|
Vivência de Um Curso OnLine |
![]()
|
Bom, participei de um curso sobre Cognitivismo, um curso gratuito disponibilizado pelo site da Universia (www.universia.com.br), que por sinal é muito bom, pois além das abordagens da psicologia faz uma paralelo com o uso da informática aplicada a educação. Segue um pequeno resumo do curso O curso traz o conceito do cognitivismo e sua relação com a aquisição e uso do conhecimento. Destaca que a construção do conhecimento se dá pela relação do sujeito com o objeto do conhecimento. Explica psicologicamente o processo de cognição (entrada do input sensório que é transformado, elaborado, reduzido e armazenado). Explica que a ciência cognitiva cresceu à medida que os computadores foram inventados, com o desenvolvimento da psicologia do processamento de informação e evolução da gramática generativa e linguagem. Relaciona computadores e cognição.
Assim cria-se novos regimes cognitivos, pelo qual os meios digitais (internet, multimídia e telemática proporcionam novas formas de pensar e agir, despertando a curiosidade a todo momento onde o aluno aprende com erros e acertos. Explica detalhadamente o modelo de armazenamento das informações na memória (memória de curta duração “memória de trabalho” e memória de longa duração). E deixa bem claro a necessidade de se ter programas de treinamento que não sobrecarreguem a memória de trabalho dos aprendizes, pois este dificulta a aquisição de esquemas e automação. Mesmo sendo um curso muito bom, gostaria de fazer um adendo ao processo. Faltou no curso algo que desperta-se mais a curiosidade do aluno como uso de áudio nos momentos que aparecia animações, cor de fundo mais atraente e mensagens de estimulo a participação. Também faltou deixar explícito ao aluno onde ele estava, pois não tinha uma agenda disponibilizada no início do curso com a divisão dos temas abordados. Ao sair e ao entrar no curso o mesmo voltava ao início sendo necessário ir com as setas de indicação até o ponto de parada para retomada das atividades. Apesar destes pontos a melhorar o conteúdo disponibilizado foi muito bom. Outra crítica é referente ao link de acesso. Antes de iniciar o curso pede-se que o aluno se cadastre criando usuário e senha, porém como vocês verão pode-se fazer o curso apenas clicando no link, ou seja não há nada que restrinja o acesso de quem não se cadastrou. Segue um link do curso |