INFORMATIVO
Pela primeira vez, desde a nossa fundação em 1996, estamos em vias de realizar uma significativa mudança.
Em Junho próximo, a atual diretoria completará seu mandato de 2 anos, sendo então a época da RENOVAÇÃO. Passaremos por um processo eleitoral que enseja, como tantos outros, a salutar idéia de discutir novos rumos e somar novas aspirações a todo o trabalho que vem sendo desenvolvido.
Cabe considerar o que existia em pró do segmento antes de nossa fundação em contrapartida à relevância que os profissionais do nosso Estado representam a nível nacional no momento. Como exemplo, citamos as articulações com o IBI, para formação da primeira regional, aqui no Rio de Janeiro.
Todo este trabalho não pode se perder, sem sua devida continuidade, considerando, como sempre a importância da participação de cada um.
Em suma, trata-se do momento mais estimulante e enriquecedor para todas as formas de agremiações. Através da exposição de diferentes opiniões, compõem-se linhas de pensamentos com sugestões de criticas, gerando facções e tendências que nos levam à RENOVAÇÃO.
Nesta época de "vacas magras", vemo-nos constantemente confrontados com concorrentes não estabelecidos legalmente que nos trazem muitos prejuízos diretos e indiretos, pois os mesmos não pagam impostos nem garantem nada do que fazem. Não queremos aqui fazer um sermão das virtudes do pagamento dos INSS, ISS, CONFINS, IRPJ, etc., etc. Como empresas legalmente instaladas, os nossos associados não têm escolha senão pagarem o que a lei lhes obriga. Como o contratante normalmente não é atingido diretamente por essas leis, procura fugir aos altos custos contratando "por-baixo-do-pano" diretamente profissionais ou biscateiros. Cabe a nós advertir os nossos potenciais clientes de que na realidade o seu custo final ficará muito mais caro. O mais óbvio é que sem um contrato por escrito que especifique o trabalho a ser feito, os custos envolvidos e a garantia fornecida ele não terá praticamente nenhuma proteção legal. Se aquele "profissional" resolver "sumir" no meio do trabalho, ou resolver de uma hora para a outra aumentar o seu preço, o contratante nada pode fazer senão aceitar o prejuízo. Então sobre a garantia, nem se fala...
Solicitamos a todos que não deixem de responder à pesquisa enviada. É de fundamental importância conhecimento do perfil geral de nosso mercado, considerando que teremos os resultados da pesquisa anterior, como fonte comparativa, poderemos começar a entender a evolução de nosso segmento.
A devolução da pesquisa poderá ser através de correio, com o envelope já enviado em conjunto ou depositando-a na urna da AEI
Já foi publicada e encontra-se à disposição no Sindicado dos Trabalhadores da Construção Civil a convenção coletiva para o período de l998 -1999. Nesta convenção encontra-se a tabela de salários vigentes para o período
No Informativo de Janeiro/Fevereiro formos todos convocados para uma importantíssima reunião que foi realizada em 18 de Fevereiro, para a votação da nossa 1ª alteração estatutária.
Esta alteração se insere no que diz respeito ao projeto de fusão da nossa Associação com o Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI). Na verdade, as decisões tomadas naquela reunião, visam a adequar o nosso estatuto ao que preconiza o similar do IBI. As duas alterações propostas, as quais foram apresentadas pelo engº José Augusto, foram aprovadas por unanimidade e ficaram com a seguinte redação:
1º - Art 2º, sub-item "E": Incentivar a criação do IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização no Estado do Rio de Janeiro, agregando as empresas que constituem esta Associação.
2º - Com relação ao quadro social – Art 3º: empresa ou pessoa física que atuem no setor de impermeabilização, tais como: projetistas, consultores, pesquisadores, aplicadores, fabricantes, comerciantes, usuários públicos, imprensa, ensino, estudante individual e estrangeiro.
Parágrafo único: As categorias de projetistas, consultores e aplicadores deverão estar devidamente regularizados junto ao CREA.
Conforme anunciado do informativo anterior, continuam as articulações da nossa diretoria para fomentar o curso de impermeabilização a ser ministrado pela AEI/IBI no mês de Maio próximo nas dependências da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O curso será direcionado para engenheiros, arquitetos e estudantes dos cursos de engenharia. A certificação será dada pela própria instituição (UFF). Aos interessados sugerimos uma pré-inscrição na secretaria da AEI (tel 580-8902 - sra. Edna), para garantir uma vaga.
1º ENCONTRO NACIONAL DE IMPERMEABILIZAÇÃOEstamos programando para o próximo mês de Outubro o I Encontro Nacional de Impermeabilização que é também o II Encontro Regional de Impermeabilização que também será sediado nas dependências da UFF. O tema do encontro abordará a questão do meio ambiente relativo à impermeabilização como: despoluição da Baía da Guanabara, rios e lagoas, impermeabilização de centrais de tratamento de esgotos e despejos industriais, impermeabilização de lixões e usinas de lixo. Por sugestão do presidente da AEI, poderão ser apresentados trabalhos relacionados à poluição causada pelas enchentes de verão, comuns à cidade do Rio de Janeiro e cuja redução dos seus efeitos, poderá ser a utilização de jardins nas coberturas a fim de reter a água por algum tempo. O engº José Augusto, vice-presidente da AEI, sugeriu a apresentação de algum trabalho sobre o aproveitamento das águas pluviais para descargas sanitárias e limpeza de edifícios, o que geraria uma grande economia.
Constatamos que o pagamento das mensalidades de vários associados estão em aberto. Pedimos urgência no sentido de colocar estes débitos em dia para o nosso funcionamento regular. Lembre-se, a Associação é nossa, e cada membro tem a responsabilidade do seu sustento.
A nossa próxima reunião ficou marcada para o dia 13 de Maio, uma Quarta-Feira às 18:00 horas. A sua presença é muito importante!