CRESCENDO EM SANTIDADE

Valdenira Nunes de Menezes Silva





"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo..." (2 Pedro 3:18)



1- Introdução

Dou graças ao Senhor por Ele ter colocado em meu caminho pessoas santas de Deus (meu marido, alguns pastores...) que me fazem, a cada dia, crescer no conhecimento da Sua Palavra.

Dou graças ao Senhor pela Bíblia que me ajuda a trilhar caminhos serenos como também caminhos árduos e que me faz crescer no conhecimento da Sua Palavra.

Dou graças ao Senhor pelo Espírito Santo que fala bem alto ao meu coração e me dirige por caminhos que me fazem crescer no conhecimento da Sua Palavra.

Dou graças ao Senhor pelo Seu Filho que não mediu esforços para descer da Sua glória junto ao Pai e morrer no meu lugar uma pecadora.

Dou graças ao Senhor pelas mulheres sábias que Ele colocou em meu caminho e, com seus exemplos e sabedorias, me fizeram crescer no conhecimento da Sua Palavra.

2- Passos Que Devemos Seguir Para Crescermos Espiritualmente
 
Sempre me esforço para agradar ao Senhor. Crescer espiritualmente é um dos alvos da minha vida, pois sei que só assim poderei agradar ao meu Senhor. Então, se quero crescer espiritualmente tenho que fazer alguma mudanças em minha vida a fim de conseguir atingir o meu objetivo...

Passo 1: Tenho que aceitar Jesus como meu único e suficiente Salvador.
Para alguém crescer, fisicamente, é necessário que tenha vida. E, para crescer espiritualmente, é necessário que tenha vida espiritual. Felizmente eu já dei este passo tão importante em minha vida. E você já deu?

Mas como podemos ter vida espiritual?
Antes de aceitar Jesus, você é morto espiritualmente, ou seja, você está separado de Deus. Mas, a partir do momento que você aceita o sacrifício que Cristo fez no seu lugar, no Calvário, derramando o sangue dEle, então você passou "da morte para a vida" (1Jo 3:14). No evangelho do apóstolo João 11:25 lemos:

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá."


Passo 2:
Tenho que confessar os meus pecados a Deus.

O pecado atrofia o nosso crescimento espiritual. Ele nos afasta de Deus e nos leva para caminhos que desagradam a Ele.
Se queremos crescer em santidade, temos que seguir os sábios conselhos da Bíblia que diz:

"1 Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações,
2 Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo."
(1Pe 2:1-2)

Vejo, então, que tenho que reconhecer os meus pecados e confessá-los a Deus a fim de que eles não incapacitem o meu crescimento espiritual.
Em 1 João 1:9 a Bíblia nos diz:

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."

No Salmo 32:1, ainda aprendemos que é:

"Bem aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto."

Passo 3: Não devo alimentar o desânimo espiritual.

Logo que aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, queremos aproveitar cada minuto e cada segundo da nossa nova vida. Amamos ler a Bíblia (e isto vem do fundo do nosso coração, de nossa alma sedenta), gostamos de ir aos cultos, gostamos de orar... Estamos no nosso primeiro amor.
Com o passar dos anos, vamos deixando de lado aquele primeiro amor porque damos ouvidos ao inimigo das nossas almas que incute em nosso pensamento o desânimo e o desinteresse pelas coisas do Senhor. E, quando perguntamos a razão de todo este desânimo as respostas são inúmeras: "Não tive tempo...", "Estava com dor de cabeça...", "Tinha uma prova...", Estava chovendo muito...", "Viajei..."... Desculpas, desculpas e desculpas que não justificam não colocar Deus em primeiro lugar na sua vida. Cuidado irmãs, pois saber colocar as prioridades no lugar certo é uma das características da mulher sábia, da mulher que deseja ser bela aos olhos de Deus e que deseja crescer espiritualmente.

Há dois caminhos que posso seguir:
1- Se decido alimentar a minha natureza velha, então não leio nem estudo a Bíblia, não oro, e isto significa me tornar uma "mulher espiritualmente anêmica".
2- Se, no entanto, decido alimentar a minha natureza nova que é aquela que agrada a Deus, então, passo grande parte do meu tempo em comunhão com o Senhor - lendo a Sua Palavra e orando. E estes momentos suaves e ternos são um bálsamo para o meu coração.

Expulsemos de nossa vida a "preguiça espiritual" e, como guerreiras do Senhor, trabalhemos e esforcemo-nos para atingir o nosso alvo - crescer nos caminhos do Senhor.

Passo 4: Devo usar meios que me ajudarão a crescer

A mulher sábia quer crescer espiritualmente, pois a Bíblia lhe diz que:

"O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento..." (Pro 1:5)

"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo." (2Pe 3:18)

A mulher sábia sabe que, para que ela cresça espiritualmente, é necessário não apenas ler um "pouquinho" a Bíblia, orar só "alguns poucos minutos", ou ir aos cultos, mas ser "ousada e radical". Se ela costuma ler um capítulo por dia, agora, que ela decidiu em seu coração crescer em santidade, ela deve ler o dobro. Se está memorizando um versículo por semana, agora, vai memorizar dois.

