Principal
   
Paulista

O Paulista Futebol Clube foi fundado no dia 17 de maio de 1909, por funcionários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. O time, na realidade, foi uma continuação do Jundiahy Foot Ball Club, que serviu como entidade esportiva, social e de lazer dos funcionários da ferrovia entre os anos de 1903 e 1908. A fundação do Paulista Futebol Clube se deu após uma reunião ? realizada no pátio da companhia, ao lado da locomotiva número 34 ? entre adeptos, simpatizantes e jogadores do antigo Jundiahy.Traído pela memória, o senhor Carlos de Salles Bloch, que secretariava a reunião, referiu-se ao novo clube por ?Jundiahy?, corrigindo logo em seguida para Paulista.No inicio do século, Jundiaí não contava com uma Liga de futebol e, assim, o Paulista limitava-se a disputas internas, entre seus associados. Vez ou outra aconteciam jogos amistosos contra outras equipes.Em seus primeiros tempos, o Paulista utilizou um campo no Bairro da Barreira, atual Vila Rio Branco. O campo, na verdade, era um grande ?rapadão? e sequer tinha grades de separação para os torcedores. O Paulista mandou seus jogos nesse campo até 1913, quando mudou-se para o estádio da Vila Leme.

Qual Será a situação dos grandes clubes que caíram para série B esse ano?


Cairá para SérieC
Permanecerar na Séire B
Se Classificarão pra a Série A




Resultado Parcial
Recomendar esta Enquete
 
 
 
 
   
   
   
   
   
     
     
     
     
     
   

O novo campo situava-se entre as ruas Anchieta e Prof. Luiz Rosa, onde hoje existe o depósito da Telefônica. O terreno, a princípio, não pertencia ao Paulista. Era um campo aberto, como tantos outros existentes na cidade.

No dia 20 de janeiro de 1915, a diretoria do Paulista autorizou o levantamento de um empréstimo de 1.400 contos de réis para a aquisição definitiva da área. No mesmo ano, colaborando para o desenvolvimento do clube, o prefeito Dr. Olavo Queiroz Guimarães determinou a extensão das redes de água e esgoto até o local.

As obras de construção do primeiro estádio do Paulista tiveram início em 1916, ficando o time com suas atividades suspensas.

Além do fechamento do terreno, com muro em toda a sua extensão, foram instalados gradis de madeira, separando o campo dos torcedores, e construídas arquibancadas, também de madeira. O novo estádio foi inaugurado no dia 23 de junho de 1918, com um jogo amistoso entre o Paulista e o Corinthians Jundiaiense.

Com o estádio inaugurado, o Paulista deixa as disputas internas em segundo plano e passa a se preparar, com amistosos intermunicipais, para seu ingresso no Campeonato Amador do Estado.

Em 1919, o Paulista filia-se a A.P.E.A (Associação Paulista de Esportes Athléticos) e passa a disputar o Campeonato do Interior, tendo como adversários Ponte Preta, Guarani, Rio Claro, XV de Piracicaba, Comercial, Taubaté e Corinthians Jundiaiense, entre outros. Logo em seu primeiro ano na competição, o Paulista já se sagra campeão da fase.

A decisão do título Estadual acontece em São Paulo, contra o Clube Athlético Paulistano, campeão da capital. O Paulistano tinha em seu ataque jogadores bastante famosos na época (Formiga, Mario, Fredreich, Zequi e Netinho) e levou a melhor, vencendo por 5 a 4. O detalhe pitoresco é que o gol da vitória foi marcado já no final do jogo, por Friereich, desviando a bola com a mão.

A boa exibição do Paulista e a forma curiosa como o Paulistano chegou a vitória fizeram com que a imprensa paulistana concedesse ao time um título moral. ?São Paulo fica com a taça, mas a competência vai para Jundiaí?, escreveu o jornal O Estado de S. Paulo.

Nesse jogo, o Paulista teve: Bruno; Paulino e Lilo; Bertolini, Rosa e Tatu; Bueno, Miguelzinho, Camargo, Minguta e Lamaneres.

 
       
by INDEXER      
Hosted by www.Geocities.ws

1