Domingo, Janeiro 23, 2005

Parque Passaúna

Como eu escrevi ontem uma das provas da primeira etapa foi fazer uma reportagem a respeito da região do Rio Passaúna, hoje resolvi postar aqui o resumo dela.

O Parque do Passaúna foi inaugurado em 1991, possui uma área de 6,5 milhões de metros quadrados, sendo que metade dessa área está ocupada pela Represa do Rio Passaúna. Este rio é responsável pelo abastecimento de água potável para 1/4 da população de Curitiba. O parque tem como principal objetivo proteger esses mananciais que são tão importantes.

O Parque abriga uma porção da Floresta com Araucária, mais de 100 espécies de aves e várias espécies de mamíferos silvestres incluindo até jaguatiricas.

A história da região remonta a fundação da colônia Tomás Coelho, em 1876, pelo presidente da província do Paraná adolpho Lamenha Lins. Lamenha Lins tinha uma política de boas vindas aos emigrantes que em sua maioria eram poloneses.

Os poloneses contruíam suas casas com toras de madeira roliças e encaixadas uma as outras, muita dessas casas hoje estão submersas, algumas delas foram transportadas inteiras, tentando preservar sua hitória, e hoje são expostas no Bosque do Papa.

Além de atividades agrícolas, ocorria na região a extração de argila para a fabricação de tijolos e é por isso que até hoje vemos chaminés de antigas olarias que aqui existiam.
Também era comum a extração de cal para uso na construção civil.

A Bacia do Passaúna tem uma área de 226Km2, o rio Passaúna é um dos afluemntes da margem direita do Rio Iguaçu. É muito importante ressaltar que não apenas quem mora na beira do rio ou da represa que tem influencia sobre esta que nos abastece com água potável, mas sim todas as pessoas que moram na região da Bacia.


3 Comentários:

  • Vc diz no texto que o Passaúna abastece 1/4 da população de Curitiba com água potável..... 1/4 ou 1/3??? Cada lugar que eu leio diz uma coisa :P

    By Carolina , at Sábado, Fevereiro 19, 2005 6:57:13 PM  

  • Gostaria de saber se o Parque Passaúna, além da funcionalidade de abastecimento de 1/4 da população curitibana, também tem como objetivo a conter as águas pluviais de Curitiba, evitando as enchentes?!? Sei que alguns parques tem este propósito, gostaria de saber se o Passaúna também se enquadra nesta categoria... Abraços e parabéns pelas reportagens!

    By Buchudo, at Domingo, Fevereiro 20, 2005 2:42:21 AM  

  • Carolina, eu também fiquei em dúvida a respeito disso, eu coloquei 1/4 porque eu tinha que escolher um dos dois e achei 1/4 mais próximo da realidade.
    Eu acho que não Buchudo. O que eu li sobre o Parque é que ele tem como objetivo proteger os mananciais que abastece Curitiba. Não li nada a respeito de contenção de aguas pluviais, mas posso estar enganada.

    By Deborah Pizzatto, at Domingo, Fevereiro 20, 2005 11:25:50 AM  

Post a Comment

<< Home


 
Hosted by www.Geocities.ws

1