Conheça Seus Seios II - A Amamentação

Equipe O Bebê - 09/05/2000


Como a Amamentação Funciona

Há dois hormônios que controlam a amamentação: a prolactina é produzida em resposta ao movimento de sucção do seu bebê no peito. Ela é a responsável pela produção do leite em si. A oxitocina age sobre o tecido em volta dos dutos de leite, fazendo com que o leite saia. Como se vê, o tamanho dos seios não tem nada a ver com a sua capacidade de produzir leite já que a produção de leite é hormonal.

Outro ponto importante é o fato de a prolactina ser produzida a partir da própria sucção do bebê. Por isso quanto mais o bebê mama, mais leite é produzido. Só que esse sistema de oferta e demanda demora alguns dias para se estabelecer. É possível que no princípio você ainda não esteja produzindo leite suficiente para saciar a fome do bebê por muito tempo. O resultado: ele vai querer ficar no peito quase que o dia todo. Essa é a forma de a natureza garantir uma boa produção de leite.

Desde que tenha uma dieta adequada e beba bastante líquidos todas as mães saudáveis têm a capacidade de amamentar seus bebês, não existindo o "leite fraco" ou o "leite ruim".
O que de fato existe é uma dificuldade no princípio da amamentação já que o processo pode ser bastante doloroso e difícil. Bebês muito pequenos ainda não sabem sugar direito por isso levam muito tempo no peito. O resultado pode ser mamilos rachados e até mesmo feridos, o que se torna a principal razão pela qual as mães desistem de amamentar. Na verdade começa aí o seguinte ciclo vicioso:


o bebê ainda não consegue sugar direito

ele demora muito tempo no peito tentando mamar

o bico racha e dói

a mãe fica receosa de dar o peito

a alimentação do bebê tem que ser complementada com a mamadeira

o recém-nascido se acostuma ao bico da mamadeira e não aprende a sugar o peito direito

por falta de sucção suficiente a mãe acha que "não tem leite"

ela desiste de amamentar e segue dando a mamadeira

Para contornar esse problema é preciso persistência no início da amamentação, já que normalmente ao final do primeiro mês de vida os bebês estão sugando perfeitamente e não causam mais nenhum desconforto às mamães.

Outra causa de desconforto na hora de amamentar é o posicionamento errado do bebê. A posição "certa" para o início da amamentação é aquela em que a mãe e o bebê ficam "barriga com barriga" e o bebê pega o peito de frente. Porém uma vez estabelecida a amamentação cada mãe encontra a posição que mais gosta e, passados alguns meses, a maioria consegue dar de mamar em qualquer posição sem nenhum problema.

Algumas mães têm uma produção de leite muito maior do que o bebê dá conta. Por isso podem ficar com o peito endurecido. Além de bastante dolorosa essa situação também pode atrapalhar a amamentação pois o bebê terá mais dificuldade de pegar o peito. Uma solução para esse problema é a retirada de um pouco de leite antes da mamada, o que torna o peito menos cheio e mais fácil de ser sugado.


Voltar

Hosted by www.Geocities.ws

1