Doutrinados possuem mais sangue, 20 pontos. Eles não se importam com os vampiros, salvo algumas raras excessões, que podem até virar caçadores (pobres vampiros...).
Um doutrinado que tenha sido abraçado não pode mais usar suas doutrinas, mas pode ensiná-las para alguém que possa usá-las. A maioria dos doutrinados acreditam na existência de vampiros (e de outras criaturas sobrenaturais), pois, afinal de contas, seres espirituais e demônios estão em seu dia a dia, e vampiros seriam apenas mais um tipo...
Para se confrontarem com disciplinas, eles são considerados humanos normais. É a mesma coisa um vampiro usar Domiação em um João ninguém na esquina ou em um doutrinado poderoso, como Yusuke. E por falar em disciplinas, qualquer vampiro que use auspícios para ver a aura de algum doutrinado, verá ele envolvido por uma energia azul brilhante muito forte que parece estar sempre fluindo de seu corpo. Isso é o Rei Ki.
Algumas vezes os interesses dos dois são iguais, permitindo-os agir em conjunto. Doutrinados sofrem o delírio como qualquer outra pessoa, e se sentem desconfortáveis na presença de lobisomens, mesmo sem saber que há algum por perto. Trate os doutrinados como seres humanos normais para efeito de uso de dons contra ou a favor deles.
Um lobisomem jamais poderá se tornar um doutrinado, pois a gnose em seu corpo impede o desenvolvimento do Rei Ki, por serem energias espirituais diferentes demais para coexistirem no mesmo corpo. Não se sabe se parentes podem se tornar doutrinados, mas acredita-se que não, pois possuem genes Garou em seu organismo e talvez gnose.
Os magos podem sugar o Rei Ki com mágikas de absorver quintessência, como as da esfera Prime (Primórdio). Cada 2 pontos de Rei Ki equivalem mais ou menos a 1 ponto de quintessência. Um doutrinado pode se utilizar de contramágika, gastando pontos de Rei Ki.Cada ponto de Rei Ki gasto funciona como 1 sucesso em uma contramágika.
Doutrinados não podem aprender magika, pois não possuem avatar e nem arete (tá meio na cara, né?).
Alguns doutrinados costumam ter amigos magos, mas não são muitos, pois eles acham as magias e as explicações de magos para elas uma coisa muito estranha. Podem existir até doutrinados adeptos da ascensão.
Pelo pouco que eu sei, posso dizer que changelings gostam da companhia de doutrinados, pois vivem grandes aventuras e estão bem longe da banalidade, se divertindo muito uns com os outros.
Um palpite: para quem possuir o livro Street Fighter The Storytelling Game, usem essas doutrinas lá no meio, em conjunto com os movimentos (maneuvers). Eu acho que não é difícil a coexistência entre eles.