 |
|
Principal |
 |
|
|
|
 |
Ituano |
|
Ituano, assim como a maioria dos clubes do interior paulista, teve
sua origem relacionada à uma associação esportiva de funcionários
ferroviários. Empregados da Estrada de Ferro Sorocabana, loteados em
Itu e na região fundaram em 24 de maio de 1947 a Associação Atlética
Sorocabana, que na década de 60 seria transformada em Ferroviário
Atlético Ituano, até chegar em 1990 no Ituano Futebol Clube dos dias
atuais.O Ituano começou a se desenhar como efetivo representante da
cidade de Itu no futebol a partir de 1977 quando um grupo de
esportista da cidade, dispostos a recolocar Itu no profissionalismo,
unificou o futebol da cidade em torno do Ferroviário Atlético Ituano
(FAI), reativou a Liga Ituana de Futebol e em 1978 conseguiu
disputar novamente o campeonato da terceira divisão de profissionais
da Federação Paulista de Futebol.Em 1982 a Federação Paulista de
Futebol reestruturou seus campeonatos promovendo o Ferroviário
Atlético Ituano (FAI) à segunda divisão. Nesta época o time já era
caracterizado pelas cores atuais : vermelho e preto, sendo por esta
razão conhecido desde então como o rubro-negro de Itu. No futebol
profissional, a primeira campanha que realmente contagia a cidade
acontece em 1984, quando o time de Itu conquista o título de campeão
da fase classificatória da Segunda Divisão. O clima de euforia com
tal conquista fortalece ainda mais os laços entre o Ituano e os
torcedores de futebol da cidade dando origem à primeira torcida
organizada do Ituano, a TUGI - Torcida Organizada do Galo Ituano,
fundado naquele mesm ano de 1984. |
|
|
| |
| |
| |
| |
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
| |
|
|
| |
|
|
| |
|
|
| |
|
|
| |
|
|
| |
|
O
ano de 1989 foi um marco histórico para o Ituano. Na época, ainda
atentendo pelo nome de Ferroviário Atlético Ituano, o clube
conquistou o título de Campeão Paulista da Divisão Especial e
consequentemente o tão sonhado acesso à Primeira Divisão do
Campeonato Paulista. A partir de 1990 o futebol de Itu ganhou outra
dimensão ao ter o time da cidade pela primeira vez entre os
"grandes" do futebol paulista. Marcando essa transformação e
vinculando definitivamente o time à cidade, passa a se chamar Ituano
Futebol Clube. Em 1993 o Ituano foi rebaixado para a série A-2,
retornou para a série A-1 em 1997 e dois depois caiu novamente de
divisão.
Em
maio de 1999 a empresa Ituano Sociedade Civil de Futebol Ltda,
através de sua presidente Érika Sheila Adrigo Minelli, assume a
administração do futebol do Ituano FC. A partir daí, numa filosofia
de total profissionalismo começam a desenvolver um trabalho sério na
busca do melhor para o Ituano. A prova disto é a campanha realizada
pela equipe profissional na qual, desde a gestão Ituano S/C. de
Futebol Ltda., a equipe sagrou-se Campeã Paulista da 1ª Divisão de
2002, Vice-campeã do Super Paulistão 2002 e Campeão Brasileiro da
Série C em 2003, garantindo assim o acesso para a Série B do
nacional. A equipe profissional também excursionou pela Europa três
vezes neste período, onde ficou campeão da Sempione Cup (1999) na
Suíça.
Quanto
as categorias de base, a equipe juniores excursionou quatro vezes ao
exterior, onde ficou campeão do Torneio de Croix (2000) - França, 3º
Colocado no Torneio de Viareggio (2001) - Itália, campeão do Torneio
Ângelo Dossena (2001) - Crema/Itália, campeão do Torneio U-19 (2002)
- Altstätten/Suíça e 3º Colocado na Nike Cup (2002) - Ergenzinger/Alemanha,
quanto ao juvenil além de participar dos Campeonatos Paulistas de
2000 e 2001, excursionou para a Europa para participar do Torneio
Gino Palumbo (2001) em Milão na Itália.
|
|
|
| |
|
|
|
|
by INDEXER |
|
|
|
|