Universidade em Domicílio

 

Cresce o número de brasileiros que fazem cursos de Graduação e Pós - Graduação on-line. Cerca de 160 mil brasileiros fizeramz curso à distância em 2004, 90 vezes mais que em 2000.

 A Universidade em Domicílio é mais uma oportunidade de inclusão digital e inserção de alunos no mundo acadêmico. Neste modelo universitário a tecnologia é uma forte aliada, contribuindo de forma significativa para o sucesso desta proposta educacional.

Através do computador, os alunos podem escolher a hora que melhor lhes convém para estudar, optar por qual universidade deseja ingressar, sem ter de sair de sua cidade ou gastar dinheiro com transporte.

O governo federal promete investir até R$ 100 milhões na área de EaD e a estimativa do MEC que até 2015, o número de graduados on-line seja igual aos formados na educação presencial. A pessoa que opta por estudar on-line tem perfil de idade entre 30 e 40 anos, são alunos que optam por estudar em casa.

Algumas das principais dúvidas que pairam nesta modalidade de ensino são:

·        O processo de avaliação.

·        Postura do professor.

       Na universidade em domicílio, o professor exerce o papel de apresentador de assuntos e deve fazer isto de forma atrativa, mantendo o aluno constantemente interessado. Deixa de ser a figura central da turma e passa a ser o arquiteto do curso. Os professores deixam de ser paternalistas e os alunos se tornam mais autônomos.

        Cursar uma faculdade sem sair de casa já é realidade para muitos brasileiros e as estimativas revelam que esta será uma forte tendência na busca de conhecimentos.

 

Voltar

 

 
Hosted by www.Geocities.ws

1