Vivência de Um Curso OnLine

Cognitivismo

 

Bom, participei de um curso sobre Cognitivismo, um curso gratuito disponibilizado pelo site da Universia (www.universia.com.br), que por sinal é muito bom, pois além das abordagens da psicologia faz uma paralelo com o uso da informática aplicada a educação.

Segue um pequeno resumo do curso

O curso traz o conceito do cognitivismo e sua relação com a aquisição e uso do conhecimento. Destaca que a construção do conhecimento se dá pela relação do sujeito com o objeto do conhecimento. Explica psicologicamente o processo de cognição (entrada do input sensório que é transformado, elaborado, reduzido e armazenado).

Explica que a ciência cognitiva cresceu à medida que os computadores foram inventados, com o desenvolvimento da psicologia do processamento de informação e evolução da gramática generativa e linguagem.

Relaciona computadores e cognição.

  • Na preparação dos materiais os autores (pontenciais aprendizes ou docentes) aprendem mais do que apenas na recepção da informação.

  • Tendência: deixar de disponibilizar materiais apenas para navegação ou expansão de informação, mas como referência para que os aprendizes possam construir seus próprios tutoriais (aprendizagem significativa)

Assim cria-se novos regimes cognitivos, pelo qual os meios digitais (internet, multimídia e telemática proporcionam novas formas de pensar e agir, despertando a curiosidade a todo momento onde o aluno aprende com erros e acertos.

Explica detalhadamente o modelo de armazenamento das informações na memória (memória de curta duração “memória de trabalho” e memória de longa duração).

E deixa bem claro a necessidade de se ter programas de treinamento que não sobrecarreguem a memória de trabalho dos aprendizes, pois este dificulta a aquisição de esquemas e automação.

Mesmo sendo um curso muito bom, gostaria de fazer um adendo ao processo. Faltou no curso algo que desperta-se mais a curiosidade do aluno como uso de áudio nos momentos que aparecia animações, cor de fundo mais atraente e mensagens de estimulo a participação.

Também faltou deixar explícito ao aluno onde ele estava, pois não tinha uma agenda disponibilizada no início do curso com a divisão dos temas abordados. Ao sair e ao entrar no curso o mesmo voltava ao início sendo necessário ir com as setas de indicação até o ponto de parada para retomada das atividades. Apesar destes pontos a melhorar o conteúdo disponibilizado foi muito bom.

Outra crítica é referente ao link de acesso. Antes de iniciar o curso pede-se que o aluno se cadastre criando usuário e senha, porém como vocês verão pode-se fazer o curso apenas clicando no link, ou seja não há nada que restrinja o acesso de quem não se cadastrou.

 Segue um link do curso

http://penta2.ufrgs.br/edu/animacoes/cognitivismofinal.swf

Hosted by www.Geocities.ws

1