Blog do M
(Márcio Del Cístia)
Julho 2007
Índice Geral
16/07/07
• "Polícia do Rio mata 41 civis para cada policial morto"
----- Original Message -----
From: M
Sent: Monday, July 16, 2007 12:02 PM
Subject: "Polícia do Rio mata 41 civis para cada policial morto" - FSP.
URGENTE!
A proposta é fazer-se um abaixo-assinado às Secretarias de Segurança - do Rio e
S.Paulo - exigindo equilíbrio nesta conta. Sugerindo, inclusive, que se a
pontaria dos "civis" é demasiado falha, estes policiais deveriam ter a decência
de atirarem em si mesmos.
A vergonhosa desigualdade destes números fere os direitos humanos dos "civis",
que afinal, apenas tentam ganhar a vida roubando, drogando e assassinando
burgueses - e o fazem sem carteira assinada, sem qualquer proteção da Justiça do
Trabalho, lesados em seus direitos a férias remuneradas e a um décimo-terceiro
salário.
Uma condição de injustiça que brada aos céus!
M.
P.S. - Qual, a seu ver, deveria ser a recompensa dos abnegados defensores dos
direitos humanos dos "civis"?
Bala ou corda?
---------------------------------------
Polícia do Rio mata 41 civis para cada policial morto
Morre um policial do Rio para cada grupo de 41 pessoas mortas pelas forças de segurança do Estado, revela uma reportagem (íntegra só para assinantes) publicada na edição desta segunda-feira da Folha. "A proporção é o quádruplo da média internacional, segundo estudo do professor da Universidade de Nova York, Paul Chevigny, adotado internacionalmente."
Segundo a reportagem, dez PMs e um civil mortos em confronto em 2007 até abril, contra 449 supostos criminosos que os agentes mataram em ações registradas como "autos de resistência". O número de policiais representa 2,4% do total de baixas "adversas".
"A Secretaria de Segurança Pública do Rio diz reconhecer que o número de mortos em confrontos com policiais é alto e que o saldo decorre de uma postura "mais ativa" adotada pelo governo. Para especialistas consultados pela Folha, a proporção de um policial morto para 41 autos de resistência, no governo Sérgio Cabral, é demonstração de uso excessivo de força e revela fortes indícios de assassinatos pelas forças oficiais."
O coronel da reserva da PM, ex-secretário nacional de Segurança Pública e diretor do Instituto Pró-Polícia, José Vicente da Silva Filho, ressaltou que, em São Paulo, a relação era de 11 mortos por policial, em 2005, e de 14 para um, em 2006, ano dos ataques da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). "Mesmo em 2006, a proporção manteve-se inferior à metade daquela do Rio", afirma o texto da Folha.
A média de pessoas mortas pela polícia no governo Sérgio Cabral até abril é de 3,7 por dia (449 em 120 dias). Os autos de resistência em 2007 são, portanto, 36,4% superiores ao do ano passado, até abril, quando 329 civis haviam sido mortos em confronto.