QUAL É MINHA VOCAÇÃO?
Nós ficamos muitas vezes preocupados sobre nossa vocação. E quando nos sentimos chamados para uma vocação sacerdotal ou religiosa muitos são os questionamentos. Será que Deus realmente me chama? É comigo mesmo? Porque eu?
A primeira experiência que temos em nossa vida, em nossa existência, é de sermos chamados a vida. Não somos nós que nos damos a vida, nós a recebemos como uma dádiva de nossos pais. E Deus está na origem de toda vida, da nossa própria vida.
Deus nos chamou e nos chama constantemente para a vida, Ele sendo a vida, nos chama a sermos participantes da sua própria vida, e se Ele nos chama é porque somos por Ele amados e queridos, e somos gratuitamente.
Nesse encontro com o Deus da vida, encontramos a razão última da nossa vocação comum: viver. Criados por esse Deus que é a vida, somos chamados para amar como Ele nos ama. E é necessário conhecermos cada vez mais intimamente a Deus. É contemplando o mistério de Deus, que começa toda reflexão sobre uma vocação pessoal. Como posso saber o que Deus quer para minha vida, se não tenho nenhuma intimidade com Ele que me chama?
Eu sou chamado primeiro a vida, e no encontro com o Deus da vida descubro que esse Deus também é amor. Nesse encontro que é totalmente amor, sou chamado a amar. Encontro íntimo que me faz assemelhar-me a Ele "sejam perfeitos como o vosso Pai do céu é perfeito..."(Mt 5,48). Ao nos criar como seres capazes de amar, Deus concede que nos tornemos o que Ele é e chama-nos para a santidade. Recusar a santidade a qual somos chamados é recusar nossa vocação primeira. E quando Deus nos chama, e nós nos empenhamos para viver isso, Ele nos capacita para que tenhamos os instrumentos necessários para realizar o que Ele nos pede. Ora, visto que se trata de perfeição do amor, basta aprender com Deus o que quer dizer amor e não ficar olhando para nós mesmos para encontrarmos a norma e a medida da santidade.
Mas, como aprender de Deus? Como escutá-lo? A escuta é um aprendizado, é necessário aprender a ouvir em tudo o que Deus nos diz. Ele pode nos falar em todos os acontecimentos, é preciso estarmos atentos. Nos fala por sua Palavra, contida na Bíblia sobretudo palavra manifestada plenamente em Jesus Cristo.
Se queremos ouvir realmente o chamado de Deus, precisamos está vigilantes para podermos perceber suas manifestações, e assim podermos realizar em nossa vida a sua vontade.
Na oração do Pai Nosso rezamos: "...seja feita a tua vontade..."( Mt 6,10), mas nossas atitudes nem sempre são coerentes com nossa oração. Nós somos dotados de um grande valor que é inviolável: o livre arbítrio. Deus nos criou livres em tudo, e não obriga ninguém a fazer a sua vontade, ou a responder a seu chamado. A questão da vocação é: Qual é vontade de Deus para mim e o que posso fazer para conformar a minha vida com ela? Muitas vezes a vontade de Deus é contrária aos meus desejos pessoais, justamente para me suscitar uma resposta livre.
É de grande importância que se você de alguma forma se sente chamado para uma vocação sacerdotal ou religiosa procure uma orientação com pessoas que vivem essa realidade (padres, religiosas, etc) para uma ajuda no discernimento vocacional.
Existem nas dioceses e paróquias a PV ( Pastoral Vocacional ) que tem como objetivo ajudar as pessoas que estão nesse processo de discernimento vocacional, e onde podemos encontrar pessoas preparadas para a orientação e encaminhamento.


Promotor Vocacional Frei Roan e_mail Souza

Hosted by www.Geocities.ws

1