|
O Flamengo ao longo de sua
existência, participou e conquistou inúmeros campeonatos citadinos e
outros regionais. O período de conquista do Flamengo teve seu ápice
na década de 60 com a conquista do título de campeão do interior.
O Flamengo foi um dos primeiros
clubes a fazer parte da elite do futebol profissional gaúcho,
juntamente com os clubes da capital, disputando na época o chamado
Campeonato Metropolitano, hoje Campeonato Gaúcho.
Em 14 de dezembro de 1971, em
virtude de dificuldades financeiras do clube, o departamento de
futebol do Flamengo une-se ao Departamento de Futebol do Juventude,
que enfrentava situação semelhante, originando a ACF (Associação
Caxias de Futebol), nas cores preto e branco.
A ACF durou até 1975, quando, em
razão da desistência do Juventude na referida fusão, o empresariado
local decidiu apoiar financeiramente o clube, desde que este
continuasse carregando o nome da cidade, surgindo então a Sociedade
Esportiva e Recreativa Caxias do Sul.
A S.E.R. Caxias nasceu grande, tanto
que, no primeiro ano de existência conquista o direito de participar
do Campeonato Nacional de 1976. Para a época foi uma conquista
espetacular, pois fora a dupla Grenal, nenhum outro clube gaúcho
havia estado entre os grandes do futebol brasileiro. Os anos de 1977
e 1978 também foram brilhantes para a S.E.R. Caxias. No Campeonato
Gaúcho, ficou em terceiro lugar, conquistando o simbólico título de
campeão do interior. No Campeonato Brasileiro reprisou a excelente
colocação de estréia: vigésimo primeiro lugar entre 62 clubes, e
décimo lugar entre 74 participantes.
Depois de 1979, participou ainda de
outros Campeonatos Brasileiros, porém não mais na série principal e
com o brilhantismo inicial.
Em 1990 sagrou-se vice-campeão
gaúcho, habilitando-se assim a disputar a Copa do Brasil do seguinte
ano. Novamente foi o primeiro clube do interior a participar de uma
competição nacional. Durante a década de 90 o Caxias teve discretas
participações nos campeonatos nacionais disputados, mas sempre foi
força ativa e predominante a nível regional.
No ano de 2000, após brilhante
campanha, o Caxias sagrou-se Campeão Gaúcho sobre o Grêmio. Com esse
título o Caxias conquistou também o direito de participar da Copa do
Brasil do ano seguinte. |