Blog do M
(Márcio Del Cístia)
Julho 2008
Índice Geral
29/07/08
• ESTADO SELVAGEM E CAPITALISMO NATIMORTO
Fonte:
www.faroldademocracia.org
ESTADO SELVAGEM E CAPITALISMO NATIMORTO por Alex Brum Machado,
Empresário, Representante no FDR para o Espírito Santo
O Estado Brasileiro só faz crescer e isto não é de hoje. A visão de mundo que
entende o Estado como uma teta mata a nação se vier a se estabelecer como meta
das políticas do país, se for implantada como projeto pelos poderes
constituídos.
Há anos venho percebendo que o brasileiro vem perdendo o sentido da vida, o
amor pelo trabalho e seus frutos, não pensa mais em família nem mesmo a
respeita "como antigamente" e, na contramão da evolução humana, vem se
dedicando cada vez mais aos "prazeres baixos" e sem vínculos com as coisas que
nos fazem crescer como seres humanos como amizade, respeito, dignidade, amor a
si mesmo e ao próximo e, principalmente, a busca pelo conhecimento. Quem lê
livros "de verdade"? Quando encontramos um livro em uma mesa ou estante
brasileira são quase sempre de três tipos (como já disse o Olavo de Carvalho):
auto-ajuda, Paulo Coelho e livros esquerdopatas.
Alguns brasileiros foram morar e trabalhar em outros países que os aceitaram e
lá a quase totalidade conseguiu ter uma vida no mínimo mais digna. Por terem
nascido em um país que os trata como bichinhos não entendem que naqueles
países eles foram tratados como SERES HUMANOS pois foram recebidos, lhes deram
dinheiro em troca de trabalho em quantidade tal que puderam acessar bens e
serviços inimagináveis no país onde nasceram, tiveram assistência médica que
se dá a um ser humano e mais um monte de coisas impensáveis no nosso BRASIL.
Como quase todos são incultos e não querem aprender nada, muitos ainda
reclamam da acolhida.
O que isto tudo quer dizer?
Para mim isto serve no mínimo como reflexão. É raro alguém sair do Brasil para
ir trabalhar na China ou em Cuba. Normalmente o pessoal vai pros EEUU, Canadá,
Itália, Japão, Alemanha. Países que antes de tudo possuíam fortes tradições
antes de se tornarem países ricos e, depois disto, atraentes para quem sai de
um país doente como o Brasil. Depois de centenas (na verdade MILHARES) de
imigrantes de todo o mundo, a maioria de lugares de baixa cultura como o
Brasil, estes países estão criando barreiras para a imigração. O Brasil faria
o mesmo se fosse atrativo e ninguém pode negar isto (só os doentes mentais o
fazem, os esquerdopatas de plantão). Quem não conhece histórias de brasileiros
e brasileiras que fizeram trapaças ou coisas piores por países em que
estiveram, quase sempre alegando como motivo ou justificativa que o povo (dos
países que os aceitaram) é burro e fácil de enganar? Pois é... Estava na hora
deles criarem dificuldades para gente tão baixa, não é mesmo?
Mas isto tudo é outro papo, vamos voltar à reflexão...
A cada ano nosso país fica pior para quem quer ser honesto. Quando digo
honesto não estou querendo dizer apenas "aquele cara que não rouba". Mesmo
quem quer ser honesto consigo mesmo e com sua vocação vem perdendo as
esperanças. Não se pode por exemplo sonhar em ser professor no Brasil pois o
retorno financeiro não permitirá que a pessoa viva e ao mesmo tempo compre
livros para se aprimorar. Sem professores com dignidade, sem pessoas que ali
labutam por estarem seguindo seus ideais o que você acha que vai acontecer com
os alunos enquanto aprendizes? Meus professores sonharam em ser professores e
naquela época este sonho podia ser sonhado. Hoje não mais e isto é um
flagelo!!!
O brasileiro não consegue mais ser honesto com seu coração pois corre o risco
de não conseguir ter uma vida digna. Não se pode também abrir uma empresa pois
o estado literalmente não permite. Disto tudo veio a "saída": o sonho
profissional do brasileiro a alguns anos mudou. A suprema realização
profissional é SER fundionário público. Um país onde a força de trabalho
deseja atuar em um setor não gerador de riqueza acabou. Um país assim já
morreu e não sabe. Se este é projeto profissional dos mais capacitados (pois
as provas não são fáceis e portanto só os melhores entram), quem vai gerar a
riqueza? E de onde vai sair o dinheiro para gerar mais riqueza e também pagar
esta imensa folha de pagamento do setor público se o jovem não quer gerar
riqueza?
Fala-se muito em capitalismo selvagem. Pois isto não existe nem nunca existiu
no Brasil. Aqui temos estado selvagem, a raiz de todo o mal, principalmente
porque nosso estado vem sendo alimentado com o que temos de melhor no país.
Junto com ele massa, vamos morrer todos nós como seres humanos e renasceremos
como um amontoado de gente sem rosto, sem vida, sem perspectiva. Já está
acontecendo a algumas décadas, lentamente. E nada disto está acontecendo pelas
mãos do capitalismo, muito pelo contrário.