Coluna do Flávio Anselmo

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2009

OUTRA VIRADA, OUTRO LARÁPIO

Que sina a do Cruzeiro neste Campeonato Brasileiro! Fez o Mineirão tornar-se “recreio dos bandeirantes”; tomou nova virada, em casa; não quebrou o tabu contra o Palmeiras e sem prestígio na Comissão de Arbitragem foi, mais uma vez, escandalosamente prejudicado pela arbitragem de Evandro Rogério Roman, como aconteceu antes diante do Grêmio e do São Paulo.

Se o Palmeiras disparou na liderança com 47 pontos, o Cruzeiro deu adeus ao G-4 e não saiu do 13º lugar, fora da faixa de Copa Sul Americana e a sete pontos do buraco negro.

Exceto pela ausência de Jonathan, no banco, e a presença de Elicarlos na lateral direita, o time de Adilson Batista não surpreendeu. A ânsia de fazer o resultado e a forte marcação sobre Kleber eram tão esperadas pela Trincheira como a arbitragem parcial do Evandro Roman.

Está tudo registrado nas Trincheiras anteriores. A idiotice da reunião de terça-feira na Toca da Raposa, com a Máfia Azul peitando Kleber e a diretoria jogando pra torcida também contribuiu. Palmas pra cartolagem!

O cuidado maior agora é preservar o garoto Diego Renan que passou mal a bola e originou o contra-ataque do gol de Wagner Love. E, também, o goleiro Fábio: a bola de Diego Souza teve mais curvas que a 381 entre BH/Monlevade. Adilson Batista também precisa passar ileso. Pau nos cartolas e no Evandro Rogério Roman.

Folgado, com três pontos à frente do São Paulo, o time de Murici Ramalho pega o Atlético Paranaense no Palestra Itália, amanhã e com certeza chegará aos 50. O Cruzeiro, que se avexa no Mineirão, pode sair-se melhor diante do Grêmio Barueri, no interior paulista. Lembrando que no primeiro turno levou de 4 a 2 do mesmo Barueri aqui na Pampulha.

PITACO: “Que não seja imortal, posto que é chama”. Adivinhou, Poetinha: apagou-se a chama de paixão entre os celestes e o Gladiador, vaiado no Mineirão ao ser substituído.

A situação de Kleber passou a ser melindrosa. Faltam poucos meses pra janela internacional abrir de novo e apareça algum clube com US$10 milhões pra levá-lo. Ou então, de propósito, que ele tente sair via ambiente insustentável junto à torcida.

Espero, também, o paparazzi que o tenha flagrado à saída do gramado com gestos para alguns torcedores, enquanto a maioria vaiava e outra parte gritava seu nome.

Adilson saberá usar a sabedoria salomônica nesse caso: mandar cortar o Gladiador no meio e dividir entre os que o querem bem, e os que o querem longe da Toca?

A televisão mostrou em vários ângulos e várias vezes: a falta chutada por Diego Souza não foi da intermediária. Foi fora da área e a bola fez uma curva digna dos bons chutes de Nelinho. Fábio foi enganado pelo efeito da bola.

Aos 6 minutos, Kleber sofreu pênalti de Wendel que Roman fingiu não ver. Aliás, os árbitros não têm visto nem gol de mão. Aos 16m, outra vez Roman: Fabrício derrubado na área por Jumar e Roman olhou pro outro lado. Cruzes!

É verdade que a expulsão do colombiano Armero aos 8 minutos, numa falta violenta sobre Jonathan, seria suficiente pra virada sobre a virada palmeirense; e pra mostrar que Roman não estava tão palmeirense assim. Que nada! O Cruzeiro não deixou de espiar seus pecados e Roman de cometer seus erros.

Ainda sobre arbitragem, Roman e companhia. Eduardo Maluf chia de longe. Isso não dói. Tem que ser olho-no-olho com o presidente da comissão de arbitragens da CBF, Sérgio Corrêa. Diga na lata que ele não tem competência e que só times paulistas, coincidentemente, são beneficiados.

A propósito da atuação de Evandro Rogério Roman não custa nada novo elogio ao presidente Alexandre Kalil, atento contra a ladroagem desenfreada na arbitragem tupiniquim, foi à CBF conversar com o chefe dos apitadores, Sérgio Correa.

