:: Home | Artigos | Avançar ::


Que Diferença Fará

Certa Vez li

O povo brasileiro está se caracterizando pelo cansaço.
Estamos cansados dos nossos governístas – com seus mandos e desmandos, com seu descaso para com a população, com sua corrupção.
Estamos cansados da religião – que promete e não resolve, que nos engana com seus costumes, que se aproveita da credulidade das pessoas
Estamos cansados de nossa vida – de nosso cotidiano, com nossas rotinas que tantas vezes nos cansam e desanimam.
Estamos cansados da insegurança e violência que aumenta a cada dia, cansados deste maluco transito que rouba horas de nossa vida.
Estamos cansados, cansados, cansados, cansados.
O mundo de hoje, cada vez mais encontram-se pessoas cansadas. Apesar disto nunca.
Mas porque ? Será que Deus não se importa o que estamos passando ?

Por que Deus estamos longe de Deus

  • Por causa do caráter santo de Deus:

Quando estamos diante de uma pessoa boa, geralmente ficamos sem graça ou mesmo envergonhados. O mesmo ocorre com Deus.
A santidade de Deus, Seu caráter perfeito contrasta conosco que somos cheios de imperfeições, vícios, erros.

1Jo 1.5
“Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.”

A santidade de Deus se torna uma barreira para que encontremos a Deus.

A Bíblia ao falar de Deus, nos ensina que Ele é infinito, que é perfeito, imutável, eterno, dentre tantas outras qualidades, que nos afastam de Deus, que nos fazem distantes, muito distantes.

É como eu tentasse viajar até Portugal a nado. Meu plano é sair daqui dois meses de uma das praias da costa do Brasil, de preferência no Nordeste que é bem mais perto, bem cedo e ir nadando até Portugal. Assim, durante estes próximos meses, iria treinar todos os dias a fim de semana para estar bem preparado para o grande desafio.

Todos os dias pela manhã, iria acordar bem cedo e treinar bastante para adequar o condicionamento que preciso.
Chegando o grande dia, bem cedo iria a praia junto com meus familiares. Me despediria de cada um deles, ou iria dizer mesmo um adeus.

Entraria na água e começaria meu desafio. Lá pelas dez horas, estaria eu ainda nadando pensando a todo custo chegar em Portugal. Ao meio dia estaria exausto e provavelmente começaria a afundar. Chego a conclusão que é impossível conseguir. Por mais que quisesse, e treinasse, não conseguiria, simplesmente porque tal façanha está além da capacidade humana.

Talvez o Gustavo Borges conseguiria ir mais longe que eu, Pois nem mesmo ele conseguiria, porque o padrão no caso, é a distância do Brasil a Portugal.
Tentar se aproximar de Deus por meio de nossos próprios esforços é o mesmo que tentarmos nadar até Portugal Talvez alguns iriam mais longe, outros menos, mas nenhum de nós conseguiria se aproximar do alvo proposto. O padrão é alto demais.

Portanto, estamos separados de Deus e com nossos esforços, por mais bem intencionados que sejam, não nos ajudam a nos aproximar de Deus.

  • Por causa da divida que temos para com Deus:

  • Por que so

    A segunda causa que nos afasta de Deus está relacionada a nossa condição, a nossa natureza.

    A Bíblia nos ensina que somos pecadores, que pecamos e por isso o nosso pecado nos afasta de Deus.

    1Jo 3.4 “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.

    Pecado é tudo o que fazemos que desagrada a Deus

    Vamos supor que pecássemos duas vezes por dia durante 35 cinco anos. Neste caso teríamos em contra Deus 25.550 atos que desagradam a Deus. Vamos supor que fossem cinco vezes ao dia, durante vinte anos, teríamos em conta um débito de 36.500 pecados. Cada pecado que cometemos faz com que andemos cada vez mais longe de Deus.

