Banda: Várias (Coletânea)
Título: "The William Shakespeare's - Hamlet"
Gravadora/Selo: Die Hard Records 
País: Brasil
Site oficial: www.diehard.com.br
Nota: 10
h

     Fenomenal !!! Estupendo! Só pela iniciativa este álbum mereceria nota 10, porém tem as músicas, a obra, a complexidade e a honestidade com o qual os organizadores, produtores e músicos fizeram deste épico trabalho um sucesso!!! Como muitos já devem ter lidos no próprios site da Die Hard, a responsável pelo feito, matérias nas revistas entre outros, Hamlet foi produzido pelo excelente Sascha Paeth, o alemão que já produziu discos fenomenais como os do Rhapsody, os da extinta banda dele o Heavens Gate e acabou de lançar o recente projeto Virgo com o André Matos, as letras das músicas, os poemas do encarte do CD, tudo inspirado nos textos originais foram feitos por Adriano Villa e traduzido para inglês por Alexandre Callari, o baterista do Delpht, tudo isso de forma mais trabalhada o possível, pois tudo é épico!!! E é lógico não poderíamos deixar de falar do encarte, da arte gráfica que ficou do c...! e que foi feito por Rodrigo Cruz, além destas participações o CD teve a presença do Maestro José Luiz Ribalta (compôs a música que foi executado por uma orquestra, "To Be"), André Matos (presença magistral e mais do que importante na música "To Be") e Mário Pastore (atual vocal Delpht) que fez quatro vinhetas para compôr o CD e dar uma cara mais épica do que já é, são elas: "The Hapiness of the Queen", "Villainy" (parceria com José L.Ribalta), "The Play"(parceria na guitarra com Gustavo Carmo/VERS'OVER) e "Hands of Fury"(parceria no teclado com Fábio Laguna).

        A obra em si começa magistralmente com a faixa "From Hades to Earth" tocada e executada pelo Delpht e que já é candidata à segunda melhor do disco porém que concorre diretamente com as faixas "The King's Return"- Krusader (melódico de primeira qualidade, refrãos marcantes), "The Truth Appears"- Nervochaos (destaque aqui, pois é gostoso dizer que sem preconceito nenhum este CD tem bandas de variados estilos metálicos, como o Death/Grind praticado nervosamente e explosiva pelo Nervochaos, fudido!!!), "Dagger of Words" - Sagga (tradicional/melódico de primeira linha!!!), "Prayers in the Mind" - Imago Mortis (estupendo, doom metal do melhor gabarito, destaque para a complexidade da música), "Stormy Nights" - Symbols (ainda com a presença de Edu Falashi nos vocais, no melhor estilo do Symbols antigo, que presença no refrão!!!), "Hidden by Shadows" - Hangar (vai tocar assim lá em Júpiter, Aquiles!!! Que músico excepcional!!! Não há falhas e esta faixa é uma mostra de uma das melhores bandas do Brasil), "Mandate for Freedom" - Torture Squad (Vitinho, o Vitor Rodriguez é simplesmente ao meu ver um dos melhores vocalistas extremo do momento nacional!!! Urros performáticos com uma britadeira tupiniquim e rasgos de guitarra! É o Death Metal Nacional!!! Que FASE!!!), "Trap" - Fates Prophecy (desta banda veio a pior notícia do ano no metal nacional, a morte do vocalista André Boragina, porém para homenagear o amigo a importante banda nacional mandou muito bem como sempre, Heavy Tradicional de primeira linha como somente o Fates Prophecy sabe fazer! A cara da banda se vê aqui!), "Good by my Dear Ophelia" - Eterna (que fase hein Eterna? E não é que após "The Gate", o último lançamento da banda, eles participam deste CD com esta faixa e arregaçam! Como os próprios dizem, somos amigos "Dele", e deve ser mesmo! Vá tocar bem assim na China, Danilo e cia!) e "The Last Words" - Thuatha De Dannan (sou meio suspeito para comentar sobre esta banda, pois sou fã e ela é excelente!!! Será o Skyclad tupiniquim? Não sei, só sei que eles detonaram e mais uma vez, como não podia deixar de ser, a flauta está presente!)...

       Além destas que eu comentei o Cd tem presente ainda as bandas Santarem, Hammer of the Gods e Vers'Over além é lógico da estupenda faixa "To Be", o ápice do CD! Quem que sabia do projeto não tinha curiosidade para ouvir esta faixa? E quem pode ouvir ou vai poder ouvir, tome nota: Nunca se viu tal coisa no nosso metal desde os idos dos anos 70/80 e a Die Hard marca aqui sua patente! "To Be" começa com presenças da orquestra já dita no começo desta e com cada linha da música cantada por um vocal destas 14 bandas com ápice de André Matos e refrão marcante! É curta mas dá prá emocionar e se orgulhar pois estamos de frente ao maior feito dos últimos tempos do METAL NACIONAL!!!

Vinícius Botti Vidal

# B.O.H.M. - Você está em:  

1
Clique Aqui para Fechar a Janela
© Copyright Baronshell - 2000/2002 - Todos os direitos Reservados - All Rights Reserved.
Hosted by www.Geocities.ws

1