Kalil tá apenas se prevenindo, preocupado com a arbitragem do jogo Santo André e São Paulo. O juiz Flávio Guerra, todos viram, fingiu que não enxergou o pênalti em favor do Santo André. Kalil, também, na sua fase light aproveitou pra falar sobre sua relação de inimizade com Ricardo Teixeira.

São as voltas do mundo...Kalil revelou que, se necessário, irá procurar o presidente da CBF, a quem fez sérias acusações no passado recente. A justificativa de que agrediu em defesa do Galo pode não ser tão bem aceita pelo rancoroso cartola da CBF e Kalil baterá com a cara na porta. Aguardemos, pois...

A saborosa batata quente tá nas mãos de Celso Roth. Nome publicado no tal de BID da CBF, treinando há 15 dias, e garantindo que tem condições físicas pra uma partida inteira, Ricardinho depende apenas do treinador e estrear contra o Santos. Não creio que Roth goste de viver perigosamente. Portanto, Ricardinho estréia.

Vote na enquete do meu blog: quem será o melhor? Gilberto, o melhor em campo contra o Palmeiras, ou Ricardinho, a grande contratação do Galo este ano? Acesse e dê também seu pitaco: www.flavioanselmodepeitoaberto.blogspot.com

Quarta-feira, 23 de Setembro de 2009

VOU BATÊ PRA TU, PRA TU BATÊ

Cristiano Francisco Inácio disse....

“Flávio Anselmo, como sempre tu não enteder de futebol mesmo heim !!!!! dizer q o fábio é melhor q vitor do gremio tu ta de brincadeira deixa um pouquinho de lado o seu lado de conselheiro do cruzeiro e comenta a verdade do futebol pois o grande medo Q vc e o seu amigo flavio carvalho q tambem é consenheiro do cruzeiro q o ATLETICO DOMINAR O BRASIL E O CONTINENTE SULAMERICANO INTEIRO COM O TIME Q ESTAR FOMANDO!”

Resposta: Cristiano, eu vou batê, pra tu batê: entendi sua linguagem indígena, seu papo de shopping, as abreviações de internauta. Reproduzi do jeito que me chegou. Porém, me rotular de “conselheiro do Cruzeiro”? Nada contra os que são, mas não sou não. Fui conselheiro e presidente de honra do EC Fluminense da Rua do Sal. Já me cassaram. Mas não me abandone, garoto.

Iraq disse..

Tô gostando de ver sua imparcialidade. Acho que são os cabelos brancos que estão fazendo isso, não ? Sobre a enquete Gilberto x Ricardinho, mesmo atleticano que sou, acho que o Gilberto tem mais chance por estar entrando em um time montado e entrosado. Lembro-me de quando o CEC contratou o Renato Gaúcho e ele se deu muito bem, mas quando foi para o Galo não teve o mesmo sucesso. Por que ? Ora, colocar um único jogador em um time pronto aumenta suas possibilidades de ele se dar bem. E como o time do Barro Preto tem, há vários anos, equipes montadas, suas contratações, mesmo que sem muita expressão, costumam deslanchar. Mas ainda acredito que o Ricardinho foi uma bela aquisição do Galo.

Resposta: Iraq Rodrigues “do Menino Jesus”, não queira desbancar o sofrido primo, já de ralos cabelos brancos, da quase terminada carreira de comentarista. Ah, mais uma vez parabéns pelo cargo no Sindicato dos Jornalistas. Isso, também, é falta de juízo.

[email protected] disse... Bom dia , Flavio Anselmo! Desculpe estar abordando outro assunto,mas pelo bom repórter que vc é espero que esta noticia possa ser de grande importância para o esporte especializado. Ontem a Equipe Robervais de MG foi campeã da 4ª Etapa do Campeonato Nacional de Basquete de Rua realizado em Madureira debaixo do Viaduto Negrão de Lima no Rio de Janeiro.Classificado para a grande final que será realizado no mesmo local no dia 03 de Outubro. Mais informações no site : www.liibra.com
http://www.liibra.com/2009/in.php?id=2009/resenha_quarta_etapa. - Sucesso no trabalho. Preto C - CUFA-MG - Coordenador de Esportes

Resposta: Que legal, Preto C. A Trincheira tá aberta a qualquer boa notícia de esporte. E às ruins, também. Claro. Só uma pergunta: que diabo é isso de CUFA-MG?

