A Bíblia

 

A Bíblia é a Palavra de Deus que nos foi dada para o nosso enriquecimento espiritual. Se pelo Batismo nos tornamos Filhos de Deus, devemos conhecer o nosso Pai. É através da Bíblia que conhecemos os seus ensinamentos e sua doutrina.

A Bíblia foi escrita a muitíssimo tempo atrás, seu início ocorreu nos anos de 1250 antes de Cristo, e o seu término foi no final da vida do Evangelista João, por volta do ano 100 depois de Cristo.

Ela é dividida em duas grandes partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. A palavra "testamento" significa "aliança", ou seja, uma aliança de Deus com todos nós.

O Antigo Testamento possui 46 livros sagrados que narram desde a Criação (Gênese), as alianças, os profetas. Tudo preparando o povo para a Vinda do Messias, o Filho de Deus, Jesus.

O Novo Testamento possui 27 livros sagrados que narram a história do profeta João Batista, o nascimento do Messias, Jesus, os seus ensinamentos, e a sua redenção. No Novo Testamento narra também as viagens dos Apóstolos para espalhar a Igreja de Jesus por todo o mundo. Também narra as epístolas enviadas pelos Apóstolos (Paulo, Pedro, Tiago, João) às Igrejas espalhadas no mundo.

Podemos então chegar a conclusão que na Bíblia existem 73 livros sagrados.

Muitos podem Ter uma dúvida muito freqüente: Quem escreveu a Bíblia. A resposta é muito simples: Deus. A Bíblia foi escrita por inspiração do Espírito Santo, ou seja, o próprio Deus Vivo. Essa afirmação pode ser confirida na Segunda epístola à Timóteo, capítulo 3, versículos de 16 à 17: "Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra".

A Bíblia é escrita por Deus e possui um centro, ou seja, um ponto final em que todos os livros se encontram com o mesmo objetivo, esse ponto é Jesus Cristo o Messias. Tudo o que foi escrito no Antigo Testamento serve para preparar o povo para sua vinda, e tudo o que foi escrito no Novo Testamento serve para anunciar a sua infância, a sua doutrina e a sua redenção.

Existe uma interrogação que perturba muitas pessoas: Por que devemos ler um livro que foi escrito por "alguém" a muitíssimo tempo atrás, não havendo absolutamente nada haver com o que passamos nos dias de hoje? A resposta é muito simples, e está contida no Evangelho de Lucas, capítulo 10, versículos de 30 à 37. Nessa passagem é narrada a parábola do Bom Samaritano em que mostra sem sombra de dúvidas a realidade social que nos deparamos ao sair de casa ou em qualquer esquina: pobres mendigos necessitando de nossa ajuda. O exemplo do Bom Samaritano desperta em nós um espírito de solidariedade e carinho com o próximo a quem não conhecemos. É exatamente isso que a Bíblia nos quer transmitir: o AMOR AO PRÓXIMO.

A Bíblia é o livro mais lido mundialmente, mas a cada dia vem sendo menos aceita pelos jovens. O mundo em que vivemos hoje, está rodeado de atrações tentadoras que seduzem e transformam muitos de nossos irmãos em Cristo.

Podemos considerar essas atrações como verdadeiros inimigos de Deus, o próprio mau presente entre nós. O objetivo do demônio é afastar a cada dia mais, nós jovens do caminho da Vida.

Seus artifícios são bem variados: o sexo livre, o álcool, a violência, as drogas...

Todos esses artifícios são fornecidos através dos meios de comunicação social de hoje, principalmente a televisão. A maioria das programações que passam por nossos olhos durante todo o dia, nos mostram um mundo repleto de imoralidade e sem o Amor à Deus.

Tudo isso leva o jovem a crer que a verdadeira felicidade está nessas atrações pecaminosas e distantes da Palavra de Deus, ou seja, da Bíblia, o único meio de conquistarmos a verdadeira felicidade.

Nós, que denominamo-nos verdadeiros cristãos, devemos ler, praticar e testemunhar essa Palavra Viva que Deus criou para a nossa Salvação, ou seja, toda a Bíblia é escrita pelo Deus Altíssimo (IITim 3,16-17). Deus usou pessoas de instrumento para enviar a sua doutrina a todos nós.

Quem somos nós, para desvalorizar essa riqueza, esse presente, vindo de Deus. Vamos deixar de perder tempo com leituras fantasiosas e profanas. Passemos a Ter em nosso dia um horário de leitura bíblica, ou seja, da mesma maneira que almoçamos, tomamos banho, escovamos os dentes, devemos também dar à Deus um tempo.

A Leitura Diária é transformadora, faz em nós mudanças visíveis e inexplicáveis. A Bíblia é um importante alimento espiritual, com ela conseguimos força maior na oração e em nossa vida. Mas para conseguir alcançar essa felicidade é necessário a perseverança, ou seja, ser insistente na leitura. Pois assim a cada dia alcançaremos mais sede da sua Palavra.

Ler a Bíblia requer pouquíssimos conhecimentos. Muitos dizem ser difícil manusiá-la, mas nada disso é verdade. Veja logo abaixo como se manuseia a Bíblia:

Como já vimos a Bíblia possui livros sagrados, e esses livros são divididos em capítulos. E esses capítulos em versículos.

Capítulos são as divisões que possuem em cada livro sagrado.

Versículos são números que se encontram no meio de frases, que servem principalmente para uma melhor localização das passagens.

Por exemplo, quando alguém fala:

Evangelho de Mateus, capítulo 4, versículo de 5 até 11 (Mt 4,5-11).

Então você deve localizar o Evangelho de Mateus no Novo Testamento e no Evangelho de Mateus procurar o capítulo 4 (sempre o número está bem destacado no início de uma frase). Ao chegar no capítulo 4, deve-se procurar um pequeno número que se encontra no meio das frases, nesta caso é o número 5, a partir dái você pode começar a sua leitura. Terminando então no versículo 11.

Agora você já sabe manusear a Bíblia.

 

 

Hosted by www.Geocities.ws

1