Blog do M
(Márcio Del Cístia)
Março 2007
Índice Geral
01/03/07
•
N O J O! - Editorial do Jornal Inconfidência de Fev/2007
----- Original Message -----
From: M
Sent: Thursday, March 01, 2007 8:22 AM
Subject: N O J O! - Editorial do Jornal Inconfidência de Fev/2007
Quem - entre os que enxergam - não se sente assim?
Repugnância, aturdimento, revolta, fúria.
E impotência.
Os que podem, se escondem, fogem. Ou aderem.
A caravana putrefata e putrefaciente cresce apodrecendo mais e mais todas
as instâncias da vida nacional.
E nós? Que podemos fazer?
M.
--------------------
NOJO!
Em momento de dimensão histórica recente, certa figura da política
brasileira disse ostensivamente que tinha “ódio e nojo à ditadura”, numa
referência aos mandatos presidenciais exercidos anteriormente por
militares, militares aos quais nem os mais ferrenhos opositores tiveram
com que atingir-lhes a probidade, o caráter, a honradez e a dignidade
cívica.
A figura política aqui lembrada, de triste memória, e lamentável final de
vida, chegou a garantir que a Constituição que se promulgava, ensejaria um
verdadeiro “porre de democracia" aos brasileiros, batizando-a
arrogantemente de Constituição Cidadã.
Quisera o destino, vivo fosse quem proclamou tal nojo e tais ilusões, para
vivenciar, aqui e agora — 19 anos depois — a realidade sórdida e obscena
que impregna o dia-a-dia dos brasileiros!
Veria como a democracia por ele alardeada, vem sendo estuprada sem pudor
pelas esquerdas, entranhando o ódio na alma do brasileiro. Veria como a
desfaçatez e o atrevimento zombeteiro dos políticos freqüentam hoje as
páginas dos jornais e as telas das TVs, seguros da impunidade e da abulia
generalizada que introjetaram na alma do brasileiro. Veria que há uma
sensação de “porre” sim, mas não de democracia, mas de nojo, tais a
tristeza e a repugnância que estão evidentes em todas as áreas da vida
social do país.
Nojo! Da obsessão com que o governo privilegia a busca do prestígio
internacional, em detrimento do desenvolvimento nacional e da preservação
da nossa unidade, soberania e integridade do nosso território.
Nojo! Da orientação ideológica que está sendo imposta à política externa
brasileira, desprezando anos de diplomacia competente, séria e
independente.
Nojo! Do silêncio e da complacência dos governantes diante das ameaças
externas e das intromissões ousadas e intoleráveis praticadas por
presidentes de nações vizinhas.
Nojo! Do deprimente balcão de negócios em que se transformou a política
partidária e os métodos despudorados utilizados para a conquista dos
objetivos pretendidos.
Nojo! Da voracidade com que o Executivo articula e promove o “Assalto ao
Parlamento”, cooptando-o e transformando-o no seu antepasto, haja vista a
última eleição para as presidências da Câmara e do Senado.
Nojo! Da aversão do governo à aplicação do “Princípio da Autoridade” e
suas conseqüências desastrosas sobre a Segurança Pública em nosso país.
Nojo! Da frouxidão com que o atual governo trata aqueles que agridem
acintosamente as leis, os valores democráticos e até o Congresso Nacional.
Nojo! Da simulação cínica da existência de uma vida democrática em nosso
país. Na verdade a mais odiosa autocracia de uma classe.
Nojo! Dos enfadonhos programas presidenciais, panacéias que buscam cativar
e encabrestar os carentes e necessitados, para deles fazer vassalos.
Nojo! Das eternas e espertas “vítimas” dos governos militares, insaciáveis
na sua volúpia pelos dinheiros da nação, em busca das polpudas e
vergonhosas indenizações.
Nojo! Dos intelectuais que o apóiam, plantando árvores que não dão frutos,
contentes, tão somente, com a pouca e efêmera sombra que possa lhes
favorecer.
Nojo! Da passividade bovina das lideranças de oposição, incapazes de
identificar metas e aspirações e de mobilizar a nação para seu destino
maior.
Nojo! Da prevalência dos critérios ideológicos, sobre aqueles já
consagrados pelo Direito, nos julgamentos de questões que interessam à
coletividade.
Nojo! Do devotamento ao petismo que domina a categoria dos jornalistas
(TVs e grandes jornais), com a conseqüente perda da isenção e da
capacidade crítica de análise e de opinião.
Nojo! Do adesismo vergonhoso dos proprietários dos principais veículos de
comunicação, hoje passiva e financeiramente cooptados pelo poder central.
Nojo! Da idiotização a que está sendo submetido o povo brasileiro, haja
vista o baixo padrão predominante nos programas e novelas das TVs.
Nojo! Do ressentimento doentio que as esquerdas devotam às FFAA, hoje
consideradas e tratadas como “meros apêndices", isoladas do seu passado,
impedidas de exercerem seu intransferível papel de mantenedoras das
tradições e dos valores cívicos nacionais.
Nojo! Da ausência do atributo CORAGEM CÍVICA que está contaminando o modo
de pensar, de ser e de agir dos brasileiros.
Nojo! Dos que deveriam permanecer ligados ao mesmo compromisso de honra e
institucional, e que abandonaram seus camaradas de outras jornadas à sanha
de vinganças revanchistas, esquecidos, por conveniência ou pusilanimidade,
da sagrada missão a que foram chamados a cumprir. Os abandonados, ontem
heróis, hoje, réus sem defesa!
Nojo! De todos os que, tendo alguma possibilidade de reação ao caos
vigente, que impregna o inconsciente nacional, se mostram paralisados,
emasculados e covardemente acomodados ao status quo. A espera do que? De
quem?
Brasileiros, a pátria está minguando! ACORDEM!