Anônimo disse...

Bom dia, Flavio Anselmo.Hoje a nação atleticana tem o que comemorar; temos um gde time, infelizmente temos um treinador mediano que entra em campo para nao perder.
Infelizmente com essa mentalidade do Roth não vamos a lugar nenhum.Que saudades do Levi Culpi.um gde abraços a todos”.

Resposta: mostra a cara, anônimo. Tá com saudade do Levir? Compra uma passagem pro Japão e vá morar com ele...

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2009

MELHOR OUVIR OS VITORIOSOS

 

Minha saudosa mãe costumava alertar-me, sem acreditar na eficácia dos conselhos: “se você andar com gente ruim, corre sério risco de ser um deles; se andar com gente boa, com certeza, será um deles”. Trocando em centavos: ao lado de gente ruim, a vida, além de desagradável, pode ser curtíssima. Com gente boa, a vida terrena será festiva e a eterna sem o crematório diário.

Se minha mãe disse, quem sou eu pra duvidar, ainda que suas metáforas sobre cremação diária nas profundas tenham me assustado apenas em certa época. Depois, bem depois, ah, deixa pra lá.

Sábia macróbia da ex-rua das Flores, 241, em Caratinga! Tive que atingir a idade dos contemplativos pra sorver melhor o gosto de mel das suas saborosas palavras.

Dona Geralda ensinou-me naquela época qual o melhor caminho de 50 anos depois. Por isso, cada dia mais me acerco dos bons, dos bem aventurados; e afasto-me dos invejosos, preguiçosos, dissimulados. Dos que não agem, reagem.

O melhor exemplo que posso citar é o rumo que minha vida tomou depois que passei a participar da gigantesca obra social da Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, do Lar dos Meninos e do Lar dos Idosos. Além das 45 outras obras tocadas pelo empresário Jairo Azevedo, do Grupo Seculus.

Ele deixou o comando das empresas na direção de seus irmãos/sócios e mergulhou de corpo e alma nessas obras sociais. Uma história de vida que todos conhecem, porque Jairo é o construtor da Cidade dos Meninos, em Ribeirão das Neves.

Anteontem, conheci pessoalmente outro membro da família Azevedo: Artur Geraldo. Atual presidente da empresa holding do Grupo Seculus. Foram duas horas de conversa da qual sai bem leve e acreditando mais nesse Brasil que tantos tentam destruir.

Cruzeirense de andar com boton celeste na camisa, debaixo do paletó, Artur, conselheiro do clube, após mostrar-me como funciona a humildade dos vitoriosos, a exemplo de seu irmão mais velho, Jairo, desfiou-me uma série de razões que justifica a preocupação de qualquer torcedor apaixonado, mas sem perder o juízo.

A visão do torcedor mantém viva, porém orientada pela cultura empresarial. Artur Azevedo comunga ideias semelhantes às minhas: qual será o destino do Cruzeiro quando se esgotar o estoque de mercadoria que insiste em vender como maior fonte de arrecadação?

Como eu, Artur considera os irmãos Perrela grandes vencedores e responsáveis por momentos históricos do Cruzeiro. Mas a fobia quanto a falta de dinheiro num futuro qualquer pretexto pra vender dois ou três jogadores por ano pode levar o Cruzeiro à perigosa insuficiência que martiriza vários clubes formadores e vendedores de craques, atualmente.

Artur sugere que se busque outra fórmula. Antes que a fonte seque de vez. Que tal pensar um pouco em formar equipes vencedoras como a de 2003? Ou os Perrela perderam o entusiasmo de ganhar após tantos títulos? Seria bom que eles - e, porque não todos nós? – ouvissem o que este vencedor tem pra dizer.

