Universidade a Domicílio

 

 

Por meio de um artigo publicado na revista época, edição 369 de junho de 2005 debateu-se em sala de aula os pontos positivos e a serem questionados sobre a universidade a domicilio.

Segue as principais discussões sobre do debate:

 

  • O elevado crescimento de cursos de graduação e pós-graduação, por meio de EAD como alternativa de ensino e livre arbítrio do aluno em poder escolher em qual universidade do país deseja fazer sua graduação ou pós.

  • Que o curso pela EAD tende a ser mais barato do que os cursos presenciais, devido a economia com transporte e demais gastos presente num curso presencial.

  • Uso constante de softwares como Messenger, como canal de comunicação entre colegas de curso, em momentos de fóruns e discussão.

  • Preocupação do corpo docente em motivar o aluno a não desistir do curso online, visto que o índice de desistência passa de 50%.

  • Preocupação de futuros pedagogos sobre a formação de profissionais com dificuldades na oralidade, pois o ambiente online geralmente não propicia ambientes de discussões verbais, como seminários e apresentação de trabalhos acadêmicos.

  • Preocupação na formação de docentes preparados para avaliar o desenvolvimento de um aprendiz, em relação ao conhecimento adquirido, além das suas habilidades em relação aos conteúdos e possíveis atitudes frente ao absorvido.

  • Crescimento excessivo de cursos em ambientes online, como facilitador na disseminação de conhecimentos a quem não possui uma carga horária livre em um determinado período do dia, para participar nos ambientes presenciais.

  • Reflexão sobre cursos online, não serem totalmente virtuais, sendo necessário uma parte presencial.

 

 

 Link: Universidade a Domicílio

Hosted by www.Geocities.ws

1