Intercâmbio

 

 

           

        Vagner Martins Cardoso Braga ([email protected]) da cidade de Belém, veio da Universidade Estadual do Pará para Juazeiro do Norte – Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – FMJ, para o departamento de Nefrologia no período de 31/07/2006 até 18/08/2006.

            Inscreveu-se para o estágio porque queria conhecer outra cidade, queria fazer estágio fora e queria aprofundar seus conhecimentos em uma disciplina particular. Ela conseguiu as informações através da Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV).

            Ele não estava tão informado, pois não pôde participar da reunião onde foram explicados todos os pré-requisitos para a realização do intercâmbio. A acessibilidade dos CLEVs de sua faculdade era complicada, pois a coordenadora estava em um semestre onde as aulas são fora da universidade, mas bastava apenas um telefonema para se informar dobre algo. A partir do momento em que ele foi selecionado todas as orientações foram dadas pela coordenadora. . Conheceu o intercâmbio Nacional/SCOPE da DENEM no centro acadêmico e através de cartazes e sua carta de aceitação chegou no período esperado. As informações sobre o padrinho/anfitrião chegaram em tempo hábil, inclusive já havia mantido contato com o anfitrião por telefone, só faltou o cronograma e o endereço do hospital e do anfitrião; mas logo este problema foi solucionado pela coordenadora local e pelo anfitrião.

            A ordem de preferência das cidades foi escolhida pela coordenadora, pois Vagner entregou seu currículo no último minuto. Em relação ao transporte ele recebeu uma bolsa auxílio, fornecida pela UEPA de 380 R$ para o custeio das passagens.

            Em sua chegada ele foi muito bem recebido pela família do seu anfitrião e pelo mesmo. Ficou em casa de família e o nome do anfitrião era Marcílio Nicodemos Filho. Na verdade, ele não teve muito contato com o mesmo, porém esta falta foi totalmente suprida pela educação e simpatia dos pais (Dr. Marcílio e Dra. Iara). Seus anfitriões prestaram toda a assistência que podiam, trataram-no como um filho. Sem dúvida nenhuma, a ajuda deles foi essencial; foram pessoas super educadas, receptivas e legais. Apenas 4 pessoas estavam na mesma acomodação.

            O acesso ao hospital era fácil, por a casa ficava bem próxima. Ele gostou de sua acomodação durante sua estadia, além do ótimo tratamento dos donos da casa. A alimentação foi realizada numa rotina bem familiar; tendo café da manhã, almoço e jantar, em ambiente acolhedor.

            Sobre o estágio: Ele estava com uma expectativa meio temerosa, pois tinha medo de não ser como ele imaginava, por isso não veio com muita expectativa, mas quando chegou gostou muito, tanto da cidade, do povo receptivo e do hospital. O intercâmbio supriu suas expectativas, pois ele pensava que ficaria restrito apenas a parte de nefrologia, precisamente a Hemodiálise, mas teve acesso ao Centro Cirúrgico, a UTI, a Clínica Médica e aos ambulatórios.  O seu trabalho foi examinar pacientes, apresentar palestras, preencher relatórios, ajudar em cirurgias, acompanhar a visitação de pacientes pelo médico, observar e rever a literatura. Trabalhou de 5 a 6 vezes por semana (acompanhou um transplante renal). Trabalhava em média 8 horas por dia. Em relação à qualidade de ensino, achou que poderia ter tido mais orientação prática, mas mesmo assim foi bom. Na clínica médica ficavam uns 4 internos para cada médico; porém o nº de pacientes era restrito, por isso ele acha que em relação ao aprendizado não houve nenhuma interferência. Ele tinha dois tutores: o Dr. Max (chefão) e Dr. Eduardo (residente); ambos bastante atenciosos e competentes. Ambos eram excelentes profissionais e pessoas bacanas. Todos os internos, médicos e cirurgiões foram atenciosos e ele ficou surpreso e feliz.

            A comunicação com o tutor era profissional, de cordialidade de respeito. As áreas de aprimoramento foram: conhecimento teórico, experiência prática, melhor entendimento das necessidades dos pacientes e impressão geral do modelo de atendimento em outra localidade. Os departamentos recomendados são: Cirurgia Geral, setor de nefrologia e clínica médica; o restante não foi citado.

            Sobre o programa social: O padrinho foi  Felipe Moura, que com certeza foi muito bacana, atencioso, comunicativo e prestativo. O padrinho sem dúvida nenhuma foi nota 10. Ele realizou visita cultural ao Horto (Padre Cícero); visitou o Crato, Arajara Parque, Barbalha, Brejo Santo e o Cantinho Universitário.

            Sobre a cidade: Achou uma cidade bem bonita e organizada; com um atrativo cultural bem marcante (Padre Cícero e Festa do Pau), vida noturna bem diversificada e animada; beleza natural característica do sertão nordestino (serras, e arajara parque) e barzinhos legais. Ele notou que o povo é bem acolhedor e receptivo; embora “pequena” a cidade é bem organizada e bonita, tendo muitos atrativos.

            Fez alguns amigos, o pessoal da Clínica Médica (em especial – Dr. Eduardo; Vítor, Vagner, Emídio, Tâmara, Clarice); Clínica Cirúrgica (Dr. Idelfonso, Ariane, Milton e Júlio); Nefrologia (Dr. Max; Dra. Patrícia; Josivânica e Joelma); Cirurgiões (Francimário, Marcus Alexandre, Bosco) e todos os que ele esqueceu o nome.

            Todos o ajudaram bastante, porém ele gostaria de registrar a ajuda dada pela Lívia que sempre foi super gente boa, prestativa, engraçada, saia com ele para os lugares, mesmo quando ele não estava afim.

            Ele achou que: A cidade é linda, fez grandes amigos, o estágio foi ótimo, ganhou novos conhecimentos, teve muitas experiências práticas, empolgou-se com experiências práticas, e isso tudo foi útil para sua carreira médica.

            Ele recomenda este estágio, porque aprendeu muito, fez bons amigos, conheceu pessoas interessantes, conheceu outra região. Nunca havia feito estágios de intercâmbio anteriormente.

            No final, Vagner deixa uma descrição sobre sua estada em Juazeiro do Norte: “Este intercâmbio foi muito produtivo tanto para o meu crescimento profissional, quanto para o pessoal. Aprendi muitas coisas, como: conviver num ambiente totalmente desconhecido; a interagir com pessoas novas; a fazer uma história clínica completa e detalhada he he he!!! (pois recebi uma bronca da professora de pneumologia que achava que eu era um interno e disse que a minha história estava quase completa); a interação diária e o meu paciente (em especial seu José do Nascimento) em fazer o melhor que posso para ajudar meus futuros pacientes tratando-os de forma humanizada. Foram tantas coisas. Aprendi muitas coisas sobre Radiologia com Dr. Marcílio, observei algumas cirurgias. Se fosse contar tudo não caberia nesta página: Valeu muito!!!

            Da viagem, do programa social (os próximos intercambistas não devem deixar de conhecer o Horto, Crato, Barbalha, Arajara Parque, a boate; se possível viagem cultural e turística em Fortaleza para conhecer praias e museus). Da estadia (acho que devem fazer uma seleção mais criteriosa, uma vez que: em alguns momentos, percebi que meu anfitrião são sabia muito bem qual a sua função); os candidatos a anfitrião devem apresentar um perfil de pessoas receptivas e devem ser orientadas para tal.
Hosted by www.Geocities.ws

1