Blog do M
(Márcio Del Cístia)
Abril 2008
Índice Geral
14/04/08
• Governo Lula irá pedir perdão formal a moradores do Araguaia
----- Original Message -----
From: M
Sent: Monday, April 14, 2008 12:40 PM
Subject: Governo Lula irá pedir perdão formal a moradores do Araguaia
Oras!
Nada a estranhar: o canalhinha desdedado e seus fâmulos - comunistas em geral,
comuno-petistas em particular - irão continuar o teatro da hipocrisia
característica porque estão tronchos de saber que não se pode perder apostando
na estupidez - humana em geral, brasileira em especialíssimo e abundante
particular.
Nesta linha, a estupidez dominante na mídia dará ampla divulgação a mais este
desempenho do Exu de Garanhuns, sem questionar o por quê de o dito sujo não
aproveitar a oportunidade para - enquanto bandeira de seu partido - apresentar
desculpas e reparação ao Orlando Lovecchio Filho, explodido por uma bomba
colocada pelo Diógenes do PT. E ainda aproveitando a chance apresentar
explicações - não desculpas pelo indesculpável - sobre sua fortuna particular de
US$ 2 bilhões em paraísos fiscais, sobre as fazendas ( 2 compradas por algo
perto de R$ 150 milhões ) de seu pimpolho - filho de canalha, canalha é? - e
todo o rol de escândalos que se abriram com seu governo.
Não, Xará, não se pede maçãs a um pé de pinhão-roxo; como não se pede a um
comunista - em geral, ou comuno-petista em particular - honestidade, veracidade,
ética, vergonha-na-cara... Tais coisas são alheias à sua natureza.
Lamente a leniência das Forças Armadas - Geisel e Golbery em particular. E se
quiser cobrar, faça-o no mesmo endereço:
quando irão completar o trabalho de higienização sócio-política que ainda
devem ao espírito de 64?
M.
-------------------------------------
Assunto: Governo Lula irá pedir perdão formal a moradores do Araguaia
Folha de São Paulo de hoje.
Lamento muito isso....chega a me dar revolta.
O pedido de perdão, se for mesmo ato oficial, leva ao reconhecimento, por parte
do Governo, de um uma verdade deturpada, unilateral e tendenciosa que abre as
portas para atos revisionistas.
A História ensina que atos revisionistas são violentos, injustos e mentirosos.
São ações de dominação cultural e ideológica. Leva à uma espiral
miserável.... estamos testemunhando os estertores da Democracia no Brasil....
Lamento mesmo.
Boa semana,
Righini
-------------------------------------
REGIME MILITAR
Governo Lula irá pedir perdão formal a moradores do Araguaia
SERGIO TORRES
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA
Em nome do governo Lula, a Comissão de Anistia
do Ministério da Justiça pedirá formalmente à população da região do Araguaia
(sul e sudeste do Pará, norte do Tocantins e sul do Maranhão) desculpas pelos
atos cometidos por militares brasileiros na primeira metade dos anos 70, durante
o combate à guerrilha do PC do B que atuava na área.
O pedido de perdão será manifestado no município de São Domingos do Araguaia
(PA) nos próximos dias 25 e 26 pelo presidente da comissão, Paulo Abrão Júnior,
e pelos seis conselheiros que analisam os requerimentos de indenização
apresentados, até agora, por 240 moradores do Araguaia.
Os habitantes alegam, entre outras coisas, terem sido espancados, torturados,
mantidos em cárcere privado e em regime de semi-escravidão pelas tropas do
Exército, Marinha e Aeronáutica que ocuparam a área. Queixam-se também de ter
tido imóveis e terras confiscadas pelos militares.
Não está definido quantos requerentes terão direito a indenização. Abrão Júnior
disse que em cerca de 120 processos já "está mais do que comprovado" que os
militares cometeram os crimes descritos nos depoimentos tomados em setembro
passado, durante uma primeira visita ao Araguaia.
De acordo com Abrão Júnior, a audiência em São Domingos do Araguaia simbolizará
o perdão pelas "atrocidades e barbaridades" que, em nome dos governos da época
-dos presidentes Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel, ambos generais-,
funcionários públicos cometeram para acabar com o foco guerrilheiro que agia na
região conhecida como Bico do Papagaio, até então uma área inóspita de selva.
Os valores a serem pagos e a quantidade inicial de indenizações ainda estão em
discussão pela equipe da Comissão de Anistia. É possível que 40 casos sejam
anunciados na ida ao Araguaia. Como parte dos pedidos não está devidamente
documentada, as principais provas são os depoimentos dos requerentes e de
testemunhas.