:: Home | Artigos | Avançar :: :


O que fazer?!
Pr. Carlos Augusto P. Dias


Introdução

Geralmente quando pensamos em namoro e casamento, sempre ficamos intrigados com esta questão.

Quem já não ouviu a história de uma "resposta" fantástica que uma pessoa diz que recebeu de Deus como confirmação para namorar e até casar. Eles procuram por sinais, eventos que possam ocorrer e que demonstram ser a vontade de Deus. Já ouvi falar de várias histórias malucas, como um rapaz que rodeou sua pretendente sete vezes como o povo fez em Jericó, e assim tomou "posse" da amada. Outros que oraram por uma moça que fosse loira e de olhos azuis. Outra moça que recebeu uma "revelação" do Senhor e disse ao seu pretendente que a vontade de Deus para ele era que se namorassem e casassem.

Algumas pessoas procuram em livros sobre a vontade de Deus onde nele contenha tudo o que esta pessoa precisa. Um livro que tenha todas as respostas, até com o endereço e a foto do futuro amado.

Sinceramente, não creio que Deus haja desta forma! Vejo Deus agindo muito mais nos eventos cotidianos da vida, onde Ele manifesta a Sua vontade por meio dos fatos do cotidiano, mas priomordialmente pela Sua Palavra, por meio de princípios e preceitos, deixando com o homem a escolha.

É muito comum as pessoas terem expectativas em relação ao namoro e casamento. A maioria delas entretanto são muito irrealistas e acabam se frustando muito quando começam um relacionamento, ou mesmo desenvolvem uma expectativa tão alta da outra pessoa que acabem se magoando, ou mesmo imaginando que não tem alguém melhor, ou que atenda aos seus padrões.

Gostaria de propor algumas situações que nos ajudam a sermos mais realistas em nossa caminhada cristã nesta importante área do namoro.

Seja Realista

Não podemos desprezar

1. O namoro e casamento é uma união de dois pecadores.

A Bíblia é clara ao afirmar que o homem é por natureza pecador, ou seja, ele peca porque é pecador (Rm 3.23).

Desde o primeiro casal Adão e Eva após a sua queda, os casais são formados por duas pessoas pecadoras.

Não podemos portanto esperar que no namoro não tenhamos um companheiro que não seja pecador, que não vá errar conosco, ou mesmo que não vamos errar.

No relacionamento mais intimo que temos é que somos conhecidos e conhecemos as pessoas. Ali não tem como a pessoa esconder seus pecados, suas falhas e seus problemas.

São duas pessoas que precisam da graça de Deus em suas vidas a cada dia.

2. O casamento não muda as pessoas.

Este é o segundo mito que as pessoas tem. Elas imaginam que o casamento possa muda-las. Imaginam que uma vez casadas, elas ao iniciar sua nova vida, as coisas mudem e com isso seu conjuge também mude.

No casamento não ocorre nenhuma mágica, onde o pastor pode jogar um pó "magico" nos conjuges e eles passam a deixar tudo o que era ruim para tras.

Infelizmente alguns relacionamentos podem piorar, ou melhor, pode ajudar as pessoas a aflorar o que tem de pior em si.

Veja alguns exemplos: Pv 16.29, Pv 22.24-25

As pessoas mudam não porque vão casar-se mas porque decidem mudar e contam com o auxilio de Deus para isso.

3. O namoro cristão pode ter problemas.

Há pessoas que dizem que pelo fato de serem cristãs, o namaro não terá problemas. Acham que os crentes não tem problemas, não passam por dificuldades; e se passam, jogam a culpa toda no inimigo, nos outros, ou outra coisa qualquer.

Se há uma verdade que devemos considerar é que os relacionamentos tem seus problemas. Como já vimos acima, são duas pessoas pecadoras vivendo juntas.

O fato de ser cristão não o exime de problemas,

Vários casais na Bíblia tiveram os seus momentos mais delicados.

Pense em Adão e Eva (Gn 3); Abrãao e Sara (Gn 14); Jacó e Raquel (Gn 30.1-2), dentre tantos outros.

4. Não existem "regrinhas" para conhecer alguém

Não existe uma fórmula mágica, um fato inusitado como rodear uma pessoa sete vezes e então "tomar posse" da sua amada. Esperar que a pessoa o procure e lhe fale certas palavras, ou mesmo que se sente ao seu lado na igreja.

Outros usam as narrativas da Bíblia e fazem aplicações absurdas à sua vida pessoal.

Estas aplicações ruins da Bíblia tem trazido muita confusão ao cristãos para entender a vontade de Deus.

Portanto, não espere algo miraculoso, uma resposta vinda do céu, ou um evento espetacular. Deus no vida do cristão atua no seu cotidiano. Pelo contrário, Deus usa as situações comuns, corriqueiras, as situações do dia a dia para nos ensinar.

Exemplos de pessoas de hoje em dia são únicos e não podem ser tomados como regra. Lembre-se: a experiência de uma pessoa, é uma experiência e ela não pode ser normativa.

A única regra de fé que temos são as Escrituras, e nela encontramos os desejos, ordens e vontade explicita de Deus para todos nós.

 

Mas o que posso fazer?

1. Invista naquilo que está em suas mãos

Aproveite as chances que Deus lhe dá para formar amizades.

Procure conhecer pessoas, aprender mais. Lembre-se que o tempo não volta atrás.

Procure lidar com as áreas de sua vida em que tem mais dificuldades. Procure aprender com as situações que Deus temc colocado em sua vida.

Eclesiastes 3.1

Colossenses 3.23-24

2. Se exponha e esteja envolvido com outras pessoas

Este momento da vida é um momento de se expor e conhecer pessoas.

Se você pretende um dia se casar, é importante se expor, ou seja, conhecer as pessoas. Não adiante ficar na toca esperando a situação acontecer. Mas isso não é garantia de casamento e relacionamento correto.

Podemos e devemos nos expor para ajudar outros, nos fazer conhecidos, estar próximos dos outros.

A solidão não é uma coisa boa em si (Pv 18.1). Por isso, aproveite as oportunidades para solidificar suas amizades, fazer novos amigos, se aproximar de outros e deixar com Deus o que não tem controle, com Ele.

 


Pr. Carlos Augusto P. Dias, é casado com Madeline. É Bacharem em Teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida.

É coordenador do Site Biblioteca Evangélica, palestrantes em diversas igrejas e também tem feito traduções e revisões de livros.


Mantenha a sua integridade!
Todos os Direitos Reservados à Biblioteca Evangélica.  Os conteúdos deste site poderão ser reproduzidos, total ou parcialmente, desde que mencionada a fonte como sendo o site e seus autores.
 

 

 

| Mapa do Site | Fale Conosco |Quem Somos
Hosted by www.Geocities.ws

1