São
nossos mais íntimos segredos revelados
Os
amores e dissabores por nós consagrados
Louco
ou sentimental, apenas sou um poeta
APENAS
UM POETA
Bernardino
Matos
Ah!
se você consegue, em simples versos
traduzir,
a
forte emoção que sente quando o sol clareia,
no
rompante da manhã, pra dizer do seu sentir,
seu
coração é de poeta em noite de lua cheia.
Ah!
se consegues a varanda do teu amor alcançar,
e
com palavras doces, na força de um poema,
e
através de sua vidraça, baixinho, sussurrar,
como
poeta dirás: amor, você agora é meu tema.
Ah!
se pudesses, assumir do teu amor o
sofrer,
para
por ele chorares, quando a saudade viesse,
para
acalmar seu coração e melhorar seu viver,
serias
um poeta feliz, como se no paraíso estivesse.
Ah! somente
o poeta, é capaz de vivenciar,
a
suavidade da doçura na força do acalanto,
de
uma mãe que se debruça para poder ninar,
sua
criança adormecida,que amanhã vai sonhar.
Ah! é
preciso ser poeta, para poder compartilhar,
a
amargura da solidão de um pobre solitário,
que
nem um ombro amigo ele encontra pra chorar,
ele poderia
amenizar a dor desse triste itinerário.
Ah! somente
o coração do poeta, pode amparar,
cada
menino de rua e sua infância devolver,
para
vê-lo sorrir, correr, soltar pipa, jogar,
para
matar sua fome e feliz vê-lo crescer.
Ah! somente
a alma do poeta, pode consolar,
os
enfermos, que estão tristes aguardando,
o
desfecho fatal , esperando a morte chegar,
para
dizer-lhes a eternidade está chegando.
Ah! a
afeição do poeta, pode unir os corações,
sofridos,
aparar as arestas, fazer predominar,
a
força do amor, da paz, da ternura das emoções,
além
de espalhar flores, nesse novo caminhar.
Ah! a
ternura do poeta, acolhe os velhinhos,
abandonados,
sofridos, perdidos, desolados,
para
repor seus sonhos, devolver-lhes os carinhos,
dos
filhos, dos netos, de amor serem cercados.
Ah! a emoção
do poeta, pode em verso exaltar,
a
beleza da natureza e se ajoelhar agradecido,
a
Deus por toda essa riqueza lhe disponibilizar,
e
pedir-lhe perdão por ter, às vezes, esmorecido.
Alguém
poderá me questionar, dentro da racionalidade,
não
precisa ser poeta, para tudo isto entender e praticar,
e
eu respondo com segurança, na força da veracidade
somente
o poeta é capaz de a dor e o amor expressar.
Para,
porém, traduzir na veracidade da poesia,
todas
as agruras e as desilusões da humanidade,
é
preciso, de fato, ser poeta, pois ele entoa a sinfonia,
emite
o som da dor, o sussurro do amor e o sufoco da saudade.
Fortaleza, 28
de julho de 2006.