Conversando com os internautas

 

 

A FÉ EM JULGAMENTO

 

   Em minha luta diária em prol da Religião dos Orixás, tenho ouvido, com freqüência, alguns "adeptos do Candomblé e da Umbanda" dizerem com entusiasmo: "Eu acredito, eu tenho fé nos Guias de Umbanda que eu carrego, afinal de contas, eu sou de ....., o meu Compadre e/ou minha Comadre é .........." Quando "eles" são iniciados no Candomblé Rito Afro-brasileiro, o quadro muda de figura. "Eles" falam com muito mais ênfase: "Eu sou catulado, raspado, pintado, adoxado, ensaboado e enxaguado.. Que bonito! Quem de fora ouve, até se emociona.

   Mas não é sempre assim que as coisas acontecem. Para que seja desta maneira, os Guias Espirituais da Umbanda e os Orixás do Candomblé têm que atender "esses adeptos" durante às 24:00 horas do dia, conseqüentemente, durante os 365 dias do ano. Ah! Coitado dos Guias Espirituais da Umbanda e dos Orixás do Candomblé, se não fizerem isto. Infelizmente, eles são imediatamente impregnados de pragas, insultados, renegados, sem falarmos das palavras e/ou gestos obscenos que muitas das vezes lhes são dirigidos.

BS00856A.gif (992 bytes)

  No que tange aos percalços da vida "desses adeptos", o prisma é outro. Basta acontecer alguma fatalidade, tais como (perda de emprego, queda nas vendas, diminuição de serviços extras fora da empresa, briga ocasionais ou conjugais, atropelamentos, falecimento de ente querido, roubo de automóvel etc..), para que "eles", juntamente com algumas pessoas perniciosas perguntem: "Onde estava o Santo/Orixá nesta hora que permitiu que isto acontecesse?"

    Se isto não bastasse, em fração de segundos, surgem tal qual vírus sem vacina "os hipócritas", dizendo: "Eu já fui disso, minha vida era um inferno, eu fumava, bebia, cheirava, vivia brigando com todo mundo, meu dinheiro não dava para nada. Hoje, vivo em paz!. Despachei tudo!".

    No que diz respeito aos hipócritas, que logo se aproximam aproveitando-se dos momentos de dor e de desassossego dos seguidores do Culto aos Orixás, já temos a resposta. Todavia, a retração da "FÉ" existente nestes momentos por parte de "alguns seguidores do nosso clero religioso" coloca-nos diante de uma incógnita.

O que os levam a procederem desta maneira?

O que os fazem pensar que, sendo seguidores deste ou daquele segmento religioso, estarão isentos de fatalidades?

    Se os seguidores do Candomblé ou da Umbanda em questão estudassem outra doutrinas, saberiam que algumas delas possuem doutrinas que afirmam que o "Deus" deles é bom e misericordioso e, ao mesmo tempo, implacável e vingativo, concepção totalmente oposta ao nosso "Deus/Olódúmarè".

    Nestes casos, a diferença existente entre os seguidores do Candomblé e da Umbanda e de outras religiões é unicamente a aceitação dos fatos. Pois, aos adeptos de alguns cleros religiosos e/ou seitas é ensinado a aceitarem os fatos como profecia divina. Sendo assim, eles, nos momentos difíceis da vida, curvam-se diante às provações dizendo: "Está se cumprindo a palavra do nosso Deus."

    Eis aí uma das grandes diferenças. O exposto acima não acontece com maioria dos seguidores do Candomblé e da Umbanda. Infelizmente, uma quantidade excessiva de "pais e mães-de-santo" não possui o mínimo de preparo sacerdotal. "Estes" vivem dizendo para os que o seguem: "Olha, meu filho, você tem que dá galo, galinha, bode, cabra, cágado, pra abrir seus caminhos". "Tem que sentá odum obará e despachá o odum odi, etc."

    Não há como negar! O despreparo religioso de alguns "pais e mães-de-santo" associado à retração da "FÉ" ocupa um grande espaço entre nós. A dicotomia do ensino religioso e do testemunho da crença existem, clara e notória. O que fazer?

    No momento, resta-me apenas avivar a memória dos seguidores da Religião dos Orixás e da Umbanda para o arquétipo do nosso "Deus/Olódúmarè" . Ele é a personificação do amor, da bondade e da misericórdia. Que eu saiba, não existe em nossas Escrituras Sagradas nenhum registro de "caos" determinado por Olódúmarè para a humanidade, sequer o cumprimento de suas palavras através de desgraças.

 

   Aborè Oba Aláàiyé ?

 

 

 

Este espaço é destinado a você, envie-nos um e-mail com o seu comentário.

e-mail015.gif (21010 bytes)

retornar ao menu

 

Hosted by www.Geocities.ws

1