Principal
   
Anapolina
O surgimento da Anapolina aconteceu numa sala de aula do do colégio do ginásio São Francisco de Assis.
Sem saber ao certo quantos e quais desportistas poderiam se interessar  pela criação de uma nova equipe de futebol na cidade, foi feita uma convocação àqueles que já mostravam interesse pelo crescimento do esporte profissional em Anápolis. O convite verbal, porém os convidados já ficavam sabendo que da tal reunião seria criado um clube de futebol.
Aproveitando-se do Dia da Confraternização Universal: 1º de Janeiro. Os desportistas se dirigiram logo depois do almoço à sala de aula do Colégio São Francisco para o encontro que teve início às 14 h do dia 1º de Janeiro 1948.
Para início dos trabalhos, os presentes elegerem Odílio Albuquerque e João Vieira Gomide para presidir e secretariar a primeira reunião. Eles foram os idealizadores da reunião para montar o novo clube.
Conforme combinado no ato do convite aos desportistas, o primeiro assunto foi a fundação de um clube de futebol. Logo em seguida a escolha de um nome para esse clube. E já naquela reunião,aconteceria a eleição da  diretoria provisória. Outros assuntos, caso houvesse, seriam tratados no final da reunião.
Na abertura da reunião, o presidente dos trabalhos, Odílio Albuquerque falou sobre a  necessidade da ciade de Anápolis contar com mais uma equipe esportiva. 
Qual Será a situação dos grandes clubes que caíram para série B esse ano?

Cairá para SérieC
Permanecerar na Séire B
Se Classificarão pra a Série A




Resultado Parcial
Recomendar esta Enquete
 
 
 
 
   
   
   
   
   
     
     
     
     
     
   
Odílio explicou também que o pensamento do grupo que tomara a decisão, era de que esse clube fosse forte o suficiente para representar a altura a cidade e acompanhar o rumo de progresso que já naquela época Anápolis apresentava. A sugestão foi imediatamente acatada pelos presentes, que já em 1948 sentiam a necessidade de uma equipe que dentro e fora de campo fosse 'grande', bastante para bater de frente com as 'muralhas esportivas' de outros rincões do estado, que já se despontavam. Terminadas as ponderações iniciais de Odílio Albuquerque, a palavra ficou aberta aos presentes antes de passarem a outro assunto da reunião. Fizeram pronunciamentos também  Moisés Roriz e Edison Hermano. Assim estava confirmado o surgimento de uma nova agremiação esportiva em Anápolis.

Surgimento do nome Anapolina

No assunto seguinte da reunião  Paulo Nazareth Dujardim foi quem sugeriu o primeiro nome para a nova agremiação: Clube Atlético Anapolino. Outro nome foi colocado com aceitação por quase cem por cento dos presentes Associação Atlética Anapolina. A sugestão veio de Moisés Roriz. Portanto este foi o homem que deu o nome à nossa Rubra.

Primeira diretoria(provisória)

A seguir foi escolhida a diretoria provisória. Ficou assim constítuída essa primeira diretoria:

Presidente: Gilberto Ferraresi; Vice-Presidente: Moisés Roriz; Secretário Geral: Paulo Nazareth; 1º Secretário: João Vieira Gomide; Tesoureiro Geral: Odílio Albuquerque e 1º Tesoureiro: Angelo Carniello.

Os diretores foram empossados naquele momento, menos o presidente que não estava presente, mas que já havia dado total respaldo a criação do clube, por isso mesmo ausente, foi aclamado. Com a falta do primeiro presidente, a partir de então assumiu os trabalhos da reunião o vice Moisés Roriz.

De onde vieram o vermelho e branco

Já naquele dia foram tratados outos assuntos com vistas o início dos trabalhos na prática. Nesta parte da reunião um tema foi a escolha das cores da agremiação. Edison Hermano deu a sugestão de cores azul celeste e azul marinho. Cores que eram usadas pelo  Independente da cidade de Uberaba (MG), um dos clubes de destaque nos anos 40. Já. Amadeu Koki, propôs que as cores fossem as mesmas do antigo Anápolis Esporte, que usava vermelho e branco. A mesma sugestão teve  Paulo Nazareth.  A prposta era de um uniforme composto por calções brancos, camisas vermelhas, com punhos e golas brancas. Mas a indefinição por parte de alguns integrantes da reunião fez com que o uniforme oficial da Associação Atlética Anapolina ainda não ficasse definido nesta reunião.

Em seguida o assunto foi a criação de um projeto para que a agremiação buscasse sócios que pagassem talões mensalmente. Os primeiros gastos seriam com material impresso, que na época precisavam ser adquiridos loonge do território anapolino.

Quem decidiu assumir o trabalho de preparar propostas para apresentar aos sócios foi Moisés Roriz.

