Percepção Ambiental
Percepção ambiental foi definida como sendo "uma tomada de consciência do ambiente pelo homem" ou seja, como se auto define, perceber o ambiente que se está localizado, aprendendo a protegê-lo e cuidá-lo da melhor forma.
O homem está constantemente agindo sobre o meio a fim de sanar suas necessidades e desejos. Você já pensou em quantas das nossas ações sobre o ambiente, natural ou construído, afetam a qualidade de vida de várias gerações? E nos diversos projetos arquitetônicos ou urbanísticos que afetam as respostas dos seus usuários e moradores? E não estamos falando de respostas emocionais, que dependem do nosso humor ou predisposição do momento, mas da nossa própria satisfação psicológica com o ambiente.
Cada indivíduo percebe, reage e responde diferentemente frente às ações sobre o meio. As respostas ou manifestações são portanto resultado das percepções, dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada indivíduo. Embora nem todas as manifestações psicológicas sejam evidentes, são constantes, e afetam nossa conduta, na maioria das vezes, inconscientemente.
Em se tratando de ambiente urbano, muitos são os aspectos que direta ou indiretamente, afetam a grande maioria dos habitantes - pobreza, criminalidade, poluição, etc. Estes fatores são relacionados como fontes de insatisfação com a vida urbana. Entretanto há também uma série de fontes de satisfação a ela associada. As cidades exercem um forte poder de atração devido à sua heterogeneidade, movimentação e possibilidades de escolha.
Uma das manifestações mais comuns de insatisfação da população é o vandalismo. Condutas agressivas em relação a elementos físicos e arquitetônicos, geralmente públicos, ou situados próximos a lugares públicos. Isso se dá na grande maioria, entre as classes sociais menos favorecidas, que no dia-a-dia, estão submetidos à má qualidade de vida, desde à problemática dos transportes urbanos, até a qualidade dos bairros e conjuntos habitacionais em que residem, hospitais e escolas de que dependem, etc.
Assim, o estudo da percepção ambiental é de fundamental importância para que possamos compreender melhor as inter-relações entre o homem e o ambiente, suas expectativas, satisfações e insatisfações, julgamentos e condutas.
- E o que tem a ver percepção ambiental e Educação ambiental?
Saber como os indivíduos com quem trabalharemos percebem o ambiente em que vivem, suas fontes de satisfação e insatisfação é de fundamental importância, pois só assim, conhecendo a cada um, será possível a realização de um trabalho com bases locais, partindo da realidade do público alvo.
- Quais são as formas de se trabalhar percepção ambiental?
Diversas são as formas de se estudar a percepção ambiental: questionários, mapas mentais ou contorno, representação fotográfica, etc.Existem ainda trabalhos em percepção ambiental que buscam não apenas o entendimento do que o indivíduo percebe, mas promover a sensibilização, bem como o desenvolvimento do sistema de percepção e compreensão do ambiente.
Texto: Sandra Faggionato
situado no site: http://educar.sc.usp.br
4 Comentários:
nsdonsdnvdn
By Anonymous, at Quinta-feira, Fevereiro 17, 2005 10:51:58 AM
Desde que eu comecei a minha faculdade de Biologia sempre quis trabalhar com Educação Ambiental, esse texto me abriu os olhos para outra faceta da Educação Ambiental, que é justamente a Percepção Ambiental. Se eu for dar uma aula sobre lixo por exemplo é bem diferente se a turma de alunos morar numa região que tenha coleta seletiva de lixo para uma que nem coleta de lixo tenha. É difícil eu chegar para essa segunda turma e dizer que eles têm que separar o lixo e tal se esse lixo fica se acumulando em seus terrenos, o certo seria dar uma alternativa para esse lixo, compostagem, reaproveitamento e até a venda de parte desse lixo seriam boas soluções.
By Lidia, at Quinta-feira, Fevereiro 17, 2005 2:19:58 PM
Olá Deborah e equipe do Band Pé no Rio!
Este texto de percepção resume bem esta linha da Educação Ambiental, que inclusive, no final do ano passado, teve até um encontro em São Paulo exclusive sobre a Precepção Ambiental, formas de se trabalhar a percepção ambiental e etc. O uso das técnicas de percepção ambiental com comunidades do entorno de unidades de conservação ou até com visitantes de áreas naturais é um bom "primeiro passo" para muitos trabalhos educativos posteriores nessa mesma área, ou seja, é muito importante a divulgação das metodologias de percepção ambiental para incentivar sua aplicação e contribuir para os trabalhos de nós, educadores ambientais. Parabéns!
Vívian
By Vívian Uhlig, at Sexta-feira, Fevereiro 18, 2005 2:10:13 PM
Olá Vivian, gostaria que você me mandasse os anais, algum resumo ou coisa de tipo desse encontro. Me interesse muito pelo o assunto!
By Lídia, at Quinta-feira, Fevereiro 24, 2005 8:00:40 AM
Post a Comment
<< Home