|
A
Praça Carlos Gomes é hoje uma das mais belas praças públicas de
Campinas, mas naquela época não passava de um grande terreno, com
alguma grama, cercado de palmeiras imperiais plantadas no final do
século anterior. Era comum grupos de jovens invadirem-na para
praticar o futebol. O nome Carlos Gomes, dado à praça, foi uma
homenagem da cidade ao grande maestro e compositor campineiro
Antônio Carlos Gomes (11/07/1836 - 16/09/1896), autor de óperas
internacionalmente conhecidas, como FOSCA, IL CONDOR, SALVADOR ROSA,
LO SCHIAVO e IL GUARANY, entre outras. IL GUARANY, sua obra mais
famosa, foi baseada num romance homônimo escrito por José de
Alencar, que narrava a estória de um índio da nação Guarany (muito
comuns no passado em vários países da América Latina), que se
apaixona pela filha de um fidalgo colonizador.
À reunião de fundação, marcada para sábado, 1º de abril de 1911,
compareceram ao menos doze jovens, sendo que dois eram italianos:
Vicente Matallo (18 anos) e Antonio de Lucca (16). Nove eram filhos
de imigrantes italianos: Pompeo de Vito (15 anos), seu irmão Romeo
Antonio de Vito (16), Angelo Panattoni (16), José Trani (16), Luiz
Bertoni (19), José Giardini (18), Miguel Grecco (17), Julio Palmieri
(16) e Hernani Felippo Matallo (16). Alfredo Seiffert Jaboby Junior
(18) era o único de família oriunda da Alemanha. Na oportunidade,
discutiu-se o nome do novo clube, sendo aprovada depois de muita
discussão a proposta de José Trani: Guarany Foot-Ball Club, em
homenagem à ópera mais conhecida do maestro Carlos Gomes, que dava
nome à praça onde se reuniam. Por sugestão de Romeo de Vito
decidiu-se pelas cores verde e branca, fazendo-se alusão à luz do
dia que os iluminava e ao gramado sobre o qual se sentavam.
Estabeleceu-se também uma mensalidade de 500 réis. Uma diretoria
provisória foi então eleita, com Vicente Matallo sendo indicado para
Presidente. Como aquele dia era o internacionalmente conhecido "dia
da mentira", para evitar gozações futuras, decidiram que o clube
passaria a existir a partir do dia seguinte, ficando estabelecida a
data de fundação como 02 de abril de 1911.
Na semana seguinte, em 09 de abril, realizou-se nova reunião, para
instalação definitiva da associação. O número de adeptos crescera
rapidamente. O local já era uma ampla sala no centro da cidade,
cedida pela Sociedade Recreativa 7 de Setembro, e ali compareceram
ao menos 21 pessoas. Procedeu-se, então, à eleição de uma diretoria
definitiva, com mandato de um ano, e Vicente Matallo foi ratificado
como o primeiro presidente do Clube. Os demais cargos foram assim
preenchidos: Vice-Presidente, Adalberto Sarmento; 1º Secretário,
Raphael Iório; 2º Secretário, Paulino Montandon; Tesoureiro, Pompeo
de Vito; 1º Capitão, Luiz Bertoni; 2º Capitão, Francisco Oliveira;
1º Fiscal de Bola, Antonio de Lucca; 2º Fiscal de Bola, José Trani;
Procurador, Aurélio Rovere.
Em poucas semanas uma comissão elaborou os primeiros estatutos. Ao
mesmo tempo, outro grupo conseguia junto ao Prefeito Municipal a
concessão de uso de um terreno de terra batida, na confluência das
ruas Francisco Theodoro e Dr. Salles de Oliveira, no bairro Villa
Industrial. Ali instalou-se o primeiro campo para treinos e jogos,
confeccionando-se as traves com bambus. No dia 23 de abril de 1911
(domingo) realizava-se, no chamado Ground da Villa Industrial, o
primeiro treino entre dois times formados por associados do Guarani.
|