Ainda na reunião ficou acertado que no início não seria cobrado nada de ninguém. Para se filiar ao clube e se tornar sócio da Rubra era preciso dizer a um dos diretores sobre o interesse.

Outra definiçào tomada naquele 1º de janeiro foi a escolha de Edson Hermano para elaborar o estatuto. Ficou acertado que o documento seria apresentada já na reunião do dia 4 de janeiro, também às 14 horas.

Com as dificuldades surgidas para o início do trabalho, a reunião marcada para o dia 4 de Janeiro de 1948, precisou ser adiada. Assim como havia acontecido o primeiro convite para a reunião do 1º de janeiro, foi feito um aviso verbal aos diretores sobre o adiamento.

Segunda reunião oficial da Anapolina

No dia da segunda renião cujos relatos não são suficientes para precisar a data da mesma, o presidente eleito por unanimidade na reunião do dia 1º de janeiro Gisberto Ferraresi, se fez presente. Após a leitura e aprovação da ata anterior, o presidente propôs aos presentes que fossem definidos alí os assuntos para aquele encontro.

Inicialmente foi acertado entre os presentes  que as cores da Associação Atlética Anapolina seriam vermelho e branco, em homenagem ao primeiro clube fundado em Anápolis. Os calções brancos, enquanto que as camisas seriam vermelhas, com gola e punhos brancos. Esse escudo seria igual ao do América Futebol Clube do Rio de Janeiro, no entando seguindo as inicias de Associação Atlética Anpolina.Ficando  A.A.A.

Ainda na segunda reunião oficial da Anapolina, o tesoureiro escolhido para a diretoria provisória em 1º de janeiro de 48, Odílio Albuquerque pediu para ser substituído por falta de tempo para cumprir a agenda de serviços necessário pela agremiação. Odílio foi então substituído por Angelo Ferreira.

De pés no chão, os diretores preferiram não se arriscar. Foi então promovida uma grande discussão onde opinaram os sócios Gisberto Ferraresi,  Edson Hermano, José Elias, João Asmar, José Abdala e Odir da Costa Ferreira. No final decidiram que a Associação Atlética Anapolina disputaria inicialmente as competições amadoras.

A busca pelo local de treinos

Para criar um ambiente onde o time pudesse realizar seus jogos e treinos, foi nomeada uma comissão que se encaminhou ao Intendente Municipal (cargo que equevalio a prefeito),  na tentativa de conseguir que o campo, onde vários times da periferia jogavam, ficasse com a Anapolina provisoriamente. Participaram da visita ao administrador da cidade Gisberto Ferraresi, José Elias Isaac, Edson Hermano e José Abdala. Neste mesmo encontro o Sr. José Abdala doou ao clube o primeiro uniforme. Eram 16 camisas  da mais alta qualidade e seriam usadas como o uniforme oficial da Anapolina.

Seguindo o exemplo de José Abdala, Odílio Albuquerque também comprou para o clube dois jogos de camisas. Estes, por serem de material inferior ao da primeira doação, foram colocados como material de treino. E logo depois, José Elias doou mais um jogo de camisas, colocado como o segundo uniforme de jogo da Anapolina.

As primeiras bolas

Observando se tratar de projeto audacioso, Frei Bernardo que já vinha  contribuíndo para emprestar a sala do então ginásio São Francisco para as reuniões dos direotres, decidiu dar para a agremiação duas bolas de couro.

Posse da primeira diretoria(oficial)

Com o início dos trabalhos já sendo visto s pela cidade, em  1º de Fevereiro de 1948 foi empossada a primeira diretoria oficial da Associação Atlética Anapolina. OS cargos eram os seguintes:

Presidente: Gisberto Ferraresi
Vice-Presidente: José Elias Isaac
2º Vice-Presidente: Moisés Roriz Filho
Secretário Geral: João Pedro Neto
2º Secretário: Alípio Ribeiro
Tesoureiro: Idelfonso Castanheira
1º Tesoureiro: José de Oliveira Campos
2º Tesoureiro: Angelo Carnielo
Diretor de Futebol: Edson Hermano

 

O primeiro jogo

Anciosos para ver a Anapolina em campo, a diretoria buscou os ex-jogadores do extinto Anápolis Sport. O primeiro jogo aconteceu no dia 18 de abril de 1948. Em um domingo. A Associação Atlética Anapolina, estreou contra o Ferroviário E.C. de Araguari. O resultado foi de 3 x 2 para a Anapolina. Os gols foram marcados por Leônidas, Júlio e Picum. O primeiro time colocado em campo pela Associação Atlética Anapolina foi: Juca, Petrônio e Tatú, Iberê e Zé Lemes; Alípio (Luizinho), Júlio, Juvenal, Picum e Leônidas. Há de se observar portanto que o primeiro gol da Anapolina foi marcado pelo atacante Leônidas.

 

 
       
by INDEXER      
Hosted by www.Geocities.ws

1