Vejamos alguma dicas que poderão nos fazer crescer espiritualmente:

* Tente obter CD's com mensagens bíblicas e escute-as enquanto faz uma viagem, ou enquanto está preparando a refeição do marido...

* Leia livro  com estudos bíblicos feitos por mulheres santas de Deus que poderão ajudá-la a crescer como uma mulher segundo o coração de Deus.

* Assista às reuniões da Sociedade Feminina da sua igreja.

Alguém disse que "são necessários dez minutos por dia para ler a Bíblia toda em um ano." Ele também disse o seguinte: "Gastando 15 minutos por dia, você pode ler 25 livros em um ano."

Quantas vezes você já leu a Bíblia?
Quantos livros de autores crentes você já leu este ano?
Você quer crescer espiritualmente ou quer continuar se arrastando como fazem os bebês?

Se quer crescer, então, aceite este desafio: Separe 25 minutos por dia para ler a Palavra de Deus e leia também livros de autores crentes, fundamentalistas que têm como objetivo crescer e fazer a vontade de Deus em suas vidas.

Passo 5: Tenho que ter disciplina para alcançar o alvo

Para sermos salvas é necessário apenas reconhecermos que somos pecadoras e aceitarmos Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal. É necessário aceitarmos o sacrifício que Ele fez por nós , derramando o Seu precioso sangue.
Aceitando Jesus, nos tornamos novas criaturas como diz 2 Coríntios 5:17:

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."

Mas sabemos que, mesmo tendo a nossa salvação segura nas mãos de Deus, temos que dar um novo passo para sairmos da condição espiritual de bebês.
Agora chegou a fase do discipulado.
Como novas crentes, acheguemo-nos às mulheres crentes, firmes na Palavra, virtuosas, maduras e que possam nos ajudar, encorajar, empurrar, puxar e até mesmo nos carregar pelos caminhos que estamos trilhando. Sigamos os seus exemplos para que, um dia, você e eu possamos ajudar outras mulheres que nos procurarem.

Passo 6: Tenho que ter crescimento vitalício

Podemos comparar o crescimento espiritual ao exercício físico. Se nos exercitamos todos os dias e de repente paramos, com certeza todo o nosso corpo vai atrofiar e voltar ao que era antes - flácido e fraco. Se nos exercitamos esporadicamente, não veremos os resultados que almejamos ter.
O nosso crescimento espiritual tem que ser por toda a nossa vida aqui na terra. Ele tem que ser vitalício.
Tenho que, durante toda a minha existência, ler a Bíblia, orar e ser discipulada para que não tenha atrofia espiritual.
O crescimento espiritual é progressivo e "a maturidade virá nos dias bons, para prepará-la para os dias maus."

3- O Que Fazer Para Agradar Ao Senhor

Não deixemos apenas em nossas mentes tudo que aprendemos sobre crescimento espiritual mas ajamos, a partir deste momento, fazendo o que deve ser feito para que cresçamos em santidade. 
O que devemos fazer:

a) Oremos ao Pai, pedindo-Lhe que coloque em nossos corações o desejo de crescermos. E que Ele afaste de nós tudo que possa servir de empecilho ao nosso crescimento.

b) Peçamos que Deus coloque em nosso caminho uma mulher virtuosa, madura no conhecimento da Palavra, mais experiente e que possa ser nossa discipuladora, nossa ajudadora.

c) Criemos um plano de leitura bíblica. Não leiamos apenas o necessário mas leiamos, leiamos e leiamos, examinando minuciosamente o que Deus está nos ensinando ali naquela passagem.

d) Passemos tudo que aprendemos da Palavra de Deus às outra mulheres da família, da igreja, amigas....

Que Deus coloque em nossos corações a certeza de que podemos encontrar os melhores conselhos na Sua Palavra.
Salmo 33:11 nos diz:

"O conselho do Senhor permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração."

Que possamos nos tornar mulheres sábias e aptas para transmitir a sabedoria de Deus à próxima geração de mulheres.
Tenhamos, irmãs, força e esperança para transmitir as verdades de Deus.
Tenhamos humildade a fim de que possamos crescer a cada dia, sabendo que ainda estamos longe de atingir o alvo - Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Tenhamos tempo para Deus, pois Ele "é o único investimento duradouro da vida."

E que Ele nos abençoe nesta tão grande caminhada!
--------------------------------------- 
(Estudo parcialmente baseado no livro "A Sabedoria de Deus na Vida da Mulher" de Elizabeth George)

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://geocities.yahoo.com.br/bereanas/ )


Retorne à homepage de geocities.yahoo.com.br/bereanas/

Hosted by www.Geocities.ws

1