|
CONCURSO DE POESIA – EM PERSPECTIVA Por iniciativa do Centro de Formação Gaia Nascente, foi promovido, em 1999, um encontro interescolas para partilha de experiências no âmbito da organização e animação das bibliotecas das escolas EB 2/3 de Avintes, Gervide, Olival, Vilar de Andorinho e as Secundárias/3 de Almeida Garrett, Olival e Oliveira do Douro. Nesse mesmo ano decorreu um Concurso de Postais de Natal alusivo a Timor. Após selecção dos postais por um júri composto por professores de Educação Visual e membros das equipas das BE/CREs acima mencionadas, procedeu-se à organização e impressão de uma colecção de Postais, com a colaboração do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de VNG, na pessoa do vereador da Cultura, Dr. Barbosa da Costa. Cada escola encarregou-se da venda destes postais, tendo-se apurado cerca de 500 contos (2500 euros), posteriormente enviados a Dom Ximenes Belo para ajuda do povo Timorense. Em 2000 as equipas das BE/CREs deram início a um Concurso de Poesia interescolas, tendo como únicos participantes alunos das escolas EB 2/3 e Sec/3 de Gaia Nascente. Desde essa data, o projecto tem crescido, destinando-se, neste momento, a toda a comunidade educativa das respectivas escolas. Os poemas seleccionados por todas as escolas têm sido publicados numa pequena antologia, financiada até 2001 pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. À sua venda esteve subjacente o princípio da solidariedade: o produto da venda da 1ª antologia reverteu a favor do povo Moçambicano, e o da 2ª a favor do apetrechamento das bibliotecas das escolas de 1º Ciclo mais próximas das envolvidas no concurso. A publicação dos poemas premiados em 2002 só foi possível graças à colaboração dos Conselhos Executivos das escolas participantes. Nos actuais moldes, o projecto tem que se auto-financiar; a edição de 2002 não teve lucro e o mesmo aconteceu com a de 2003. Este projecto tem contado desde sempre com toda a colaboração de professores de Português das escolas concorrentes, dos poetas Virgínia Monteiro, Antero Monteiro, Eduardo Roseira e Fernando Morais, da Associação dos Escritores de Gaia, bem como do seu Presidente, Dr. Miguel Miranda. Realça-se, também, a preciosa colaboração ao longo de todo o processo, desde a sua nascença, do então Director da Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova de Gaia, Dr. Alberto Moreira. Actualmente tem tido a contribuição da Dr.ª Cristina Margarida, representante da Biblioteca Municipal de VNG, nomeadamente no que se refere à oferta dos prémios finais. As sete escolas envolvidas neste projecto têm constituído uma mini-rede de variados intercâmbios, numa rede mais vasta a que o Concelho de Vila Nova de Gaia já pertence – a Rede de Bibliotecas Escolares. Como nota final, destacamos as cerimónias de atribuição dos prémios finais que têm envolvido, também, professores e alunos pertencentes a pequenos Grupos de Teatro e de Arte de Bem Dizer das escolas participantes e que dinamizam sessões de Poesia/Teatro. Maio, 2004 |