|
1931
- O Esporte
Clube Bahia é fundado, sob o slogan “Nascido para vencer”, no dia 1º
de janeiro de 1931, em reunião realizada na casa nº 57 da Rua Carlos
Gomes, em Salvador.
- Grupo de
fundadores do Bahia é formado em sua maioria por ex-jogadores da Aab
e do Bahiano, sem participação na diretoria dos mesmos, considerados
integrantes da “pequena-burgresia” soteropolitana da época. Eram
profissionais liberais, funcionários públicos, jornalistas,
micro-empresários e estudantes. O que confirma a tese de que o
Bahia, desde o princípio, não era um time de grã-finos e tinha sim
mais afinidade com as camadas populares.
- Baseado no
distintivo do Corinthians Paulista e valorizando a bandeira do
estado, distintivo do Bahia é desenvolvido por Raimundo Magalhães.
- Estatutos são
aprovados e a primeira diretoria oficial é eleita, por aclamação. O
médico Waldemar Costa é o primeiro presidente do Bahia.
- Em 16/01 são
publicados no Diário Oficial da Bahia os estatutos do Tricolor, que
passar a existir legalmente.
- Em 20/02, o
Bahia é filiado à Liga Bahiana de Desportos Terrestres, atual
Federação Bahiana de Futebol.
- Em 22/02, um
domingo, Bahia realiza seu primeiro treino, no Campo da AAB, na
Quinta da Barra, em Salvador.
- Em 01/03,
Tricolor entra em campo pela primeira vez e confirma slogan “nascido
para vencer”. A vítima foi o Ypiranga, por 2 a 0, com gols de Bayma
e Guarany. O goleiro Teixeira Gomes ainda defende um pênalti cobrado
pelo ypiranguense Hipólito. Válida pelo Torneio Início do Estadual,
a partida tem apenas 20 minutos de duração.
- Coube a Bayma,
aos dois minutos da etapa inicial, a honra de marcar o primeiro gol
com a camisa do Bahia. Fato interessante é que o jogador é sobrinho
de Zuza Ferreira, que trouxe o futebol para o Estado.
- No primeiro
jogo, o Bahia joga com a seguinte formação – Teixeira Gomes;
Leônidas e Gueguê; Milton, Canoa e Gia; Bayma, Guarany, Gambarrota e
Pega-Pinto. O técnico é João Barbosa e o árbitro, Francelino de
Castro.
- No mesmo dia
01/03, o Bahia conquista do primeiro título de sua história, o
Torneio Início do Baianão de 1931. A taça vem com uma goleada no
segundo jogo do dia, contra o Royal, por 3 a 0. Gols de Guarany (2)
e Pega-Pnto.
- Em 22/03,
Bahia estréia no Estadual. Com gols de Bayma Guarani e Rubem.
- Em abril,
Tricolor faz seu primeiro jogo internacional, mas perde para o Sud
América, do Uruguai.
- Em 11/10, o
Bahia faz seu primeiro jogo intermunicipal, contra o Vitória de
Ilhéus e vence por 5 a 4.
- Em 24/10, no
primeiro jogo fora do estado, o Tricolor bate o Sergipe por 2 a 0.
Um dia depois, 5 a 0 no Guarany/SE. Os dois jogos são em Aracaju.
- Em 25/10,
mesmo longe de Salvador e sem precisar entrar em campo, o Bahia
conquista o primeiro título de Campeão Baiano. A taça vem com a
derrota do Botafogo para o Ypiranga, por 2 a 0, que impossibilita o
“fogão” de ultrapassar o Tricolor. Clube comemora o título com duas
rodadas de antecedência para o fim do Estadual.
- Delegação faz
a festa em Aracaju mesmo e é acompanhada pela população da cidade,
que varou a madrugada contagiada pela alegria tricolor.
- Em 15/11,
Bahia entra em campo contra o Ypiranga. Com o título garantido, a
motivação é não perder no Campo da Graça para sagrar-se Campeão
Invicto. Tricolor consegue empate em 2 a 2 aos 33 minutos, com o gol
de Milton Bahia e mantém invencibilidade.
1932
- Bahia
enfrenta a primeira crise de sua história. Racha na direção provoca
saídas dos fundadores Júlio Almeida e Fernando Tude da diretoria.
- Apesar dos
pesares, Bahia é Bicampeão do Torneio Início do Estadual.
- Problemas
internos refletem no campo e clube perde o Estadual para o Ypiranga.
- Em 21/01,
Bahia enfrenta pela primeira vez o Santa Cruz e vence por 3 a 2. O
ano é marcado ainda pelos primeiros confrontos com outros que viriam
a ser rivais históricos – Vitória, Sport e Flamengo, além do Santa.
- Em 18/09, o
Bahia vence o primeiro Bavi da história, por 3 a 0, gols de
Gambarrota e Raul Coringa (2). Partida válida pelo Torneio Início do
Estadual, tem apenas 20 minutos.
1933
- Dissidentes
fazem se recompõe com a diretoria a paz volta à cúpula trciolor.
