|
O novo campo
situava-se entre as ruas Anchieta e Prof. Luiz Rosa, onde hoje
existe o depósito da Telefônica. O terreno, a princípio, não
pertencia ao Paulista. Era um campo aberto, como tantos outros
existentes na cidade.
No dia 20 de
janeiro de 1915, a diretoria do Paulista autorizou o levantamento de
um empréstimo de 1.400 contos de réis para a aquisição definitiva da
área. No mesmo ano, colaborando para o desenvolvimento do clube, o
prefeito Dr. Olavo Queiroz Guimarães determinou a extensão das redes
de água e esgoto até o local.
As obras de
construção do primeiro estádio do Paulista tiveram início em 1916,
ficando o time com suas atividades suspensas.
Além do
fechamento do terreno, com muro em toda a sua extensão, foram
instalados gradis de madeira, separando o campo dos torcedores, e
construídas arquibancadas, também de madeira. O novo estádio foi
inaugurado no dia 23 de junho de 1918, com um jogo amistoso entre o
Paulista e o Corinthians Jundiaiense.
Com o estádio
inaugurado, o Paulista deixa as disputas internas em segundo plano e
passa a se preparar, com amistosos intermunicipais, para seu
ingresso no Campeonato Amador do Estado.
Em 1919, o
Paulista filia-se a A.P.E.A (Associação Paulista de Esportes
Athléticos) e passa a disputar o Campeonato do Interior, tendo como
adversários Ponte Preta, Guarani, Rio Claro, XV de Piracicaba,
Comercial, Taubaté e Corinthians Jundiaiense, entre outros. Logo em
seu primeiro ano na competição, o Paulista já se sagra campeão da
fase.
A decisão do
título Estadual acontece em São Paulo, contra o Clube Athlético
Paulistano, campeão da capital. O Paulistano tinha em seu ataque
jogadores bastante famosos na época (Formiga, Mario, Fredreich,
Zequi e Netinho) e levou a melhor, vencendo por 5 a 4. O detalhe
pitoresco é que o gol da vitória foi marcado já no final do jogo,
por Friereich, desviando a bola com a mão.
A boa exibição
do Paulista e a forma curiosa como o Paulistano chegou a vitória
fizeram com que a imprensa paulistana concedesse ao time um título
moral. ?São Paulo fica com a taça, mas a competência vai para
Jundiaí?, escreveu o jornal O Estado de S. Paulo.
Nesse jogo, o Paulista teve: Bruno; Paulino e Lilo; Bertolini, Rosa
e Tatu; Bueno, Miguelzinho, Camargo, Minguta e Lamaneres. |