INFORMATIVO

 

 


Um novo Ano...

Nos limiares do ano 2000, um ano realmente NOVO, é o que esperamos para 1999. Temos a esperança de que os percalços e sustos passados durante este que se vai, não se repitam e daqui a 12 meses e alguns dias possamos entrar no novo milênio mais tranqüilos e de fé renovada. Feliz Ano Novo para todos.

Aconteceu

Convênio AEI/SENAI

Foi assinado convênio entre a nossa Associação e o SENAI com o intuito de organizar e desenvolver programas de treinamentos de impermeabilizadores em nível operacional, supervisão e superior, assim como eventos de informação técnica e demais projetos de apoio ao desenvolvimento do setor. Este ato foi um passo muito importante para a Associação, que vê assim serem coroados os esforços dos seus associados mais atuantes para o alcance dos objetivos que norteiam os estatutos da AEI.

Reuniões AEI

Com a intenção de dinamizar as nossas reuniões mensais, estamos procurando trazer para palestras e apresentações pessoas e produtos que possam ser de nosso interesse. Assim já tivemos uma apresentação da SIKA e na última tivemos a apresentação da LAFARGE, do grupo do cimento MAUÁ, que nos apresentou a argamassa de pega rápida RAPMASSA que despertou o interesse de todos os presentes, sendo discutidas todas as suas capacidades e viabilidade de emprego nos nossos serviços.


Dicas & Eventos

Curso

Dentro do convênio já citado, acontecerá o CURSO DE TECNOLOGIA BÁSICA DA IMPERMEABILIZAÇÃO dirigido a mestres-de-obra, encarregados e profissionais da área. O mesmo realizar-se-á nas dependências do SENAI, na Rua Moraes e Silva, 53, no período de 14 a 18 de dezembro próximo no horário das 18:30 às 21:30. Informações pelo telefone 569-1322 – ramal 274.

Efluentes Industriais

Dia 9 de dezembro às 18 horas será proferida palestra técnica sobre a Caracterização e Monitoramento de Efluentes Industrias, no Auditório do CREA, tel 221-3662.

11º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização e 3º Simpósio Latino Americano de Impermeabilização

Será realizado no Rio de Janeiro, em Março de 2000.

 

 

 

 

 


Informação técnica

O fenômeno da condensação II- (autor da pesquisa: engº Manuel Q Monteiro)

(continua do informativo anterior) .Fazendo um ensaio no diagrama de Mollier com as condições atmosféricas registradas no Rio de Janeiro no dia 27 de Novembro, em que tivemos o ar à temperatura de 28 ºC e a umidade relativa a 80%, o ponto de orvalho ocorre a 25ºC. Nesta época do ano é possível encontrar dentro do Rio locais com superfícies com temperaturas abaixo desta, como é o caso de alguns subsolos.

Casas situadas em certos microclimas, como no Alto da Boavista, sofrem muito com este fenômeno, pois a temperatura das paredes internas corresponde normalmente à temperatura média local, que é relativamente baixa e inferior ao ponto de orvalho que o ar externo assume num dia de verão quente e úmido e certamente provocará condensação superficial sobre estas paredes.

É claro que estamos tratando do fenômeno como se ele fosse perfeitamente estático, o que na realidade não ocorre devido às diversas barreiras construtivas, correntes de ar, etc. Na prática, os traços de umidade aparecem principalmente nos seguintes locais:

O caso de caixões perdidos totalmente confinados podem ser uma dor de cabeça para os profissionais da impermeabilização se certos cuidados não forem tomados. O exemplo exposto na figura ao lado é muito comum nas construções de coberturas no Rio de Janeiro. O vapor de água se difunde através da alvenaria que tem uma alta permeabilidade ao vapor e ao encontrar as superfícies frias do fundo da jardineira se condensa criando verdadeiros depósitos de água dando origens a infiltrações aparentemente inexplicáveis em dias de pleno sol e calor. Sobre este assunto ficamos por aqui. Se algum associado quiser acrescentar algo mais, o informativo está à disposição.

Hosted by www.Geocities.ws

1