PITACO: “Prezado Flávio. essa do blog do Zezé acompanhei e, realmente, detectei somente comentários positivos. Mas o pior mesmo é o site oficial do clube. Uma vergonha ! Só noticia qualquer tipo de estatística, desde que favorável ao clube.
Não traz uma notícia sequer que possa contrariar o interesse da diretoria.
Garantidor de emprego dos que se dizem profissionais de jornalismo esportivo.
Um abraço. Fernando Carlos Gomes”.

A opinião de Fernando Carlos Gomes veio por intermédio do meu blog. Faça como ele. Acesse www.flavioanselmodepeitoaberto.blogspot.com e dê seu pitaco ou participe da enquete.

Na nossa enquete da semana, o blog quer saber se você é favor ou contra a liberação de Kleber depois que ele se declarou interessado em voltar ao Palmeiras? O sim bate, por enquanto, de goleada: 71% contra 29% de não.

Vale dizer que o Gladiador perde Ibope, e não poderia ser de outra forma, ao insistir com essa dupla personalidade. Na imprensa paulista diz que quer voltar ao Palmeiras; em Minas, jura eterno amor ao Cruzeiro e quer ficar. Eta ferro!

Última do Cruzeiro e exclusiva da Trincheira: a diretoria não fala na renovação de Adilson Batista porque o técnico já avisou que não aguenta mais a pressão e tem excelente proposta pra retornar ao futebol japonês.

Quem não beijou o defunto, que beijasse! O caixão foi fechado. Torcedor do América pra assistir o jogo contra o ASA de Arapiraca, na decisão da Série C, só no Portal Uai ou na TV Alterosa. Os 10 mil ingressos colocados à venda na quarta-feira, acabaram no mesmo dia. Sensacional. Não disse que sairia o Estandarte do Sanatório Geral?

A Coelhomania vai descer numa folia inesquecível pra fechar a noite de sábado na Praça da Estação com o caneco conquistado. Preparem logo um caminhão do Corpo de Bombeiros. Alguém tem dúvida?

O repórter Wilson José, ou Dábliu Jota, grande municiador da Trincheira, avisa pra este filho do Sodico não se esquecer do trabalho que Jorge Murta faz no América. Ele é o responsável pelas subidas do lateral Danilo, substituto amanhã de Evanilson; do volante Moisés, grande revelação da competição, e apoiador Giovane.

Segundo ele, esses atletas já pertencem ao empresário Ricardo Guimarães, que tem olhado mais para o mercado do futebol do que pro sofrimento dos funcionários públicos que têm empréstimo consignado no seu banco BMG, cuja sede levou pra Contagem. Moisés já está negociado com o Internacional de Porto Alegre. Pois é, Kalil!

Agora o repórter dos furos integra a equipe de esportes da Rádio Montanhesa de Viçosa, uma das grandes emissoras do interior de Minas, comandada por João Bosco Torres e pelo filho Leandro. Pega até em Caratinga, gente!

O compromisso profissional manteve-me acordado até o final de Goiás l x Atlético 1. O jogo teve uns 25 minutos, se muito, de emoção no segundo tempo, quando os mineiros abriram o placar. Os goianos correram atrás, ganharam o pênalti do juiz Leandro Vuaden.

O empate gerou emoção a mais. Fiquei então aceso: decisão por pênaltis é adrenalina pura. Enquanto Bruno do Galo não saiu em nenhuma foto, pulando antes das batidas; o experiente Harley fez a diferença.

Na cobrança de Léo Lima, Bruno esparramou-se meia hora antes. Com a cara de tacho viu o adversário apenas rolar a bola pro outro canto. Quem treina os goleiros jovens do Galo?

 

RESPOSTAS AOS PITACOS DO BLOG

Pode ser que alguns dos assuntos estejam com a data de validade vencida. O quê se há de fazer? Minha intenção é falar com todos, mesmo que não consiga responder tudo que questionam. Porém comprovo que li e me interessei e respeitei a opinião de cada um. Embaixo de cada longa mensagem, uma pequena resposta deste filho de dona Geralda. Grato a vocês pela participação. Continuem usando e abusando.

