|
|
|
|
|
|
|
Boletim Mensal * Ano V * Março de 2007 * Número 48 |
|
|
|
Não nasci em Pernambuco... mas sou, orgulhosamente, Nordestino
|
|
Alex Gutemberg Texto publicado no jornal O Estado do Paraná, em 11/02/2007
|
|
|
O Nordeste brasileiro é um mundo à parte. O que os portugueses fizeram com o povo da região, durante 4 séculos, foi criminoso. Usaram as índias. Ou melhor, estupraram as índias aos milhões e depois as pobres negras escravas. Os portugueses disseram ao mundo que tinham encontrado o Brasil em 1500. Começaram a colonização, depois de terem dividido o território em capitanias, em 1530. Pelas suas contas, quatro séculos depois, em 1930 nós, os portugueses ainda andávamos estrupando índias quando já fazia mais de um século (108 anos) que o Brasil era independente. Você não estará ligeiramente enganado??? Por essa altura, um cabo austríaco era o chefe do país de seus ancestrais e estava purificando a raça ariana naqueles hotéis de luxo chamados de Dachau, Auschwitz, Buchenwald, etc, etc. Obviamente não assumiram as proles, pelo contrário, deixaram as coitadas grávidas, os maridos traídos na marra e ainda acabaram com as virgens indígenas, que não tinham a menor idéia do que estava se passando. O custo social disso tudo foi gigantesco. Todo brasileiro sofre até hoje. Você tem razão, o custo social, político e humano para daqui expulsar o invasor flamengo comandado por um mercenário conde alemão e um exercito onde a maior parte de seus oficiais e soldados eram alemães foi monstruoso. Veja seu mal informado jornalista quem foram os heróis que não deixaram este País ser dividido para que indivíduos como você nem saibam dignificar e honrar a Pátria onde vivem. O comandante das forças luso brasileiras que lutaram contra o invasor era o mestiço João Fernandes Vieira, filho de um branco e de uma mestiça, o comandante das forças em combate, António Dias Cardoso, era filho de uma chilena e de um português, Henrique Dias era negro, ex-escravo, Filipe Camarão era índio e Jerônimo de Albuquerque era filho de um português e uma índia. Centenas de índios, brancos, negros, mestiços, mamelucos e de todas as raças que você possa imaginar deram a vida para defender este Grandioso País de que você desconhece a gloriosa história. Essa violência criminosa destruiu várias sociedades de tribos nordestinas, humilhou ainda mais as negras e os negros e gerou uma civilização estranha, de miseráveis, com poucas oportunidades, que influencia uma nação e não consegue se desenvolver por causa dessa contínua falta de assistência. Eles estão mais sujeitos a doenças, aos problemas sociais e a violência do que o povo do Sul do Brasil. Não resistem. Vê-se que você não sabe nem a História do Nordeste nem a de seu Estado. Que espécie de jornalista você é? Foi o espanhol Cabeza de Vaca que recebeu a missão de governar a província de Guairá e após atravessar os campos de Curitiba, atravessou o Paraná e chegou até Assunção.Os índios Guaranis, sob o comando de Guairacá revoltaram-se e lutaram contra a ocupação espanhola. Foi essa resistência indígena que fez, num primeiro estágio, aumentar, mais para sul os limites do Tratado de Tordesillas embora só mais tarde, pela ação dos Bandeirantes portugueses e luso brasileiros foram delimitadas as fronteiras quase como as que hoje existem pelos tratados de 1750 e 1755. Os seus ancestrais chegaram no século XIX quando seu atual estado vivia de vender gado e cavalos na feira de Sorocaba. (fonte Guias dos Bens Tombados do Brasil, coordenação de Maria Elisa Carrazzoni, Editora Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, 1987. Essas contínuas gerações de mamelucos e cafuzos, resultado de uma miscigenação desenfreada -e aqui um parêntese, não existe preconceito nesta afirmação, pois os brancos não podem nem viver perto de índios para não contaminá-los com nossas doenças esquisitas, quanto mais ter relações consangüíneas, sofre diariamente. Passa fome continuamente. Foram essas maravilhosas misturas que criaram a orgulhosa e digna RAÇA BRASILEIRA e fizeram do Nordestino aquele “cabra macho” que olha, olho no olho os seus inimigos e jamais se esconde covardemente nas folhas de um jornal que, 24 horas depois de nascer, vira lixo. Eles têm seus direitos sociais e civis cassados pelas minorias brancas, pelos políticos e até mesmo por seus conterrâneos. O trabalho escravo persiste por todos os cantos. O que se ouve de Salvador a São Luís são avisos constantes aos turistas, ou a quem tem a pele branca: cuidado, não saia com a máquina fotográfica. Não saia com esse tênis, não leve dinheiro para a rua. Cuidado na praia, os ladrões estão em todos os cantos. A liberdade não existe entre eles. Existe sim o medo crônico, uns dos outros, às vezes de pessoas maltrapilhas e famintas, que podem ser bandidos ou apenas mendigos. O povo nordestino vive num mundo à parte. As cidades são imundas, o crime compensa e a exploração por meia dúzia de coronéis em cima do retirante, do miserável é uma constante infinita. Eles não têm noção de limpeza, de educação, de respeito entre eles mesmos. São muito hospitaleiros. O povo de uma maneira geral, trata bem o sulista. Entretanto, acham que o futuro da humanidade está nos Bolsas-Esmolas do Lula, que, certamente será o novo Padim Padre Cícero da região. Um santo. Nesse mundo diferente, longe da globalização, até os ricos e mais letrados acreditam no Lula, no governo petista. Pior, sabe lá o que se passa na cabeça desse povo mal alimentado, para adorar seus políticos, como Inocêncio de Oliveira, Antônio Carlos Magalhães, José Sarney e clã, entre outros. Que eu saiba, nada existe contra a dignidade e honestidade do Dr. Inocêncio de Oliveira, do Dr. António Carlos Magalhães, do ex-presidente da Republica Dr. José Sarney e sua família e os outro que você nem soube citar, Marechal Deodoro da Fonseca, o alagoano que implantou a Republica dos Estados Unidos do Brasil e foi seu primeiro Presidente, do Dr. Marco Maciel, durante dois mandatos vice-Presidente da Republica, do Dr. Miguel Arraes que foi 3 vezes Governador de Pernambuco, do Dr. Jarbas Vasconcelos que governou por 2 vezes e do Dr. Eduardo Campos que foi Ministro e é o atual Governador desse Glorioso Estado Nordestino. Já pensou que eles o poderão processar por difamação??? Espero que o façam.
|
|
|
Para pensar no domingão Cenas do cotidiano nordestino
|
|
|