    Is 59.1-2 “mas as nossas inquidades fazem separação....”

    mos escravos de Satanás:

Talvez você se assuste com esta frase, ou mesmo não creia nem que o diabo exista.
Independente disto, a Bíblia afirma que ele existe, e que seu propósito básico neste mundo é destruição.
A Bíblia diz que seu propósito básico é destruir, tudo o que é certo.
Hoje em dia, vemos as famílias destruídas, jovens destruindo suas vidas com as drogas, pessoas se odiando cada vez mais. Tudo isso por influência direta do diabo.

1Jo 5.19 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.”

NVI – O mundo todo está sob o poder do Maligno.
Mas por que isto ? Por que um dia, o homem entregou a ele o direito de governar o mundo. Quando o homem desobedeceu a Deus, no jardim do Éden, desde lá, ele entregou ao diabo o controle deste mundo.

    • Por que somos mortos espiritualmente:

    Ef 2.1 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados...”
    A quarta causa que nos separa de Deus é uma questão espiritual.
    Por termos uma natureza pecadora, que gosta de pecar, somos separados de Deus, estamos como que mortos, sem vida.
    Uma pessoa sem vida não tem reação, não tem vontade, não tem decisão.
    Assim é que somos, não temos condição de nos aproximarmos de Deus, pois estamos mortos.
    A causa de nossa morte, são os nossos pecados.

Como Deus se aproximou de nós

  • Jesus foi propicio a nós:

1Jo 2.2 “e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.”

Propiciação: Ser propício, satisfação da justiça de Deus em relação aos nossos pecados. Cristo  ao morrer na cruz, satisfez a justiça de Deus que exigia a condenação pelos nossos pecados.

  • Jesus pagou nossa divida

Toda a dívida que tínhamos para com Deus, todos os nossos pecados, foram pagos por Cristo na cruz.
O sangue dele é a garantia que temos que não há mais dívida alguma.

1Pe 1.18 “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do nosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, v.19  mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo...”

No Império Romano, na época Jesus, quando alguém cometia um delito, esta pessoa era condenada. Era preparado um certificado que continha a relação de delitos que ela praticara, e sua respectiva penalidade.  Isto era chamado de certificado de dívida.  Este certificado era preso na porta de sua cela, para que qualquer que por ali passasse pudesse saber o motivo de sua condenação e a sua pena.

  • Jesus nos libertou da escravidão a Satanás:

Somente Jesus pode nos libertar da escravidão a Satanás.
A morte de Cristo na cruz no liberta desta vida de escravidão. Somos livres para nos aproximar de Deus.
Jo 8.32 – “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”
v.36 – “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”
Ilustração: (continuação da anterior)
Ao termino, quando sua pena era cumprida, ele receberia seu certificado com as seguintes palavras nele escritas: TOTALMENTE PAGO. Enquanto tudo não fosse pago, ele não poderia ser liberto. Este certificado era uma barreira à sua liberdade.
Cristo já pagou toda a nossa dívida de pecado, não devemos mais nada.

  • Jesus nos reconciliou com Deus

Jesus nos reconciliou com Deus.
Ele veio a este mundo para trazer o homem de volta para Deus.
Sua morte trouxe este resultado.
Antes separado, morto, distante. Mas tudo isto foi quebrado.
Cl 1.21 – “E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, v.22  agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis..”

Conclusão

Estamos realmente cansados, e continuaremos cansados se continuarmos a confiar nas pessoas para a solução deste mundo.
Se olharmos para nós mesmos, nossos esforços, nossa vida, perceberemos que não temos muita saída. Precisamos de Deus.
Precisamos reconhecer duas coisas:
Nossa condição de pecadores – que estamos falidos e não temos solução

ARREPENDER-SE  “arrependei-vos pois, e convertei-vos para serem cancelados os  vossos pecados” – At 3.19
Arrepender-se é dar meia volta, deixar para traz, mudar radicalmente.
Que Cristo tem a solução para nossa vida.
CRER EM CRISTO “em verdade, em verdade vos digo, quem ouve as minhas palavras e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”Jo 5.24
Crer em Cristo é um compromisso, confiança que traz tranqüilidade.
Não envolve apenas o consentimento da mente, mas um ato da vontade, é uma atitude.

 

| Mapa do Site | Fale Conosco |Quem Somos
Hosted by www.Geocities.ws

1