espíritas ou a quaisquer outras
entidades.
- Quanto à fortuna material, ele continua tão pobre quanto era. Chico é
um homem aposentado e recebe somente os proventos de sua aposentadoria.
- Do ponto de vista espiritual, Chico Xavier é, a cada dia que passa, um
homem mais rico: multiplicou os talentos que o Senhor lhe confiou, através
de seu trabalho, de sua perseverança e da sua humildade em serviço.
- Com a saúde debilitada, Chico Xavier vem confirmando, nos últimos
tempos, a sua condição de um autêntico missionário do Cristo, pois
impossibilitado de comparecer às reuniões do Grupo Espírita da Prece, ele
tem reunido as forças que lhe restam para continuar, em casa, a tarefa da
psicografia.
- E, embora debilitado, continua de ânimo firme e a alma com grande
capacidade de trabalho.
- Chico Xavier ama a tarefa que o Senhor lhe concedeu.
|