Conheça Seus Seios II - A
Amamentação
Equipe O Bebê - 09/05/2000
Como a Amamentação Funciona
Há dois hormônios que controlam a amamentação: a prolactina é produzida em
resposta ao movimento de sucção do seu bebê no peito. Ela é a responsável pela
produção do leite em si. A oxitocina age sobre o tecido em volta dos dutos de
leite, fazendo com que o leite saia. Como se vê, o tamanho dos seios não tem
nada a ver com a sua capacidade de produzir leite já que a produção de leite é
hormonal.
Outro ponto importante é o fato de a prolactina ser produzida a partir da
própria sucção do bebê. Por isso quanto mais o bebê mama, mais leite é
produzido. Só que esse sistema de oferta e demanda demora alguns dias para se
estabelecer. É possível que no princípio você ainda não esteja produzindo leite
suficiente para saciar a fome do bebê por muito tempo. O resultado: ele vai
querer ficar no peito quase que o dia todo. Essa é a forma de a natureza
garantir uma boa produção de leite.
Desde que tenha uma dieta adequada e beba bastante líquidos todas as mães
saudáveis têm a capacidade de amamentar seus bebês, não existindo o "leite
fraco" ou o "leite ruim".
O que de fato existe é uma dificuldade no princípio da amamentação já que o
processo pode ser bastante doloroso e difícil. Bebês muito pequenos ainda não
sabem sugar direito por isso levam muito tempo no peito. O resultado pode ser
mamilos rachados e até mesmo feridos, o que se torna a principal razão pela qual
as mães desistem de amamentar. Na verdade começa aí o seguinte ciclo vicioso:
o bebê ainda não consegue sugar direito
ele demora muito tempo no peito tentando mamar
o bico racha e dói
a mãe fica receosa de dar o peito
a alimentação do bebê tem que ser complementada com a mamadeira
o recém-nascido se acostuma ao bico da mamadeira e não aprende a sugar o peito
direito
por falta de sucção suficiente a mãe acha que "não tem leite"
ela desiste de amamentar e segue dando a mamadeira
Para contornar esse problema é preciso persistência no início da amamentação, já
que normalmente ao final do primeiro mês de vida os bebês estão sugando
perfeitamente e não causam mais nenhum desconforto às mamães.
Outra causa de desconforto na hora de amamentar é o posicionamento errado do
bebê. A posição "certa" para o início da amamentação é aquela em que a mãe e o
bebê ficam "barriga com barriga" e o bebê pega o peito de frente. Porém uma vez
estabelecida a amamentação cada mãe encontra a posição que mais gosta e,
passados alguns meses, a maioria consegue dar de mamar em qualquer posição sem
nenhum problema.
Algumas mães têm uma produção de leite muito maior do que o bebê dá conta. Por
isso podem ficar com o peito endurecido. Além de bastante dolorosa essa situação
também pode atrapalhar a amamentação pois o bebê terá mais dificuldade de pegar
o peito. Uma solução para esse problema é a retirada de um pouco de leite antes
da mamada, o que torna o peito menos cheio e mais fácil de ser sugado.
Voltar