Reflexões Sobre o Pai Nosso

Certo dia disseram a Jesus: "Senhor ensina-nos a rezar." O que queriam na realidade era que Jesus lhes transmitissem o seu segredo, a fonte de sua força e de sua paz. E Jesus lhes ensinou a rezar o Pai Nosso.

Pai Nosso

Ao pronunciarmos as palavras "Pai Nosso", nós dizemos sim a um relacionamento íntimo. Deus escolheu ser nosso Pai. Ele escolheu nutrir, ensinar, curar, promover, proteger, disciplinar e amar a cada um de nós. Seu desejo é permanecer conosco, morar conosco. O convite está aberto. A resposta é nossa.

Que estais no céu

Dizer que Deus está no céu quer dizer que Deus ultrapassa a transcendência de longe de tudo o que podemos falar ou pensar sobre Ele.

Santificado seja o Vosso Nome

Santificar o nome de Deus, é, como filhos agradecidos, aceitar tudo o que o Pai nos oferece no seu amor paterno para crescimento integral, como expressão e presente do seu coração de Pai.

Venha a nós o Vosso Reino

Quando ouvimos falar de Reino, nos assustamos, porque temos visto tantos ditadores impor "seu reino". O Reino de Deus começa pequeno e humilde como um grão de mostarda. Ele não está ligado a nenhuma classe social ou povo, mas ele se torna presente onde triunfa a justiça sobre a opressão, o bem sobre o mal, onde triunfa a verdade sobre a mentira.

Seja feita a Vossa Vontade assim na terra como no céu

Como cristãos, fazer a vontade do Pai é consumar sua obra é tão importante para nosso bem espiritual como é o alimento para o nosso corpo. Como indivíduos e como comunidade devemos realizar a vontade de Deus afim de consumar a sua obre.

O Pão nosso de cada dia dai-nos hoje

Esta frase tem um significado muito especial. O Pão é nosso. Os bens materiais tem um significado social comunitário. Os bens materiais devem estar a serviço de todos para fazer mais gente felizes, mais desenvolvidas. O uso de bens destina-se a todos sem distinção.

Perdoai-nos assim como nós perdoamos

Perdoar é mostrar que o seu amor é maior que ofensa do outro. Se a ofensa deturpar, se desanimar seu amor é porque seu amor é pequeno e frágil. Perdoar é gratuito, é perdoar sem que o outro peça perdão, é perdoar sempre sem que o outro mereça o seu perdão.

Não nos deixeis cair em tentação

Jesus venceu as tentações pela utilização da palavra de Deus nas escrituras e da autoridade que lhe era devida como filho de Deus. Se permitirmos que o mau pensamento, a idéia ruim nos enraíze na mente ela crescerá e sucumbiremos a tentação. Por outro lado é possível cortá-la antes que ploresça. Busque na Bíblia e escreva os trechos que melhor possa combater suas mais freqüentes tentações.

Livrai-nos do Mal

O mundo sofre de inversão de valores. Quem não estiver apto para a fraternidade porque menospreza ou despreza o irmão mesmo o mais digno, pobre ou pecador não serve para o Reino do Pai. Ele é causador do mal e do sofrimento, porque o mal causa o sofrimento é o desprezo, a falta de fraternidade, a indiferença, a opressão e a exploração do irmão.

Hosted by www.Geocities.ws

1