Conceito e evolução em EaD

 

Com o dinamismo da tecnologia e dos meios de  comunicação, a EaD ganhou um espaço significativo e importante na Educação.

A princípio ela era vista como um “estepe” como já dizia Pierre Lévy. Considerada por muitos uma educação de segunda classe para pessoas menos favorecidas que não tinham condições de estar no ambiente físico de uma escola.

Tudo surgiu com a iniciativa de um professor  de taquigrafia que oferecia seus ensinamentos  por correspondência.

No século XIX, os Estados Unidos, Canadá, Austrália e a Europa já utilizavam os cursos por correspondência e, na época,  eram bastante populares. No início do século XX houve um aperfeiçoamento na metodologia na EaD

No Brasil, a EaD, iniciou-se em meados dos de 1939, com o Instituto Rádio Monitor e o Instituto Universal Brasileiro por volta de 1941.

Mundialmente, a EaD vem fazendo o seu caminho há pelo menos 150 anos e contando com vários momentos de aceitações e rejeições por parte de muitos indivíduos.

Antigamente a Educação a Distância se dava por intermédio do rádio, TV ou por correspondência. Com o passar do tempo, com os avanços tecnológicos, surgiu a Internet possibilitando a comunicação e interação de todos os participantes.

Com este avanço, os alunos que estudavam por esta modalidade começaram a sair do isolamento do estudo individual para o coletivo, graças aos auxílio de recursos modernos, como  aulas através de videoconferências, teleconferências, bate-papos e outros.

Desta forma, os estudantes são capazes de sentirem-se mais motivados para dar continuidade aos estudos, mas nesse  tipo de estudo não basta ter apenas alunos motivados. Há a necessidade também de uma linguagem própria a ser usado no mundo virtual além de pessoas preparadas para agir nesta nova modalidade, garantindo um ensino de qualidade.

 

Voltar

Hosted by www.Geocities.ws

1