|
|
|
|
|
SOM DE FUNDO: O CANTO DO UIRAPURU HEITOR VILLA LOBOS |
|
|
|
|
|
O
migrante e sua contribuição no Sul no e no Brasil Valeriano
Luiz da Silva Acho
que será interessante Falar
sobre os imigrantes Que
vieram do outro lado do horizonte Para
esta terra tão distante... Desde
a independência do Brasil Os
portugueses foram o maior numero de imigrantes que se viu Vieram
em busca de oportunidades Prosperaram
nas lavouras e nas cidades Dos
demais a historia relata que os suíços vieram primeiro E
se instalaram Depois
os filhos da Alemanha Veio
pro Rio de Janeiro e pro Sul fazer façanha Foram
recebidos no Rio Grande do Sul com muito afeto Novo
Hamburgo e São Leopoldo
foram lugares prediletos Também
E
em varias cidades se instalaram Como
em Blumenau, Joinville e Brusque onde até hoje estão, Trazendo
a língua a cultura e os costumes pra nossa nação Também
vieram os eslavos originários da Ucrânia Assim
como muitos da Polônia Estes
também chegaram com intuito de ficar No
promissor Estado do Paraná Na
Amazônia os turcos e árabes chegaram E
por lá se instalaram Alem
do Rio Grande do Sul os italianos escolheram O
Estado de São Paulo onde permaneceram Destes
vieram muitas famílias Principalmente
de Genova, Calábria e Lombardia Da
terra do sol nascente vieram os japoneses Cuja
maioria Mas
falar do Sul é o titulo da poesia Pois
pra falar de todos imigrantes o texto se alongaria Assim
os monarcas brasileiros... Procuraram
atrair muita gente do estrangeiro E
no Sul deu-lhes terra para se estabelecerem Com
intuito de ali permanecerem Ali
se tornaram pequenos proprietários agrícolas E
muito contribuíram na atividade vinícola As
duas etnias majoritárias Foram
os alemães e italianos que trabalharam em várias áreas Foram
nas terras públicas do Vale do Rio dos Sinos... Que
os alemães fizeram de São Leopoldo seu primeiro destino O
maior número de alemães que vieram pra cá Foi
no auge da crise econômico-social da República de Weimar Os
alemães junto com estrangeiros mormente os
italianos extraordinários Uniram
na formação de um campesinato de pequenos
proprietários. Após
a unificação da Itália ocorreu-se uma imigração em massa Aqui
criaram uma identidade nacional que veio unir com outras raças Eles
contribuíram muito na industrialização Também
se destacaram na alimentação Falar
de toda imigração eu gostaria Mas
como citei acima alongaria a poesia Aguarde
que em poesias ou prosas Hei
de falar de povos de tantas nações ardorosas Dentre
outros dos italianos, espanhóis, alemães e portugueses, Judeus,
sírios, libaneses e japoneses. www.albumdepoeta.com
|
|
|
|
|
|
Vitória
regia
A
Vitória-régia é uma planta amazônica, da família das Ninfeáceas... Sem
afundar na água suporta o peso de uma criança com muita graça Tem
suas folhas grandes e de formato circular Com
bordas dobradas, formando uma espécie de bacia espetacular... Esta
beldade da Amazônia é uma planta aquática Têm
até dois metros de diâmetros esta planta simpática Indo
a Amazônia conheçam esta planta num magnífico ambiente As
flores podem ter até De
cores brancas ou rosadas, normalmente misturadas ao amarelo. Elas
possuem várias camadas de pétalas de aspecto maravilhoso e belo Tem
no meio, um botão circular onde ficam as sementes... O
perfume da vitória-régia é delicioso e atraente Existe
uma lenda indígena
a respeito da vitória-régia Contam
que certa vez, na Amazônia, vivia uma indiazinha que tinha uma estratégia, Transformar
em uma estrela era o que estava neste coração mole como alabastro À
noite, ela gostava de olhar para o céu para admirar os astros... Uma
noite, a linda indiazinha debruçou-se na margem do rio e ficou distraída, Adormeceu
anestesiada observando onde a lua cheia estava refletida Ela
se hipnotizou pela imagem da lua reluzida Caiu
no rio e dentro das águas ficou desaparecida A
lua, quis recompensar a jovem transformando-a na “estrela das águas”, Nasceu
a planta que só a noite abrem as flores
perfumadas... E
ao nascer do sol ficam mais lindas e todas rosadas, Esta
é a historia que até hoje pelos índios é contada Anápolis
www.albumdepoeta.com
|
|
|
|
|
|
Negrinho
do pastoreio (folclore gaúcho-Brasil)
Dizem que pra encontrar objeto perdido A este negrinho deve ser recorrido Falam que teve um fim sofrido Mas jamais foi esquecido Na tradição gaúcha é o mais falado Este menino que pastoreou gado Que pelo patrão foi espancado Até sentir seu fôlego acabado O dono da estância o puniu injustamente E vendo o sangrando não foi clemente Depois de muito acoitado Num formigueiro foi amarrado Seu corpo apareceu intacto no dia seguinte Parecia não ter sofrido crueldade e requinte Dizem que pelos pampas sua alma pôs se a vaguear Falam que para alcançar graça o negrinho poderá ajudar Anápolis 31/05/05 |
|
|
|
|
|
O
meu país chamado Brasil |
|
|
|
|
|
Dia da Independência
do Brasil
|
|
|
|
|
|
Rodovia
Transamazônica (Brasil) Com
intuito de criar a Transamazônica, dinheiro o governo foi injetando... Para
que os nordestinos às suas margens fossem fixando De
Pernambuco e da Paraíba partiria esta rodovia E
na República do Peru um dia chegaria No
início dos anos setenta a construção começou Atrás
de uma vida melhor muita gente pra lá mudou A
maioria continuou pobre e para casa voltaram Mas
teve um grupo persistente, que até fazendas formaram, A
Transamazônica era símbolo do “Brasil grande” Pensavam
no crescimento econômico, mas a perseguição era supergrande Porém
esse arrojado projeto não foi avante... E
o sonho do general Médici tornou-se pesadelo constante A
Rodovia parece a mesma de trinta anos passados Hoje
se vê apenas uma trilha na floresta ou estrada esburacada Quando
se viaja mesmo na seca a poeira é levantada A
intenção era levar até o Pacífico esta Rodovia abandonada Se
este projeto tivesse sido concluído Pode
ser que o Brasil tinha muito se desenvolvido Seria
mais de oito mil quilômetros percorridos, Quem
sabe o Norte e Nordeste muitos benefícios teriam recebido O
governo queria colonizar a Amazônia e garantir a soberania nacional Integrar
para não entregar (aos estrangeiros) era o slogan do General Esta
Rodovia corta região importante como a de Marabá Se
fosse terminada escoaria os minérios de Carajás Cerca
de cinqüenta mil famílias moram à beira desta Rodovia A
maioria está lá esperando seu término quem sabe um dia Um
sonho tão grande como este será que todos acreditariam? Para
uns poderá ser realidade para outros somente utopia. Anápolis
Go, www.albumdepoeta.com |
|
|
|