|
Odílio explicou também que o pensamento do grupo que tomara a
decisão, era de que esse clube fosse forte o suficiente para
representar a altura a cidade e acompanhar o rumo de progresso que
já naquela época Anápolis apresentava. A sugestão foi imediatamente
acatada pelos presentes, que já em 1948 sentiam a necessidade de uma
equipe que dentro e fora de campo fosse 'grande', bastante para
bater de frente com as 'muralhas esportivas' de outros rincões do
estado, que já se despontavam. Terminadas as ponderações iniciais de
Odílio Albuquerque, a palavra ficou aberta aos presentes antes de
passarem a outro assunto da reunião. Fizeram pronunciamentos também
Moisés Roriz e Edison Hermano. Assim estava confirmado o surgimento
de uma nova agremiação esportiva em Anápolis.
Surgimento do
nome Anapolina
No assunto seguinte da reunião Paulo
Nazareth Dujardim foi quem sugeriu o primeiro nome para a nova
agremiação: Clube Atlético Anapolino. Outro nome foi colocado com
aceitação por quase cem por cento dos presentes Associação Atlética
Anapolina. A sugestão veio de Moisés Roriz. Portanto este foi o
homem que deu o nome à nossa Rubra.
Primeira
diretoria(provisória)
A seguir foi escolhida a diretoria
provisória. Ficou assim constítuída essa primeira diretoria:
Presidente: Gilberto Ferraresi;
Vice-Presidente: Moisés Roriz; Secretário Geral: Paulo Nazareth; 1º
Secretário: João Vieira Gomide; Tesoureiro Geral: Odílio Albuquerque
e 1º Tesoureiro: Angelo Carniello.
Os diretores foram empossados naquele
momento, menos o presidente que não estava presente, mas que já
havia dado total respaldo a criação do clube, por isso mesmo
ausente, foi aclamado. Com a falta do primeiro presidente, a partir
de então assumiu os trabalhos da reunião o vice Moisés Roriz.
De onde vieram o
vermelho e branco
Já naquele dia foram tratados outos
assuntos com vistas o início dos trabalhos na prática. Nesta parte
da reunião um tema foi a escolha das cores da agremiação. Edison
Hermano deu a sugestão de cores azul celeste e azul marinho. Cores
que eram usadas pelo Independente da cidade de Uberaba (MG), um dos
clubes de destaque nos anos 40. Já. Amadeu Koki, propôs que as cores
fossem as mesmas do antigo Anápolis Esporte, que usava vermelho e
branco. A mesma sugestão teve Paulo Nazareth. A prposta era de um
uniforme composto por calções brancos, camisas vermelhas, com punhos
e golas brancas. Mas a indefinição por parte de alguns integrantes
da reunião fez com que o uniforme oficial da Associação Atlética
Anapolina ainda não ficasse definido nesta reunião.
Em seguida o assunto foi a criação de
um projeto para que a agremiação buscasse sócios que pagassem talões
mensalmente. Os primeiros gastos seriam com material impresso, que
na época precisavam ser adquiridos loonge do território anapolino.
Quem decidiu assumir o trabalho de
preparar propostas para apresentar aos sócios foi Moisés Roriz.
Ainda na reunião ficou acertado que
no início não seria cobrado nada de ninguém. Para se filiar ao clube
e se tornar sócio da Rubra era preciso dizer a um dos diretores
sobre o interesse.
Outra definiçào tomada naquele 1º de
janeiro foi a escolha de Edson Hermano para elaborar o estatuto.
Ficou acertado que o documento seria apresentada já na reunião do
dia 4 de janeiro, também às 14 horas.
Com as dificuldades surgidas para o
início do trabalho, a reunião marcada para o dia 4 de Janeiro de
1948, precisou ser adiada. Assim como havia acontecido o primeiro
convite para a reunião do 1º de janeiro, foi feito um aviso verbal
aos diretores sobre o adiamento.