Flávio, meu Júnior: Apenas como registro e complemento da informação, o Ivan Drumond realmente esteve na entrevista coletiva com o Adilson Batista e, como sempre o faz, travou uma boa discussão com o treinador. Porém, na questão do grupo cruzeirense e principalmente sobre os jovens que estavam no banco de reservas, quem peitou o treinador foi o repórter Luciano (me esqueci o sobrenome), da Rede Minas. Representante de Nova Lima e Honório Bicalho na nossa imprensa esportiva. Como se vê na nova geração também existem ótimos repórteres, coerentes, competentes e que não voltam pra redação sem as devidas respostas

Resposta: Nunca duvidei disso. Talvez tenha exagerado em generalizar, se assim o fiz peço desculpas. Tem gente nova da melhor qualidade e gente velha da pior qualidade.

Rodrigo Dolabela: “Flávio,Não foi o Ivan Drummond...Foi o repórter Luciano Moreira da Rede Minas conforme se vê o texto abaixo do blog Meio de Campo: "Quem acompanha o noticiário da Rede Minas já percebeu que o nosso colega Luciano Moreira vem dando trabalho nas entrevistas coletivas. Especialmente após jogos do Cruzeiro. A conversa com a imprensa depois da partida Cruzeiro e São Paulo não foi a primeira vez que Luciano questionou de maneira incisiva o técnico Adílson Batista. O treinador, mais uma vez, não gostou das perguntas. Ou melhor, estranhou."

Resposta: então façamos Justiça ao garoto Luciano Moreira, que não conheço mas já passo a gostar dele. De qualquer forma, Pantera deu-me a chance de homenagear Ivan e seu saudoso pai, Felipe. Viva Luciano Moreira.

Luiz Rossi: Caro Flávio, tudo bem? Tomo a liberdade de escrever-lhe e saber sobre a situação do Cruzeiro, no que diz respeito a situação financeira do clube. O Zezé sempre diz que o clube precisa de vender um jogador para equilibrar as contas, porém, já vendeu diversos e conta continua aberta. Interessante é que os jogadores que chegam, a maioria vem de graça, ou seja, recebeu e pagou, para onde vai esta grana, o clube mais parece um saco sem fundo. Gostaria de saber se é verdade o que dizem que nem o MP consegue entrar na contabilidade do clube, que é mais blindada do que o carro do Obama. No mais, um abraço e gostaria de saber o seu e-mail, já que você não escreve mais no Tempo

Resposta: O Zezé Perrela é um gozador. O MP, com ordem judicial, entra até no cofre do BMG do senhor Ricardo Guimarães. Meu email: [email protected] e por favor mande o seu, caro queira receber minha coluna diária em casa. A mesma que sai no blog, claro.

ARTUR - “F.ANSELMO- é impressionante como vcs da IMPRENSA COCÓTICA só fazem atacar o ADILSON. EU acompanho todos os jogos do CRUZEIRO (TODOS!) desde 2007,e lhe falo: o ZÉ EDUARDO entrou poucas vezes, e naõ foi tão bem assim, num setor onde temos PARANÁ-HENRIQUE-FABRÍCIO jogando bem, tinhamos ainda WAGNER e KLEBER. as vezes complementando ELI CARLOS, Fernandinho (antes de se machucar). Então ele foi um tanto azarado. Agora, NÃO SE ESQUEÇA de que quem quiz ficar fora foi ele próprio, instruído que foi pelo seu "empresário", e sabe-se lá se amanha não estará no seu time zebrado. Então, é no mínimo interessante isso, vc atacar o ADILSON sendo que o seu time está levando o jogador, não é mesmo? E o que vc me diz do RENTERIA?, ou do ALEXANDRO? vcs também levaram na caluda, não é mesmo? E o JADILSON, lembra a confusão que vcs armaram no rádio, pois é ele se ferrou legal, e vcs da imprensa, aconteceu o que com vcs? Vc critica o ZZP por não deixar que lhe critiquem no seu Blog, quero ver se vc vai ler minhas críticas. Não precisa responder, apenas haja DIGNAMENTE quando for acusar os outros (caso do ADILSON) em coisa que vc está mais por fora que celular americano em BH”.

