|
Foi eleito para presidente Pedro Sola. Um concurso público deu ao
MAC o tigre como símbolo. Anos
70 - Glória e títulos para o MAC.
Em 1971 Pedro Sola conduziu o MAC à Divisão Especial. O time foi
Campeão da 1ª Divisão, sendo promovido à divisão de elite do futebol
paulista. A cidade fez sete dias de festas e gente que nunca havia
se interessado pelo futebol, começou a ir ao estádio. O MAC entrou
no Paulistinha. José Ribamar Motta sucedeu Pedro Sola na
presidência. O Paulistinha era uma peneira fina, difícil, que
filtrava seis clubes para jogarem contra os times grandes. O MAC não
passou em 1972 e 1973 por esses agudos vestibulares. Em 1974, Pedro
Pavão assumiu a presidência e, no primeiro ano de mandato, ganhou o
Paulistinha e conquistou o direito de disputar ao lado das grandes
potências o Campeonato de 1975. Em 1974, a federação instituiu o
troféu José Ermírio de Morais Filho, destinado a dar atividade aos
clubes da Divisão Especial desclassificados e o Marília ganhou esse
torneio. Em janeiro de 79, o MAC sagrou-se campeão da Copa São Paulo
de Futebol Júnior, vencendo o Fluminense do Rio na final. Em março,
Pedro Márcio Góes Monteiro assumiu a presidência do MAC. No mesmo
ano, Pedro Márcio deixou a presidência. Assumiu Alcides Mattiuzo,
que ficou até o final do triênio.
Anos 80 - Novos desafios
Nos anos de 1980 e 1981 o MAC passou por dificuldades financeiras.
Em maio de 1982, Pedro Pavão assumiu a presidência pela segunda vez,
procurando reestruturar o clube. Em 1984 passou o cargo para João
Fernandes More e, em dezembro de 1988, Hely Bíscaro assumiu a
presidência.
Anos 90 - Enfrentando dificuldades
Em 1990, o MAC conseguiu subir para a Primeira Divisão para jogar no
grupo B (atual A2). Em 1992 o time subiu para disputar o grupo A
(atual A1), ao lado dos grandes paulistas. A partir de 1993, sob o
comando de Fausto Jorge o time não conseguiu se manter no grupo A (
atual A1) e foi rebaixado para o Grupo B (atual A2). Em 1994, foi
rebaixado para a Terceira Divisão (atual A3). Em 1996, novamente
sob o comando de Hely Bíscaro, o time foi rebaixado e disputou a
Quarta Divisão (B1-A). Se dentro de campo o time não ia bem, fora
dele algumas mudanças foram notáveis, como a ampliação do gramado,
cobertura das arquibancadas e a cidade de Marília sendo incluída
como sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em 1999 o time
conseguiu subir de divisão (para a A3).
Século XXI - Vida nova.
Em 2000, com um bom time, quase o MAC conseguiu o segundo acesso
consecutivo, sendo eliminado na semifinal do campeonato. Em 2001, a
empresa American Sport assumiu o comando administrativo do clube.
José Roberto Duarte de Mayo assumiu a presidência no meio do
campeonato, onde o time conseguiu terminar o torneio em 5º lugar,
garantindo o acesso à Segunda Divisão em 2002, por causa da criação
da Liga Rio - São Paulo. Na Série A-2 de 2002, o MAC conseguiu sua
maior façanha de todos os tempos: a conquista o título Paulista
desta divisão, realizando a primeira final de um Campeonato em seus
domínios. É o Tigrão voltando à divisão maior do futebol paulista.
No segundo semestre de 2002, após muito tempo o time volta disputar
a série C do Brasileirão. Com uma campanha invejável, o time
consegue o histórico acesso à Série B do campeonato, ao conquistar o
vice-campeonato dentre os 61 participantes, o que credencia o time
como uma potência do interior de São Paulo e um time de destaque no
cenário nacional. Depois de 10 anos fora da primeira divisão do
Campeonato Paulista, o MAC volta a enfrentar os grandes do Estado em
2003. Após uma fraca campanha na 1ª fase da competição, o time se
recupera no rebolo final (para definir os rebaixados) e termina o
torneio em 11º lugar, dentre os 21 participantes. No segundo
semestre de 2003, em sua primeira participação no Campeonato
Brasileiro da Série B, o Marília ficou em 4º lugar, em um campeonato
que contava com 24 equipes. O time ficou atrás somente de Palmeiras,
Botafogo-RJ e Sport. Os dois primeiros conseguiram o acesso à Série
A de 2004. Foi uma super estréia na competição, a cidade parava nos
dias dos jogos e a torcida comparecia em massa no Abreuzão. Em
2004, o time fez uma modesta participação no Campeonato Paulista,
terminando na 9ª posição. Já o Brasileiro da Série B, o time
terminou em 6º na primeira fase, mas não conseguiu o tão almejado
acesso à elite. O ano de 2005 é de muita expectativa por parte dos
torcedores e da nova diretoria, agora sob a presidência de Luiz
Antonio Duarte Ferreira.
|