

O Alegrense é bicampeão capixaba. O título foi conquistado na tarde do domingo, 16 de Junho de 2002, em partida realizada no Estádio Benedito Teixeira Leão, em Alegre.
O Rio Branco, que precisava da vitória para quebrar um jejum de 16 anos, não conseguiu passar pela marcação do adversário e ficou com o vice-campeonato. O jogo terminou empatado em 1 a 1.
| Classificação |
| 1 | Alegrense | 38 Pontos |
| 2 | Rio Branco | 31 Pontos |
| 3 | Serra |
31 Pontos |
| 4 | Estrela | 30 pontos |
| 5 | São Mateus | 27 Pontos |
| 6 | Veneciano | 23 Pontos |
| 7 | Cachoeiro | 23 Pontos |
Principais artilheiros
| Reiges | Alegrense | 13 Gols |
| Marcelinho Bambam | São Mateus | 10 Gols |
| Amaral | Serra | 08 Gols |
| Binha | Veneciano | 07 Gols |
| Alexandre | Estrela | 07 Gols |
| Tarcisio | Linhares | 06 Gols |
| Paulinho | Linhares | 05 Gols |
| Ronicley | São Mateus | 05 Gols |
|
Alegrense empata e leva o bi
17/06/2002 - Fonte: Jornal A Gazeta - Vitória - ES - Foto: Nestor Muller
Gustavo Tenório e Julius Cézar Carvalho
Alegre – Justiça na decisão do Campeonato Estadual. O melhor time da competição ficou com o título. O Alegrense empatou ontem em 1 a 1 com o Rio Branco, no Benedito Teixeira Leão, em Alegre, e se sagrou bicampeão. Se o Estadual fosse por pontos corridos, o Alegrense já teria sido campeão. O time de Alegre terminou a fase de classificação em primeiro lugar com 35 pontos contra 31 do Rio Branco, que ficou em terceiro. Além disso marcou 32 gols e levou 16. O time capa-preta fez 27 e levou 21. E tem mais: o Alegrense teve o artilheiro da competição. Reiger marcou 13 vezes. Mas como o regulamento prevê a disputa de uma final, Alegrense e Rio Branco foram a campo disputar o título em duas partidas A primeira, no último dia 9, foi no Kleber Andrade, e que terminou 0 a 0. E ontem as duas equipes voltaram a campo para finalmente decidir quem ficaria com o título. O jogo não foi um primor de qualidade técnica graças ao péssimo estado do gramado do Benedito Teixeira Leão. O que se viu foi muito chutão e jogadas aéreas. Mesmo assim, os dois times fizeram uma partida razoável. O jogo O Alegrense começou melhor e chegou ao gol num lance de bola aérea. Ronaldo cobrou lateral na área, Carlos desviou de cabeça, a defesa falhou e Bujica, oportunista, fez de cabeça. Passado o susto, o Rio Branco se adaptou ao piso e às pequenas dimensões do campo e melhorou. E teve duas chances de marcar. Uma com Fábio Henrique, aos 11, e outra com Marcelo Cabeção, aos 16. O gol de empate saiu aos 28. Marcos Roberto foi lançado e desviou de Dirley, a bola ia entrando quando Luís Cláudio salvou em cima da linha. Eduardo pegou o rebote, driblou o marcador e chutou fraco. Dirley falhou e permitiu o gol adversário. No segundo tempo, o jogo melhorou no final quando o Rio Branco passou a pressionar. Mas um dos destaques da decisão foi o goleiro Erivélton com pelo menos três grandes defesas. Sergipano e Carlos foram expulsos. |