|
Erykah Badu nasceu no
dia 26 de fevereiro de 1972, em Dallas, no Texas, com o nome
de Erica Writh. O início da carreira artística foi aos
quatro anos, quando ela atuou ao lado da mãe, a atriz Kollen
Wright e, três anos depois, compôs a primeira canção no
piano do avô. O contato com as culturas Hip Hop e R&B dos
anos 60 e 70, que hoje são as fortes influências da cantora,
aconteceu na adolescência.
Na hora de escolher uma faculdade, Erykah optou por teatro,
na cidade de Louisiana. Pouco tempo depois, estava de volta
ao Texas para se dedicar à carreira de cantora. Mudou seu
nome para Erykah Badu e começou a dar aulas de dança e
teatro. O primeiro projeto musical foi com o primo Robert
“Free” Bradford em 1993, com o grupo Erykah Free. A dupla
tinha um repertório que enfocava o Hip Hop e logo estavam
tocando pela cidade.
|
Uma demo com composições de
Erykah foi parar nas mãos de
Kedar Massenburg, que a
convidou para abrir um show
do músico D’Angelo. Kedar
ficou impressionado com a
performance da cantora e
logo ofereceu um contrato
solo com o selo Kedar
Entertainment Label. Erykah
precisou desfazer o grupo
com o primo e seguir o seu
caminho. “Baduizm” foi
composto por ela própria e
chegou às lojas em 1997,
ocupando a segunda posição
da Billboard naquele ano. A
música “On & On” foi uma das
responsáveis por este
sucesso e esteve presente em
várias paradas de R&B.
|
| A entrada de Erykah Badu no
mercado fonográfico foi triunfal, a imagem da
cantora com seus turbantes coloridos se
espalharam pelo mundo. Ela foi capa de várias
revistas, inclusive a Rolling Stones. Sua
consagração aconteceu na entrega do Grammy em
que ela levou, na categoria R&B, os prêmios de
melhor álbum e melhor vocal feminino. A força
das apresentações rendeu um disco ao vivo ainda
em 1997, “Live”, com uma mistura de versões de
“Baduizm” e covers em versões ao vivo. |
 |
 |
Naquela época
Erykah Badu era constantemente comparada a
Billie Holiday e Bessie Smith. Ela foi uma das
responsáveis pela reinvenção da música soul. Os
três anos seguintes foram mais calmos para a
cantora, que preferiu dar prioridade ao filho
recém-nascido. Durante este período, ela
aproveitou para fazer participações especiais em
discos de outros músicos, como D’Angelo, Busta
Rhymes e o rapper Guru. Com Rhymes, o dueto
ganhou até Grammy em 99, pela música “You Got
Me”. |
Em 2000, ela voltou às paradas musicais
com a música “Bag Lady”, que entrou no disco “Mama’s Gun”, o
segundo em estúdio. Nesta mesma época, Erykah estava nos
cinemas, com o filme “Regras da Vida”, do diretor Lasse
Hallstrom. Após mais um tempo longe dos holofotes, lançou em
2003, “Worldwide Underground” com nova gravadora, a Motown.
Algumas composições do disco já foram testadas nas
apresentações na cantora e foram muito bem aceitas pelo
público. Entre as participações estão Queen Latifah e Lenny
Kravitz. Em 2004 não veremos muito Erykah, já que ela
engravidou novamente, mas, nos cinemas, ela estrela o filme
“House of D.”, de David Duchovny. |
|
Site Oficial

Audio
Eryka Badu e The Roots - You Got me
Discografia
|
|
|
|