Resposta: Aí estão suas críticas, do jeito que mandou. Ao contrário do que você pensa não tenho medo de críticas; ao contrário, recebo-as como num debate, como contra-razões. Advoguei vários anos e aprendi a respeitar a opinião alheia. Além do mais, tenho o futebol como lazer, ainda que seja meu meio de ganhar a vida, atualmente, ajudando nas parcas aposentadorias que tenho. E penso que, não existe coisa mais imbecil do que esta usada por você ao colocar-me numa parte da Imprensa “Cocótica”. Talvez não saiba, mas sou cruzeirense desde antes de você nascer. Só que no exercício da profissão, não torço. E que mal tem parte da Imprensa ser Cocótica? Não existe a outra, da mesma linhagem sua, que os de lá rotulam de Imprensa Refrigerada? Abs e continue mandando bala. Tá bom demais...

Ronaldo Araújo: O que falta no Cruzeiro, ou seja, em alguns jogadores, é vergonha na cara, Jonathan pega sua muchilinha amarra em um cabo de vassouras e vai sugar sangue em outro lugar, Eli Carlos, Athirson, Jean Carlos, Thiago Ribeiro e mais uns ai que não tem ginga, samba no pé, maldade no bom sentindo e futebol, por favor vai embora, e sempre assim, o time sai na frente e logo logo toma uma virada que ninguém sabe explicar tamanha incompetência, senhor Adilson já passou da hora de pegar uma caixa de papelão juntar suas tralhas e sair da repartição, será que ninguém esta mais enxergando que não da mais para alguns no time, que saudades que eu tenho da Amélia, essa sim era mulher de verdade, o mesmo posso dizer de um técnico Viril que chegue e faça como Vanderlei Luxemburgo fez em 2003, ou você amadureci e cresça profissionalmente, ou então fica ai sem definir o que quer da vida batendo cabeça pro resto de sua jornada aqui na Terra, pra jogar no Cruzeiro tem que ter ambição, gana, raça, ambição, determinação e vontade de ser campeão sempre palavras essas que no fim si definem em uma só esperança de ser bom no que faz sempre.”

Resposta: Indignação registrada e espero que não pare de dar pitacos como esse.

Flávio – BH : Falta muita coisa para o técnico Adilson se tornar um grande treinador de futebol. Em primeiro lugar falta ousadia, Ele nunca , em momento nenhum no comando do CRUZEIRO fez uma única substituição que teoricamente iria deixar o time mais ofensivo, jamais ele abre mão dos seus volantes de confiança.Seus resultados a frente do Cruzeiro são péssimos, nao sei quem inventou q seus números são excte. Nao são. Ele não ganhou nada. Nem na final da Libertadores teve coragem de fazer mudanças radicais na estrutura da equipe, já que em poucos minutos o tri iria ficar só nos sonhos , eu estava lá.
Querido Flavio acho que o Adilson (o Técnico) tem q aprender q no futebol não se vence grandes jogos com a maioria de jogadores com características defensivas. Ele tem que entender q quanto mais próximo o seu time estiver do goleiro adversário mais perto estará do gol, que e A grande META DO FUTEBOL , esse detalhezinho que e o GOL. Ele deu entrevistas dizendo que a torcida pensa o que os jornais, rádios , TVs dizem. Acho que realmente não entendo de futebol, cheguei a essa conclusão após o Adilson substituir o lateral por mais um volante e o meia Gilberto por um zagueiro, Gil, isso com o Botafogo com menos um todo o segundo tempo, detalhe quando tirou o Gilberto (meia) e colocou o Gil (zag) o Cruzeiro estava perdendo. Por essas e outras que realmente não entendo de futebol. Não sei o q ele pretendia. Só sei q nao deu certo”.

Resposta: Pois é, xará. Adilson tem apenas 41 anos; é um jovem estudioso, capaz, e que já chegou bem longe pela pouca experiência que tem. Treinadores jovens, entre eles Dunga, Adilson, Mano e um monte espalhado por aí têm a responsabilidade de trazer “o novo”. Pra isso estudam tanto. Tudo novo é difícil de ser digerido. Por enquanto, Adilson vive o senta-levanta. Herói num dia e vilão no outro. Quando impor seus conceitos e amadurecer mais um pouco será sempre Herói. Defeitos, quem não os tem?


FLÁVIO ANSELMO É JORNALISTA E ESCRITOR

 

1
Hosted by www.Geocities.ws