Segunda reunião
oficial da Anapolina
No dia da segunda renião cujos
relatos não são suficientes para precisar a data da mesma, o
presidente eleito por unanimidade na reunião do dia 1º de janeiro
Gisberto Ferraresi, se fez presente. Após a leitura e aprovação da
ata anterior, o presidente propôs aos presentes que fossem definidos
alí os assuntos para aquele encontro.
Inicialmente foi acertado entre os
presentes que as cores da Associação Atlética Anapolina seriam
vermelho e branco, em homenagem ao primeiro clube fundado em
Anápolis. Os calções brancos, enquanto que as camisas seriam
vermelhas, com gola e punhos brancos. Esse escudo seria igual ao do
América Futebol Clube do Rio de Janeiro, no entando seguindo as
inicias de Associação Atlética Anpolina.Ficando A.A.A.
Ainda na segunda reunião oficial da
Anapolina, o tesoureiro escolhido para a diretoria provisória em 1º
de janeiro de 48, Odílio Albuquerque pediu para ser substituído por
falta de tempo para cumprir a agenda de serviços necessário pela
agremiação. Odílio foi então substituído por Angelo Ferreira.
De pés no chão, os diretores
preferiram não se arriscar. Foi então promovida uma grande discussão
onde opinaram os sócios Gisberto Ferraresi, Edson Hermano, José
Elias, João Asmar, José Abdala e Odir da Costa Ferreira. No final
decidiram que a Associação Atlética Anapolina disputaria
inicialmente as competições amadoras.
A busca pelo
local de treinos
Para criar um ambiente onde o time
pudesse realizar seus jogos e treinos, foi nomeada uma comissão que
se encaminhou ao Intendente Municipal (cargo que equevalio a
prefeito), na tentativa de conseguir que o campo, onde vários times
da periferia jogavam, ficasse com a Anapolina provisoriamente.
Participaram da visita ao administrador da cidade Gisberto Ferraresi,
José Elias Isaac, Edson Hermano e José Abdala. Neste mesmo encontro
o Sr. José Abdala doou ao clube o primeiro uniforme. Eram 16
camisas da mais alta qualidade e seriam usadas como o uniforme
oficial da Anapolina.
Seguindo o exemplo de José Abdala,
Odílio Albuquerque também comprou para o clube dois jogos de
camisas. Estes, por serem de material inferior ao da primeira
doação, foram colocados como material de treino. E logo depois, José
Elias doou mais um jogo de camisas, colocado como o segundo uniforme
de jogo da Anapolina.
As primeiras
bolas
Observando se tratar de projeto
audacioso, Frei Bernardo que já vinha contribuíndo para emprestar a
sala do então ginásio São Francisco para as reuniões dos direotres,
decidiu dar para a agremiação duas bolas de couro.
Posse da
primeira diretoria(oficial)
Com o início dos trabalhos já sendo
visto s pela cidade, em 1º de Fevereiro de 1948 foi empossada a
primeira diretoria oficial da Associação Atlética Anapolina. OS
cargos eram os seguintes:
Presidente: Gisberto Ferraresi
Vice-Presidente: José Elias Isaac
2º Vice-Presidente: Moisés Roriz Filho
Secretário Geral: João Pedro Neto
2º Secretário: Alípio Ribeiro
Tesoureiro: Idelfonso Castanheira
1º Tesoureiro: José de Oliveira Campos
2º Tesoureiro: Angelo Carnielo
Diretor de Futebol: Edson Hermano
O primeiro jogo
Anciosos para ver a Anapolina em
campo, a diretoria buscou os ex-jogadores do extinto Anápolis Sport.
O primeiro jogo aconteceu no dia 18 de abril de 1948. Em um domingo.
A Associação Atlética Anapolina, estreou contra o Ferroviário E.C.
de Araguari. O resultado foi de 3 x 2 para a Anapolina. Os gols
foram marcados por Leônidas, Júlio e Picum. O primeiro time colocado
em campo pela Associação Atlética Anapolina foi: Juca, Petrônio e
Tatú, Iberê e Zé Lemes; Alípio (Luizinho), Júlio, Juvenal, Picum e
Leônidas. Há de se observar portanto que o primeiro gol da Anapolina
foi marcado pelo atacante Leônidas.
|