Química (4)

A ação dos antibióticos no meio ambiente

O antibiótico é um veneno da natureza, que surgiu há milhões de anos, com a finalidade de defender e controlar as espécies. Esse princípio ativo está presente, em pequenas quantidades, na água, no solo, nos animais e nas plantas. Mas, desde  que a humanidade descobriu as vantagens dessa substância no controle de doenças, ela vem sendo utilizada de forma irracional; a cada ano toneladas de antibióticos são despejados indiscriminadamente no meio ambiente.

Ao ser eliminado do nosso organismo, o antibiótico, em geral, entra no ciclo da água e lá permanece ativo durante vários anos - cerca de 40 a 50 anos. Por isso, hoje em dia, podemos observar que a concentração de antibiótico nos rios, lagoas,e lençóis d'água vem crescendo, progressivamente.

Com a água contaminada, toda cadeia alimentar fica comprometida, e, conseqüentemente, a nossa alimentação. Atualmente, os índices de contaminação por antibióticos em vegetais, carnes e leite são alarmantes. A falta de critério na utilização do antibiótico vem prejudicando nossa saúde.

O antibiótico é um veneno utilizado para nosso bem estar e segurança, mas pode se voltar contra nós. Não podemos mais utilizá-lo sem critério; o cuidado no uso dessa substância é o cuidado com a nossa saúde.

Hosted by www.Geocities.ws

1