- Bahia leva 3
a 1 do Energia FC e é eliminado do Torneio Início.
- Após
transferência conturbada, o ex-atacante do Ypiranga, Pelágio,
estréia pelo Bahia e faz quatro gols no “massacre” de 9 a 0 sobre o
Guarany.
- Bahia se recupera, vence nove dos 11 jogos, perdendo apenas um, e
leva pra casa seu segundo título Estadual. Marca 45 e sofre apenas
13 gols. Coincidentemente, única derrota é para o Energia, por 3 a
2.
- Em 19/10,
goleada por 5 a 0 sobre o São Cristóvão sacramenta o segundo
Estadual.
1934
- Bahia agora
está instalado em nova sede, no bairro de Brotas.
- Em 11/03,
Seleção Baiana de Futebol é Campeã Brasileira com sete jogadores do
Bahia: Nova, Bisa, Milton, Gia, Pelágio, Bayma e Betinho.
- Em 13/05,
Bahia é Campeão do Torneio Início.
- Após um ano
parado, o atacante Raul Coringa, ídolo tricolor, se transfere para o
Vitória.
- Tricolor
perde o Bavi pela primeira vez, por 4 a 3.
- Em 3/07, o
jogador do Bahia, Bitonho – José Fernandes Costa -, se suicida. O
motivo foi ter saído de campo preso na véspera após agredir o
árbitro na primeira derrota tricolor em Bavis. Clube joga de luto
por 30 dias devido à morte.
- Apesar da
instabilidade da equipe, que entra com formações diferentes em todos
os jogos, o Bahia conquista o primeiro de seus 10 bicampeonatos
estaduais.
- Em 01/12,
Tricolor garante a taça ao vencer o Botafogo por 2 a 1.
- Meia-esquerda
Armandinho é o primeiro jogador do Bahia convocado para a Seleção
Brasileira.
1935
- O médico
Fernando Tude volta ao Bahia, agora para ser presidente.
- Ano é ruim
para o Tricolor. É eliminado do Torneio Início. Perde sete das 14
partidas do Estadual e vê o Botafogo ser Campeão.
- Nota positiva
da temporada é a chegada do atacante Serafim Carvalho, o Tintas, que
faria sucesso pelos próximos sete anos com a camisa tricolor.
1936
- Bahia começa
mal o ano e é eliminado do Torneio Início.
- Redenção vem
no Estadual. Bahia marca 46 gols em 12 jogos, passa por todos os
adversários e levanta o quarto título Baiano em cinco anos de vida.
Só não é Campeão Invicto porque perde a última partida para o
Galícia.
- Baiano,
Tarzan, Sandoval e Armandinho são os grandes destaques do time
comandado por Nicanor Souza na conquista do Estadual.
1937
- Tricolor
passa por uma grave crise na escala diretiva. Tudo por causa da
existência de uma “diretoria paralela”, que se reunia às escondidas
no Café Portugal e tomava decisões ignorando a direção de fato.
- Crise vem a
tona com a demissão da “diretoria paralela”.
- Apesar dos
problemas, time começa bem e conquista seu quarto Torneio Início.
- Reflexo da
crise vem no Estadual. Bahia faz uma das piores campanhas de sua
história e perde sete dos 11 jogos. Vê aquele que seria um de seus
maiores rivais na esfera regional conquistar seu primeiro título – o
Galícia.
- Perde uma
invencibilidade de sete anos no “Clássico do Pote”, disputado contra
o Botafogo.
1938
- Temporada tem
dois Estaduais. O primeiro, por desinteresse do público, é
cancelado. O Botafogo, que liderava o certame quando da suspensão –
em agosto- , foi declarado o Campeão.
- Segundo
Baianão de 1938 começa em outubro. Bahia leva o quinto estadual,
após golear o Galícia por 5 a 2, em 8 de fevereiro de 1939.
- Em 13/11,
acontece um fato curioso, no jogo Bahia x Galícia, pelo segundo
Baiano de 1938. O atacante Pedro Amorim se recusa a entrar em campo,
alegando doença e manda um bilhete avisando à diretoria.
Inconformado, o dirigente Nelson Chaves vai à casa do atleta e o
obriga a jogar. Amorim joga e faz três dos quatro gols do triunfo.
- Bahia aplica
duas das maiores goleadas de todos os tempos sobre o Vitória – 9 a 4
e 10 a 2.
1939
- Bahia volta a
sofrer com problemas na cartolagem.Tentativa de colocar ordem na
casa é a formação de uma Junta Diretiva que passa a gerenciar o
Bahia. Mas os resultados em campo não aparecem.
- Um dos
maiores ídolos da torcida, o artilheiro Pedro Amorim vai para o
Fluminense/RJ.
- Rivalidade
com o Galícia se acirra após duas derrotas no Estadal, ambas por 3 a
2. Tricolor perde o título para o Ypiranga.
- A única nota
positiva do ano é a maior goleada de todos os tempos sobre o Vitória
– 10 a 1, no dia 8/12. |